Anamnese psicológica: qual a sua importância e como fazer?

Richard Riviere
16 de setembro de 2024
Seta apontando para baixo.
psicóloga realizando um atendimento psicológico

Na anamnese psicológica, você fortalece o vínculo com seu paciente, entendendo suas vivências passadas e seu presente. 

Para compreender o paciente de forma profunda, conhecendo seu estado emocional e mental, fazer uma boa anamnese psicológica é indispensável. 

Nesse sentido, essa abordagem influencia não só o diagnóstico, mas todo o processo terapêutico posterior. 

Com a anamnese psicológica, é possível estabelecer um vínculo de confiança e obter as informações necessárias para tratar seu paciente de forma eficaz e personalizada. 

Neste conteúdo, você irá conferir tudo sobre este tema, entendendo o que é, como realizar essa anamnese de forma eficiente e ainda contar com a ajuda da tecnologia no processo. 

Acompanhe! 

O que é anamnese psicológica?

A anamnese psicológica é uma fase da psicoterapia na qual o profissional pode conhecer melhor o paciente e determinar um plano de tratamento para o seu caso. 

Isso acontece porque é nessa fase que ambos irão estabelecer um vínculo por meio da coleta detalhada de informações a respeito da vida emocional, comportamental e cognitiva do paciente. 

Dessa maneira, diferentemente da anamnese clínica, a qual avalia majoritariamente sintomas clínicos, a anamnese psicológica irá explorar o lado familiar, pessoal e social.

Todas as perguntas têm como objetivo identificar fatores capazes de influenciar a saúde mental da pessoa. 

Este é um processo importante para investigar a fundo o estado emocional, possibilitando o diagnóstico e o planejamento terapêutico. 

Dentre os tipos de anamnese psicológica, podemos citar o tipo focal, que consiste em um conjunto de perguntas sobre o problema, e a anamnese para impacto biográfico. 

Esse segundo tipo trata de entender como aquele problema está interferindo no dia a dia daquele sujeito, averiguando outras áreas de sua vida possivelmente afetadas. 

Qual a importância da anamnese psicológica?

A anamnese psicológica é uma etapa indispensável no processo de cuidado com a saúde mental. Afinal, é através dela que o profissional poderá obter uma visão ampla da pessoa. 

Assim, essa anamnese possibilita a identificação de fatores emocionais, comportamentais e contextuais que podem estar contribuindo no problema. 

Ao conduzir uma anamnese psicológica de forma eficaz, a pessoa em busca do atendimento se sentirá mais acolhida e compreendida, fomentando uma relação de confiança com o profissional. 

Com essa relação de confiança, o paciente tende a colaborar de forma mais ativa no tratamento, aumentando as chances de êxito. 

A anamnese possibilita a detecção de comorbidades, histórico de trauma, padrões de comportamentos e outros elementos possíveis de influenciar a saúde mental. 

Ao compreender todo esse processo, o profissional será então capaz de personalizar sua intervenção, tornando-a mais eficaz e adaptada às necessidades de cada um. 

5 passos para fazer a anamnese psicológica

Agora que você já sabe o que é e qual a importância, confira a seguir alguns passos essenciais para realizar essa anamnese de forma eficaz e produtiva. 

Passo 1: Crie um ambiente acolhedor

O primeiro passo para uma boa anamnese psicológica começa antes mesmo da chegada do paciente. Nesse sentido, você precisa garantir um ambiente confortável e acolhedor, de modo que ele se sinta à vontade para partilhar suas experiências. 

Para isso, organize seu consultório e mantenha uma postura empática e respeitosa, demonstrando interesse pelo que o paciente tem a dizer. 

Passo 2: Faça perguntas abertas

Em seguida, prefira perguntas capazes de incentivar o paciente a explorar seus pensamentos e sentimentos de forma profunda. 

Ou seja, evite perguntas fechadas cuja resposta pode ser apenas sim ou não. 

Ao invés disso, peça para o paciente contar como se sente em relação a um tema, ou sobre os acontecimentos anteriores a ele. Dessa forma, você terá dados valiosos que nem sempre surgiram com perguntas fechadas. 

Passo 3: Explore o histórico pessoal completo

Ao elaborar sua anamnese psicológica, busque explorar não só o histórico pessoal, mas o familiar. Busque compreender eventos anteriores, dinâmicas familiares e experiências de vida, pois tudo pode influenciar sua saúde mental. 

Adicionalmente, esse tipo de abordagem ajuda na identificação de padrões de comportamento, traumas e predisposições relevantes ao tratamento. 

Passo 4: Observe a comunicação não verbal

Todas as palavras do paciente são importantes. Contudo, sua comunicação não verbal também deve ser avaliada.

Por isso, entenda como ele se expressa, qual é a sua linguagem corporal, seu tom de voz, suas expressões faciais. 

Compreender essas nuances possibilitará um entendimento bem mais completo e preciso de sua real condição.

Passo 5: Documente todas as informações

Todas as informações coletadas durante a anamnese psicológica precisam ser registradas de forma detalhada. 

Ou seja, anote mais do que dados objetivos, anote suas impressões, hipóteses diagnósticas iniciais, documente tudo de modo a garantir o uso desses dados em suas consultas futuras. 

Essa documentação cuidadosa facilita a continuidade do cuidado tanto para você quanto para toda a equipe envolvida no tratamento. 

Conte com o prontuário eletrônico na sua anamnese psicológica

O prontuário eletrônico é um ótimo aliado para aprimorar a sua anamnese. Por meio dele, você registra, organiza e acessa todos os dados de forma mais eficiente e segura. 

Ao automatizar processos manuais, você conquista mais tempo para focar na interação com o paciente, gerando grande benefício ao processo de coleta de informações. 

Além disso, é possível integrar o prontuário aos dados de cadastro do paciente, centralizando os registros com muito mais segurança e privacidade. 

Com um bom prontuário eletrônico, você consegue realizar uma anamnese mais precisa, eficiente e personalizada, garantindo um atendimento de qualidade. 

Alguns programas de prontuário eletrônico ainda possibilitam, por exemplo, o envio de lembretes de consulta, reduzindo as faltas e os atrasos no seu consultório e facilitando a comunicação com o paciente. 

Por isso, se você deseja aprimorar sua prática com tecnologia, segurança e praticidade, conheça o Versatilis System

O Versatilis é um sistema completo, seguro e versátil para o seu consultório, entregando funcionalidades que vão desde prontuário aos lembretes de consulta e agendamento online. 

Quer saber mais? Agende uma demonstração gratuita sem compromisso! 

Esperamos por você. 

sistema médico Versatilis system demonstração
Richard Riviere

Especialista em Saúde Digital, CEO e Co-Fundador da Versatilis System, o sistema de gestão DEFINITIVO das clínicas do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fácil, prático, versátil

A gestão da sua clínica não precisa ser complicada

Simplifique todos os processos com a solução mais moderna e eficiente do mercado.

WhatsApp