Prontuário eletrônico do paciente: o que é, como funciona e como ter um?

Richard Riviere
16 de fevereiro de 2023
Seta apontando para baixo.

O prontuário eletrônico do paciente é um documento que centraliza todas as informações de saúde do paciente por meio de um sistema médico, ou seja, é uma ferramenta digital que aumenta a segurança, agilidade e eficiência no armazenamento de dados.

A digitalização de documentos na área da saúde deixou de ser uma tendência e se tornou uma realidade. A cada ano as clínicas, hospitais, consultórios e demais estabelecimentos investem em sistemas que permitem a automação de processos e digitalização.

Não é diferente com os prontuários. O governo também busca incentivar o uso do prontuário eletrônico, uma vez que ele pode ser “carregado” pelo paciente para qualquer lugar e facilita as pesquisas na área da saúde. 

Aprenda neste artigo mais sobre o prontuário eletrônico do paciente, suas diferenças para o prontuário em papel, vantagens e como ter um na sua clínica. Continue a leitura!

O que é o prontuário eletrônico do paciente?

Segundo a cartilha sobre prontuário eletrônico do Conselho Federal de Medicina, o prontuário eletrônico do paciente, também conhecido por sua sigla PEP, é a principal ferramenta que o médico precisa em suas tarefas diárias.

“É fundamental que o médico utilize uma ferramenta de alta qualidade, segura e que possa auxiliá-lo no registro da história clínica e exame físico, bem como na solicitação de exames e prescrição.”

Como o nome diz, o prontuário eletrônico é a versão digital do prontuário de papel, e a cartilha acima também aponta que o prontuário em papel é ineficiente para armazenamento e organização de um grande volume de dados.

“A informação do prontuário em papel está disponível somente a um profissional ao mesmo tempo, possui baixa mobilidade e está sujeito a ilegibilidade, ambiguidade, perda frequente da informação, multiplicidade de pastas, dificuldade de pesquisa coletiva, falta de padronização, dificuldade de acesso, fragilidade do papel e a sua guarda requer amplos espaços nos serviços de arquivamento.”

As informações armazenadas em um prontuário eletrônico conseguem ser atualizadas mais facilmente pelos profissionais de saúde e estão disponíveis rapidamente quando o paciente ou o médico precisar. 

Por estar em um formato digital, as informações também estão sempre legíveis e exatas, sem margem para interpretação ou mal-entendidos. 

O prontuário, quando integrado a um sistema médico inteligente, elimina margens de erros e traz mais segurança para tomadas de decisão.

Em casos de emergência ou continuidade do tratamento, quando é necessário compartilhar o prontuário do paciente entre profissionais e instituições, fazer esse processo pelo meio digital também é mais seguro do que pelo deslocamento físico. 

Entretanto, o Conselho Federal de Medicina traz uma orientação importante para o uso do prontuário eletrônico: é necessário um certificado digital para conseguir fazer todas as operações pela internet de forma legítima e segura.

Portanto, o sistema de prontuário eletrônico deve não apenas oferecer a solução, mas também permitir o uso da assinatura digital do médico, que também pode ser utilizada em outros documentos, como receitas, solicitações de exames, laudos, entre outros.

Agora que você sabe o que é um prontuário eletrônico, suas diferenças para o prontuário em papel e como suas vantagens funcionam na prática, saiba como ter um na sua clínica a seguir.

Como ter um prontuário eletrônico do paciente?

Para ter seu próprio prontuário eletrônico, é preciso ter um software médico de gestão que tenha essa solução, além de outras, como gestão financeira, agenda online, telemedicina, lembretes de consulta, assim por diante.

O prontuário eletrônico da Versatilis System, por exemplo,  é 100% personalizável. Você pode excluir qualquer botão ou seção que não use, tornando o prontuário mais enxuto e prático de usar usado na rotina. 

No topo do prontuário há um cabeçalho fixo com dados pessoais do paciente e sua foto, além de setas que permitem a navegação entre páginas de evoluções clínicas anteriores. 

Na parte inferior, há o modelo de prontuário a ser preenchido, que também tem o layout 100% personalizável.

Você também pode escolher até 4 CIDs por consulta e adicionar na seção “informações adicionais”. Na seção “prontuários importados”, você pode carregar imagens, vídeos, PDF, Word, Excel, entre outros formatos, para anexar ao prontuário do paciente.

Dessa forma, você pode centralizar todos os resultados de exames, fotos de antes e depois de tratamento, prontuários físicos antigos, entre outros documentos, em um único prontuário eletrônico. 

Uma ótima forma de garantir a organização das informações e ganhar tempo e eficiência no dia a dia, não concorda?

O prontuário da Versatilis também é integrado a duas ferramentas essenciais: o portal do paciente e a receita digital da Memed.

O portal do paciente é a plataforma na qual o paciente pode agendar suas consultas sem entrar em contato direto com a clínica. Ou seja, ele pode agendar sempre que quiser, de qualquer lugar.

No portal do paciente, além de agendar a consulta, também é possível preencher a anamnese pré-consulta, que é enviada automaticamente para o prontuário eletrônico do paciente.

A prescrição digital da Memed tem o banco de medicamentos mais amplo e atualizado de todo o Brasil

Entre os principais diferenciais dessa receita, podemos citar os alertas de interação medicamentosa, preço médio de medicamentos nas farmácias, orientações baseadas em bulas, modelos personalizáveis de receita, aviso de alergia de medicamento, entre outros.

O melhor de tudo é que a prescrição pode ser enviada pelo WhatsApp para o paciente e assinada digitalmente, sem necessidade de gastar nada com o papel! E todas essas informações ficam organizadas e centralizadas no seu prontuário eletrônico. 

Agende uma demonstração gratuita para conhecer o prontuário eletrônico da Versatilis na prática. A demonstração é sem compromisso e feita com um dos nossos especialistas em gestão de clínicas e consultórios.

Caso queira saber mais sobre a Versatilis, a empresa está há 14 anos no mercado e mais de 500 clínicas e consultórios e 3.500 profissionais de saúde usam o sistema de gestão definitivo. 

Nossos clientes ocupam praticamente todos os estados do Brasil e alguns países de língua portuguesa. Incrível, não acha?

Você também pode conhecer mais sobre a Versatilis System nesta página. Caso queira tomar um café, estamos localizados em São Paulo, na zona norte da capital. 

Richard Riviere

Especialista em Saúde Digital, CEO e Co-Fundador da Versatilis System, o sistema de gestão DEFINITIVO das clínicas do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fácil, prático, versátil

A gestão da sua clínica não precisa ser complicada

Simplifique todos os processos com a solução mais moderna e eficiente do mercado.

WhatsApp