Prontuário médico: qual é o direito do paciente?

Richard Riviere
9 de dezembro de 2024
Seta apontando para baixo.
médica entendendo qual é o direito do paciente no prontuário médico

Entender o direito do paciente no prontuário médico é fundamental para garantir a ética, a confidencialidade e o cumprimento das exigências legais. 

O prontuário médico é um dos documentos mais importantes na rotina de qualquer profissional da área da saúde. Afinal, nele estará todo o histórico clínico do paciente, como tratamentos, medicações e exames. 

Porém, a questão do direito do paciente em relação ao prontuário ainda gera muitas dúvidas em vários profissionais. 

Essas questões são relevantes, pois envolvem os princípios fundamentais da prática médica, como a ética, a confidencialidade e o respeito à autonomia do paciente. 

Para te ajudar, separamos neste conteúdo tudo sobre o direito do paciente em relação a seu prontuário com base na legislação e nas recomendações do CFM. 

Acompanhe a leitura! 

O que é e qual é a importância do prontuário médico?

O prontuário médico é o documento pilar da prática clínica. Nesse sentido, ele atua como um registro sistemático e detalhado de todas as informações relacionadas ao atendimento de um paciente. 

Assim, nele existem dados como histórico, resultados de exames, evolução do tratamento, medicações prescritas e intervenções. 

Como ele guarda dados sensíveis da saúde dos pacientes, ele é um instrumento técnico, ético e legal na prática médica. Saiba mais sobre sua importância:

  • Continuidade do cuidado: em primeiro lugar, ele garante que outros profissionais envolvidos no cuidado do paciente tenham os dados necessários para a continuidade do tratamento. Com isso é possível evitar erros e a duplicidade de exames, por exemplo. 
  • Base para decisões clínicas: em seguida, o prontuário é uma importante referência para o planejamento e a execução dos tratamentos, o que facilita a evolução clínica e possibilita intervenções assertivas. 
  • Resguardo ético e legal: o prontuário ainda atua como prova documental no caso de questionamento legal, auditoria ou processos éticos. Por isso, elaborar e guardar esse documento com cuidado é essencial para o benefício de profissionais e pacientes. 

Quando você mantém seus prontuários organizados e protegidos, demonstra a qualidade do cuidado e atua dentro das exigências éticas e legais. 

Prontuário médico: qual é o direito do paciente?

Todo paciente possui direitos específicos em relação a seu prontuário médico, uma vez que esse documento contém informações confidenciais sobre sua saúde e tratamento. Confira agora quais são os principais direitos:

  • Direito de acesso e cópia: em primeiro lugar, todo paciente pode solicitar e receber uma cópia do seu prontuário médico. Esse direito está tanto no artigo nº 88 do Código de Ética Médica, como no Código de Defesa do Consumidor. O médico não pode negar acesso ao prontuário, a menos que isso cause risco ao paciente ou a terceiros. 
  • Responsabilidade pela guarda: é de responsabilidade do médico e dos diretores dos estabelecimentos de saúde garantir a guarda e proteção dos prontuários por, no mínimo, 20 anos após o último atendimento. Por isso, muitos profissionais estão optando pelo prontuário eletrônico. Além de conferir mais segurança ao documento, ele economiza o espaço físico da clínica. 
  • Sigilo médico: todas as informações contidas no prontuário médico são confidenciais, e o sigilo só pode ser quebrado com autorização expressa do paciente, ou com uma ordem judicial. Essa é uma determinação do Conselho Federal de Medicina
  • Solicitação por representante: caso o paciente não possa solicitar seu prontuário, um representante legal ou familiar pode fazer isso. Porém, é preciso apresentar a documentação necessária

O que diz a legislação sobre o prontuário médico: direito do paciente?

A legislação brasileira garante ao paciente diversos direitos relacionados a seu prontuário médico. Confira a seguir algumas das regulamentações sobre o prontuário:

Código de Ética Médica

Alguns artigos do Código de Ética Médica que discorrem sobre o prontuário eletrônico são:

  • Artigo 85: proíbe o médico de permitir o acesso ao prontuário por pessoas não autorizadas.
  • Artigo 87: o médico deve elaborar um prontuário legível para cada paciente.
  • Artigo 88: é vedado ao médico negar ao paciente acesso ao seu prontuário ou deixar de fornecer cópias quando solicitado, exceto em situações que possam causar riscos ao paciente ou a terceiros.

Conselho Federal de Medicina

Confira agora algumas resoluções do CFM a respeito do tema:

  • Resolução CFM nº 1.638/2002: define o prontuário médico como um documento único que contém informações sobre a saúde do paciente e torna obrigatória a criação de Comissões de Revisão de Prontuários nas instituições de saúde. Esta resolução também estabelece diretrizes sobre a legibilidade e a identificação dos profissionais responsáveis pelo atendimento.
  • Resolução CFM nº 1.605/2000 e Resolução CFM nº 1.821/2007: complementam as normas sobre a documentação médica e a responsabilidade em relação à guarda dos prontuários.

Código de Defesa do Consumidor

Confira o que diz o Código de Defesa do Consumidor sobre o tema:

  • Artigo 72: garante ao consumidor (paciente) o direito de acesso às informações que constam em registros, podendo implicar sanções para prestadores que dificultem esse acesso.

Lei nº 13.787 de 2018

  • A Lei nº 13.787 estabelece que os registros do paciente devem ser mantidos por um período mínimo de 20 anos, contados a partir do último registro no prontuário, garantindo assim o direito à consulta futura das informações.

A importância do prontuário eletrônico para sua clínica e consultório

O prontuário eletrônico é um recurso cada vez mais usado nas clínicas e consultórios. Isso porque, com ele, você conquista muito mais segurança e praticidade no gerenciamento dos dados dos seus pacientes. 

Para utilizá-lo, você precisa escolher um sistema médico, como o Versatilis System, que conta com recursos como criptografia, controle de acessos e armazenamento nos servidores seguros da nuvem. 

Com ele, você tem um prontuário eletrônico 100% personalizável para as necessidades da sua prática médica, e pode até utilizar os recursos da IA para isso! 

O prontuário Versatilis é versátil e seguro, do jeito que você e seus pacientes precisam. Essa é sua chance de conquistar mais agilidade e facilidade na rotina, economizando tempo e espaço. 

Com o prontuário Versatilis, você coloca a sua clínica ou consultório à frente da concorrência, mantendo os prontuários sempre acessíveis e organizados. Além disso, você também usufrui dos benefícios das outras funcionalidades do sistema! 

Quer saber mais? Agende uma demonstração gratuita sem compromisso! Esperamos por você. 

Richard Riviere

Especialista em Saúde Digital, CEO e Co-Fundador da Versatilis System, o sistema de gestão DEFINITIVO das clínicas do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fácil, prático, versátil

A gestão da sua clínica não precisa ser complicada

Simplifique todos os processos com a solução mais moderna e eficiente do mercado.

WhatsApp