Receita Digitalizada: o que é e qual a diferença da receita digital?

Richard Riviere
10 de setembro de 2024
Seta apontando para baixo.
médico utilizando uma receita digitalizada

Você sabe a diferença entre receita digitalizada e receita digital? Enquanto uma é aceita nas farmácias, a outra não é. Saiba os detalhes neste artigo! 

A digitalização da receita médica é uma solução para manter a integridade e a acessibilidade desse importante documento. 

Afinal, ao transformar uma receita física em um documento digital, você consegue armazenar, compartilhar e recuperar as informações dela com mais eficiência. 

Contudo, existem diferenças fundamentais entre uma receita digitalizada e uma receita digital, ou seja, feita diretamente no computador. 

Nesse sentido, enquanto uma é aceita nas farmácias, a outra serve apenas para garantir que seu conteúdo permaneça intacto e acessível. 

Saiba tudo sobre este assunto no conteúdo a seguir! 

O que é receita digitalizada?

A receita digitalizada é a versão eletrônica de uma prescrição médica originalmente emitida em papel, mas que foi convertida para o formato digital por meio de um escaneamento ou foto, por exemplo. 

Assim, a digitalização é uma maneira que profissionais e pacientes encontram para armazenar, compartilhar e acessar uma receita de forma prática. 

Ou seja, diferentemente da receita digital, que é prescrita no computador e assinada digitalmente, a receita digitalizada tem como sua principal função facilitar o acesso e assegurar a preservação das informações. 

Como funciona a receita digitalizada?

Uma receita digitalizada é qualquer receita de papel que é transformada para o formato digital, seja por meio de uma foto ou de um escaneamento. 

Esse processo de digitalização de uma receita médica é útil para clínicas e pacientes que buscam organizar o armazenamento de seus documentos.

Com ele, é possível garantir que a prescrição esteja sempre disponível e mantenha as características originais, como assinatura do médico e instruções de uso. 

Com a versão digital da receita física, todas as suas informações ficam sempre disponíveis para a consulta tanto do profissional quanto do paciente. Isso evita problemas como a perda ou deterioração do papel. 

Como alguns tipos de receita, como as de notificação azul, branca e amarela, não podem ser prescritas digitalmente, a digitalização acaba sendo uma forma simples de manter os receituários no prontuário eletrônico do paciente

Do mesmo modo, pacientes esquecidos podem digitalizar uma receita para se lembrar das instruções de uso de forma simples e fácil. 

Qual é a diferença entre receita digitalizada e receita digital?

A diferença entre receita digital e receita digitalizada é, principalmente, a forma de emissão de cada uma. 

Enquanto a receita digitalizada é apenas uma prescrição feita em papel e posteriormente transformada para o formato digital, a receita digital é uma receita criada em um sistema para médicos, como o Versatilis System. 

Desse modo, a receita digital é a que se obtém de uma prescrição eletrônica, sendo assinada digitalmente e enviada ao paciente de forma online. Ou seja, ela dispensa a necessidade de impressão ou escaneamento. 

Por isso, a receita digital é um documento digital autêntico, que deve possuir a assinatura digital válida do profissional para atestar sua validade. 

Com a prescrição eletrônica, você consegue enviar a receita diretamente ao paciente ou à farmácia, sem que essa receita precise estar em formato físico. 

Consequentemente, a emissão e assinatura digital da receita digital garantem mais praticidade e segurança desde a criação dela. 

A importância de oferecer a receita digital na sua clínica

Embora a receita digitalizada tenha seus benefícios, ela serve apenas para armazenamento e consulta, diferentemente da receita digital, que é um documento oficial e válido nas farmácias. 

Por isso, muitas clínicas e consultórios já aderiram à tecnologia da prescrição digital, que proporciona grande facilidade e praticidade aos profissionais. 

Confira a seguir algumas de suas vantagens! 

Mais segurança e precisão 

Em primeiro lugar, a receita digital elimina alguns problemas comuns inerentes às receitas de papel, como ilegibilidade, risco de perda, danos físicos ou extravio. 

Do mesmo modo, a possibilidade de assiná-la digitalmente com um certificado digital válido é de grande importância para sua prática, pois garante sua autenticidade e aumenta a segurança do processo de prescrição.

Agilidade e praticidade

Em seguida, a emissão de receitas digitais permite que você envie o documento diretamente ao paciente ou às farmácias. 

Essa agilidade é um grande benefício nos casos em que o paciente precisa do medicamento com urgência. 

Integração digital

Ao utilizar um bom sistema para médicos, a sua clínica ainda consegue integrar todas as prescrições ao prontuário eletrônico. 

Nesse sentido, a integração facilita o acompanhamento do histórico dos pacientes e a organização de suas informações clínicas. 

A integração digital também colabora com um atendimento mais completo e personalizado, simplificando o trabalho administrativo da clínica e garantindo uma maior segurança de dados. 

Melhorias na experiência do paciente

Ao contar com a tecnologia de uma prescrição eletrônica, sua clínica demonstra que está de olho na modernização e na conveniência do paciente. 

Afinal, receber sua prescrição via e-mail ou SMS é muito útil e evita a perda do documento. A receita digital também elimina o problema da legibilidade, comum em muitas receitas médicas. 

Todos esses pontos colaboram bastante com a experiência do paciente, que poderá acessar sua receita de forma rápida e segura a qualquer momento. Interessante, não acha?

É por isso que a receita digital na sua clínica é uma grande aliada para modernizar seus processos e proporcionar mais segurança, eficiência e satisfação aos pacientes. 

Se você deseja contar com um sistema completo, que conta não somente com a prescrição eletrônica, mas com prontuário, telemedicina, gestão financeira e agenda online, conheça o Versatilis System!

O Versatilis é um sistema para médicos completo, seguro e versátil que moderniza a sua prática e leva muito mais segurança a sua gestão. 

Quer saber mais? Agende uma demonstração gratuita sem compromisso! 

Venha para o sistema que já beneficiou mais de 15 mil usuários em todo o país, venha para o Versatilis System! 

sistema médico Versatilis system demonstração
Richard Riviere

Especialista em Saúde Digital, CEO e Co-Fundador da Versatilis System, o sistema de gestão DEFINITIVO das clínicas do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fácil, prático, versátil

A gestão da sua clínica não precisa ser complicada

Simplifique todos os processos com a solução mais moderna e eficiente do mercado.

WhatsApp