O médico de telemedicina é o profissional que atende de forma remota sem comprometer a qualidade e a segurança do atendimento.
O atendimento via telemedicina é uma modalidade que utiliza a tecnologia para romper as barreiras geográficas e otimizar o cuidado, sendo uma realidade já consolidada em muitos contextos.
Nesse sentido, em tempos de avanço tecnológico e da crescente demanda pelo acesso rápido a cuidados médicos, o médico de telemedicina desempenha um papel fundamental, pois é o profissional habilitado para monitorar a saúde e emitir diagnósticos online.
A telemedicina pode melhorar bastante o acesso a cuidados médicos, especialmente em regiões remotas ou com escassez de especialistas. Mas é importante entender como atuar com segurança nesse contexto.
Ao longo do conteúdo, separamos tudo que você precisa saber para praticar a telemedicina com seus pacientes, quais são suas atribuições, bem como os desafios e benefícios dessa inovação.
Vamos começar!
O que é o médico de telemedicina?
O médico de telemedicina é o profissional de saúde habilitado para realizar atendimentos médicos via tecnologias de informação e comunicação, as denominadas TICs. Ou seja, ele utiliza as plataformas para oferecer cuidados de saúde a distância.
Esse modelo de atendimento foi regulamentado no Brasil pela Resolução nº 2.314 de 2022 do CFM. Nela, é possível conferir as normas para garantir a ética, a qualidade e a segurança das consultas remotas.
Dessa forma, o médico de telemedicina precisa respeitar os mesmos princípios do atendimento presencial, como sigilo médico, autonomia do paciente e a precisão diagnóstica.
Na prática, esse profissional irá oferecer atendimentos em tempo real, monitorar os pacientes de forma remota, realizar a teleinterconsulta com outros profissionais e até emitir laudos e receitas a distância.
Qual é a importância do médico de telemedicina?
O médico de telemedicina desempenha um papel estratégico fundamental na promoção da saúde, facilitando o acesso, a eficiência e a qualidade dos serviços.
Afinal, com a telemedicina, surge uma solução prática e viável para ampliar a prática clínica e a cobertura assistencial.
Amplia o acesso à saúde
Em países extensos como o Brasil, levar a saúde a regiões remotas e carentes de infraestrutura colabora demais com o sistema de saúde.
Isso porque, segundo a Demografia Médica de 2023, o país enfrenta grandes desafios em relação a disparidades regionais.
Enquanto a região Norte conta com 1,45 médicos por mil habitantes e o Nordeste com 1,93. Em comparação, o Sudeste apresenta 3,39 médicos por mil habitantes, seguido pelas regiões Centro-Oeste, com 3,10 e Sul com 2,4.
Por isso, muitas pessoas possuem um acesso limitado ou inexistente a médicos especialistas. A teleconsulta ajuda a superar essas barreiras geográficas ao levar o atendimento de médicos especialistas para todo o Brasil.
Oferece um atendimento ágil e eficiente
Em seguida, a realização de consultas via telemedicina é prática e rápida, otimizando o tempo tanto do médico quanto do paciente.
No caso do acompanhamento de doenças crônicas, dúvidas simples ou situações em que a visita presencial não é imprescindível, é uma excelente alternativa.
Desse modo, os médicos de telemedicina contribuem para reduzir as filas e a sobrecarga nos serviços de saúde, como pronto-socorro e ambulatórios.
Garante a continuidade do cuidado
O médico de telemedicina também tem um importante papel no acompanhamento contínuo dos pacientes, ainda mais quando esses são crônicos.
Com o atendimento remoto, é possível ter uma constante troca de informações entre profissional e paciente, garantindo uma gestão mais eficaz da saúde.
Reduz custos
Outra grande vantagem da telemedicina é a redução de custos para o sistema de saúde e os pacientes. Isso porque essa modalidade elimina a necessidade de deslocamento e custos associados, como transporte.
Por outro lado, para os hospitais e clínicas, a adoção dessa tecnologia reduz as despesas com infraestrutura física e otimiza o uso de recursos.
3 passos para praticar a telemedicina de forma segura
Apesar de todas as vantagens, a prática da telemedicina exige atenção e preparo para você garantir o melhor atendimento a seus pacientes. Veja agora alguns passos práticos para utilizar essa inovação de forma ética, segura e eficiente.
Passo 1: Escolha uma plataforma confiável
A base de todo atendimento de telemedicina é contar com uma boa plataforma. Isso porque é ela que irá garantir a segurança das informações trocadas durante a consulta médica.
Por isso, você precisa escolher um sistema com criptografia, controle de acessos, e que atenda às recomendações do CFM e da LGPD.
Com uma boa plataforma, você garante o sigilo médico e protege os dados sensíveis dos pacientes, evitando riscos éticos e legais.
Passo 2: Capacite-se e adapte seu atendimento
Em seguida, é importante estar familiarizado com as ferramentas tecnológicas e com as particularidades do atendimento remoto.
Você pode se capacitar de forma contínua para elevar a qualidade do atendimento, e reforçar a confiança dos pacientes no modelo de telemedicina.
Além disso, também é essencial enviar instruções ao paciente a respeito do acesso à plataforma, e de como tudo irá ocorrer.
Passo 3: Siga as normas éticas e legais
Por fim, é preciso seguir as recomendações do CFM da Resolução nº 2.314 para garantir um atendimento remoto ético e legal.
Algumas recomendações importantes são registrar todas as informações do paciente no prontuário eletrônico, garantindo um histórico completo e acessível, e emitir receitas médicas com a assinatura digital certificada.
A importância da tecnologia para sua clínica
A tecnologia é uma grande aliada da prática médica. Com ela, você amplia o alcance dos seus atendimentos e consegue colaborar com o sistema de saúde e com os pacientes.
Mas além de estar presente nas consultas remotas, a tecnologia é uma excelente parceira da gestão da sua clínica.
Com um sistema médico, você consegue não só praticar a telemedicina com segurança, mas gerir todo seu negócio de forma organizada e sustentável.
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