A comunicação possui um papel fundamental no processo de cuidado com a saúde, garantindo mais qualidade de vida e uma melhor relação entre médicos e pacientes.
Comunicar-se bem com os pacientes é um ponto indispensável antes, durante e após a consulta médica.
Isso porque é essa comunicação que fará os pacientes se sentirem acolhidos. Dessa forma, eles irão se engajar melhor no tratamento e se sentirão mais à vontade para solucionar dúvidas ou compartilhar receios.
Neste artigo, você irá conferir 6 dicas para melhorar sua comunicação com os pacientes e humanizar ainda mais suas consultas.
Continue a leitura!
Qual a importância de melhorar sua comunicação com os pacientes?
A boa comunicação na clínica é o ponto central para garantir um bom atendimento e levar a melhor experiência aos pacientes.
Essa comunicação deve ser eficaz tanto entre profissionais de saúde, quanto entre profissionais e recepcionistas, além dos demais envolvidos na rotina da clínica.
Os resultados dessa comunicação são inúmeros, mas o principal deles é a melhoria no relacionamento entre médicos e pacientes.
Afinal, quanto mais os pacientes se sentem acolhidos, mais fidelizados eles serão e mais se sentirão à vontade ao partilhar quaisquer receios em relação ao tratamento.
6 dicas para melhorar sua comunicação com os pacientes
Uma comunicação eficaz é aquela que garante que todos os envolvidos estejam em pleno entendimento da mensagem, e solucionem todas as dúvidas a respeito dela.
Dentro da prática médica, ter esse cuidado é indispensável para um bom tratamento. Manter uma boa comunicação também colabora para que os pacientes se sintam protagonistas do cuidado com suas saúdes.
Confira algumas dicas para melhorar sua comunicação com os pacientes a seguir!
1. Pratique a escuta ativa
A prática da escuta ativa é o primeiro passo para uma comunicação eficiente com os pacientes.
Neste tópico, é importante lembrar que ela envolve muitas coisas, desde a empatia e tom de voz até a linguagem corporal e olho no olho.
Ao permanecer de pé enquanto realiza um exame, por exemplo, ou olhar sempre para o papel, focado nas anotações, o paciente pode pensar que você está com pressa e evitar fazer perguntas.
Por outro lado, sentar-se para conversar com o paciente e utilizar tecnologias para otimizar a anotação das informações, como os sistemas médicos, é um passo importante para fazer com que a pessoa se sinta acolhida.
A prática de quebrar o gelo também pode ajudar. Por exemplo, alguns pacientes podem já chegar à clínica tensos por sentirem que estão com um problema sério.
Quebrar o gelo falando sobre outros assuntos pode distraí-los e os tornarem mais abertos e relaxados durante o início da consulta.
2. Cuidado com os termos técnicos e abreviações
Você costuma utilizar muitos termos técnicos e abreviações durante suas consultas?
Embora esses termos sejam comuns dentro do meio médico e façam parte de seu vocabulário no dia a dia, na hora da comunicação com os pacientes, é melhor evitá-los.
Isso porque a maioria dos pacientes não têm conhecimento sobre eles e alguns podem evitar perguntar a respeito, muitas vezes permanecendo com uma interpretação errada após a consulta.
Por isso, sempre que você desejar utilizar esses termos, explique-os logo após ou procure trocá-los por palavras ou expressões mais conhecidas.
3. Responda todas as questões e elucide possíveis dúvidas
Abrir um espaço durante a consulta para que o paciente faça perguntas é outro ponto que ajuda muito a melhorar a comunicação.
Mostre-se aberto para receber qualquer tipo de questionamento e lembre-se de tentar sempre utilizar uma linguagem positiva.
Nesse momento, a paciência pode ser sua grande aliada, já que alguns tipos de pacientes, como idosos e crianças, requerem ainda mais atenção e cuidado.
Outra coisa que ajuda é antecipar possíveis dúvidas e respondê-las antes mesmo do paciente perguntar. Isso mostra que você está sendo empático, entendendo suas preocupações e se antecipando diante de seus questionamentos.
No entanto, cuidado para que essa antecipação não demonstre pressa ou indisposição para responder novas questões.
4. Desenvolva uma cultura de comunicação humanizada na clínica
Garantir a qualidade na comunicação com os pacientes é essencial não apenas para os profissionais de saúde, mas para todos os colaboradores da clínica.
As recepcionistas, por exemplo, são o primeiro contato das pessoas com a sua clínica ou consultório.
Por isso, é ideal que elas recebam treinamentos para se comunicarem ainda melhor, tanto pessoalmente, quanto por telefone, WhatsApp ou demais meios de contato.
Assim, todos ficam alinhados quanto à importância e as vantagens da comunicação humanizada dentro do ambiente médico.
5. Invista em marketing de relacionamento
Como você costuma manter contato com seus pacientes após a consulta?
Embora não seja uma prática comum dentre os profissionais de saúde, investir em marketing de relacionamento para manter contato com seus pacientes pode trazer diversos benefícios.
Para isso, você pode utilizar o e-mail marketing e mandar comunicações sobre dúvidas frequentes, comunicados sobre o funcionamento da clínica, entre outros assuntos.
Alguns médicos também estão apostando nas redes sociais para continuar esse contato. Nelas, eles abrem caixas de perguntas no Instagram, por exemplo, para solucionar questionamentos dos pacientes e se manterem mais próximos e acessíveis.
Essa é uma excelente maneira de levar a comunicação humanizada para além da consulta contando com recursos que fazem parte do dia a dia das pessoas. Interessante, não acha?
6. Utilize um software de gestão de clínicas
Um software de gestão traz diferentes benefícios para a comunicação com seus pacientes.
Com esse recurso tecnológico, você automatiza processos manuais, agiliza as anotações no prontuário eletrônico e elabora receitas de forma muito mais prática e rápida.
Esses softwares ainda oferecem recursos valiosos para a comunicação.
Um exemplo disso é a integração com WhatsApp dentro do prontuário, e ferramentas de e-mail marketing, como o RD Station ou Nectar CRM, que são muito úteis para auxiliar seu marketing de relacionamento.
Com isso você ganha tempo dentro e fora da consulta, podendo utilizar suas horas de forma mais produtiva, como traçando melhorias na jornada de seus pacientes ou analisando seus dados financeiros para dar o próximo passo na sua clínica.
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