7 passos para fazer os pacientes amarem sua sala de espera

Richard Riviere
1 de novembro de 2024
Seta apontando para baixo.
pacientes em uma sala de espera

Fazer os pacientes amarem sua sala de espera é um dos primeiros passos para conquistar a confiança e a satisfação deles. Saiba como isso é possível! 

Você sabia que a primeira impressão de um paciente quando chega em sua clínica ou consultório influencia sua percepção sobre a qualidade do atendimento e do cuidado? 

Isso porque o paciente atual busca não só resolver sua questão de saúde, mas ter uma experiência boa e satisfatória nos serviços. 

Nesse sentido, uma sala de espera acolhedora reduz a ansiedade e contribui para uma percepção positiva do atendimento, impactando a fidelização e a indicação dos seus serviços. 

Neste artigo, você entenderá como cuidar da sua sala de espera de modo que ela não apenas atenda, mas surpreenda todos os seus pacientes. 

Vamos lá! 

Qual é a importância da sala de espera?

Visitar um médico não é uma ideia divertida. Muitos pacientes enfrentam grande ansiedade a respeito de diagnósticos e tratamentos, e geralmente isso torna o momento de espera ainda mais desagradável. 

Mas e se você pudesse tornar esse momento mais fácil para seus pacientes, você o faria? Imagino que sim, não é mesmo? 

Com um local bem estruturado, você consegue levar uma boa experiência a todos os seus pacientes, moldando suas expectativas em relação aos seus serviços de forma muito positiva. 

Além disso, uma sala de espera agradável reflete a imagem da sua instituição, transmitindo profissionalismo e cuidado com os detalhes. 

Tudo isso torna o momento de espera mais suportável e menos desgastante, sendo uma ótima estratégia para aumentar a satisfação e fortalecer o vínculo com seus pacientes. 

7 passos para fazer os pacientes amarem sua sala de espera

Com alguns cuidados e ajustes, você consegue transformar a sua sala de espera em um local agradável e funcional, o que colabora bastante para fazer com que o paciente se sinta valorizado. 

Veja agora 7 passos para fazer os pacientes amarem a sua sala de espera, garantindo uma experiência agradável e memorável! 

Passo 1: mantenha o ambiente organizado

Em primeiro lugar, é preciso cuidar da organização do local. Afinal, esse é um dos primeiros pontos que chamam a atenção de quem chega. 

Ter uma sala de espera arrumada, com mesas e cadeiras bem distribuídas, mesas limpas e materiais organizados transmite uma sensação de cuidado e profissionalismo. Ao contrário da desorganização, que aumenta o desconforto e a ansiedade. 

Além disso, manter tudo organizado colabora com a percepção do paciente, que entenderá que suas práticas são limpas e seguras. 

Assim, se você deseja que a pessoa se sinta confortável, garanta a limpeza e a organização durante todo o tempo. 

Passo 2: conte com uma mobília confortável

Imagine ter de esperar durante longos minutos em uma cadeira dura e desconfortável? Você não iria gostar, não é mesmo? O seu paciente também não gosta. 

Nesse sentido, investir em mobília de qualidade, com assentos acolchoados e ergonômicos de modo a oferecer conforto físico é essencial, ainda mais para pacientes idosos, gestantes ou que possuem condições que exijam maior atenção à postura. 

A disposição dos móveis também importa e é fundamental garantir que o fluxo de pessoas aconteça sem transtorno, facilitando a mobilidade e o acesso às salas e balcão. 

Passo 3: ofereça entretenimento

Quando estamos distraídos com um celular ou um livro, nem vemos o tempo passar, não é mesmo? Por isso, fornecer entretenimento impacta bastante na experiência. 

Aqui, você pode contar tanto com a TV, como com livros e revistas. No sistema para clínicas Versatilis System, por exemplo, você conta com um painel de interatividade que você pode personalizar e passar vídeos sobre saúde ou outros conteúdos relevantes. 

Disponibilizar wi-fi gratuito também é algo que muitos pacientes esperam e anseiam. 

Passo 4: pense em outras comodidades

Pensar em outras comodidades, como disponibilizar mesas de trabalho, e um espaço com petit fours, chá e café fazem uma grande diferença e encantam ainda mais o seu paciente! 

Além disso, considere climatizar o ambiente, evitando frio e calor extremos. Se você atende famílias, por exemplo, ter um espaço dedicado a crianças é uma ótima pedida, e torna a experiência de espera mais leve para todos. 

Passo 5: considere ter mais de um ambiente

Se você tem um bom espaço na sala de espera, dividi-la é uma boa opção para reduzir ruídos e promover conforto para cada grupo de paciente. 

Algumas ideias são ter uma área de silêncio e uma área separada para pacientes com dor ou viroses. Além de gerar mais privacidade e conforto, essa separação auxilia os profissionais da recepção. 

Passo 6: conte com um sistema de senhas

Um sistema de senhas para clínica é um ótimo aliado para organizar suas filas e falar ao paciente, de forma aproximada, quanto tempo ele terá de aguardar. 

No Versatilis System, por exemplo, o painel de senhas é personalizável e integrável ao painel de interatividade. Assim, você consegue toda a tecnologia para oferecer mais conforto e organização à sua sala de espera. 

Passo 7: dê um toque único

Várias clínicas possuem uma decoração fria e impessoal, mas a sua não precisa ser assim! Dar um toque único de personalidade e que tenha a ver com a sua especialidade faz toda a diferença. 

Você pode ter um sistema de iluminação mais confortável, uma música de fundo e contar com plantas e outros itens de decoração para deixar o espaço mais acolhedor. 

Tudo precisa fazer sentido com seu tipo de público e atendimento, mas entender como usar sua personalidade a seu favor irá destacar a sua sala de espera de todas as demais. 

A importância da tecnologia para sua clínica

Além de fazer uma sala de espera que os pacientes amam, contar com a tecnologia é essencial para garantir uma boa experiência e melhorar a gestão do seu negócio. 

Com um sistema para clínicas, você conta com facilidades como sistema de senhas, painel de interatividade, prontuário eletrônico, agendamento online, gestão de pacientes e outros. 

O Versatilis System é um software completo e seguro, que conta com essas e outras ferramentas para facilitar a sua gestão e levar ao seu paciente uma experiência incrível. 

Quer saber mais? Agende agora uma demonstração gratuita e descubra como a tecnologia posiciona sua clínica à frente da concorrência. Esperamos por você!

Richard Riviere

Especialista em Saúde Digital, CEO e Co-Fundador da Versatilis System, o sistema de gestão DEFINITIVO das clínicas do Brasil.

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