5 passos para fazer uma boa gestão de contas médicas

Richard Riviere
7 de dezembro de 2024
Seta apontando para baixo.
médica fazendo gestão de clínica

A gestão de contas médicas eficiente auxilia na sustentabilidade e no sucesso de clínicas, hospitais e consultórios. Saiba tudo sobre o assunto. 

A administração de um negócio na saúde não é uma tarefa fácil. Seja para otimizar processos, evitar erros ou gerir o fluxo de caixa, cuidar dessas áreas impacta de forma direta a saúde financeira e a sustentabilidade do seu empreendimento. 

Assim, em um mercado de saúde cada vez mais competitivo, manter uma gestão eficiente de contas médicas é indispensável. Com ela, é possível evitar desperdícios, cumprir exigências legais e maximizar resultados. 

Com a implementação de boas práticas, a sua instituição consegue reduzir custos e melhorar todos os indicadores de desempenho. 

Neste conteúdo, você irá conferir o que é, qual é a importância desse processo e 5 passos essenciais para fazer a gestão de contas médicas de forma correta. 

Acompanhe o texto! 

Qual é a importância de uma boa gestão de contas médicas? 

A gestão de contas médicas se refere ao processo de gerir as entradas e saídas dentro de um estabelecimento de saúde. Por isso, ele envolve a codificação dos procedimentos de acordo com o padrão estabelecido, como o código TUSS. 

Nesse sentido, seu gerenciamento impacta o fluxo de caixa, a experiência do paciente, e a qualidade dos serviços. Confira em detalhes seus principais benefícios:

  • Redução de erros administrativos: em primeiro lugar, processos mal geridos podem resultar em cobranças incorretas, glosas e atrasos nos recebimentos. Esse tipo de erro compromete seu caixa e pode até mesmo gerar desgaste na relação com os pacientes. 
  • Cumprimento das exigências regulatórias: como a área da saúde é uma área extremamente regulada, é preciso cuidar para gerir as contas em conformidade com as normas vigentes. 
  • Previsibilidade financeira: quando você conquista uma visão ampla sobre suas despesas e receitas, fica muito mais fácil identificar gargalos e oportunidades. Isso facilita bastante a tomada de decisão estratégica. 
  • Foco na qualidade do atendimento: em seguida, se você possui uma gestão financeira sob controle, você consegue se concentrar em outras atividades. Por exemplo, focar ainda mais no atendimento aos pacientes ou investir tempo na educação continuada

5 passos para fazer uma boa gestão de contas médicas

Gerir suas contas com eficácia exige organização e estratégia. Com um fluxo bem estruturado, você reduz erros, melhora o faturamento e conquista mais tranquilidade para se concentrar nos pacientes. 

Passo 1: Centralize e organize seus processos

Uma gestão eficiente requer a centralização das informações em um sistema médico único e organizado. Nele, você poderá incluir controle de faturamento, contas a pagar e a receber, além de acompanhar glosas e pendências. 

Com um sistema de gestão específico para clínicas e consultórios, é possível conquistar agilidade e precisão. Adicionalmente, um sistema da área da saúde conta com funcionalidades que sistemas genéricos não possuem. 

No Versatilis System, por exemplo, você consegue emitir guias médicas, fazer repasses e gerenciar pagamentos de consultas e procedimentos de forma segura.  

Passo 2: Invista na educação da sua equipe

Em seguida, ter uma equipe bem qualificada é outro pilar importante da gestão eficaz. Seus colaboradores precisam estar preparados para lidar com especificidades da área, como prazos e regras de convênio, interpretação de contratos e lançamentos contábeis. 

Por isso, procure oferecer treinamentos frequentes para mantê-los atualizados sobre as melhores práticas da área. Assim, além de ter colaboradores treinados, você terá uma equipe engajada e valorizada, muito mais satisfeita no trabalho. 

Passo 3: Acompanhe as glosas de perto

As glosas médicas são uma das maiores vilãs quando o assunto é gestão em saúde. Isso porque, de forma geral, elas representam perda financeira para o seu negócio. 

Desse modo, o ideal é acompanhar todas as recusas feitas pelos convênios, identificando os motivos e implementando medidas para corrigi-las. 

Com um acompanhamento regular, você reduz os impactos negativos e consegue recuperar as suas finanças. 

Passo 4: Implemente indicadores de desempenho

Você já utilizou os chamados KPIs no seu negócio? KPI, ou Key Performance Indicator, é um indicador-chave de desempenho. Ou seja, são valores mensuráveis que te ajudam a identificar áreas de melhoria e oportunidades. 

Na clínica, alguns indicadores que você pode adotar são:

  • Taxa de glosas;
  • Tempo médio de pagamento;
  • Inadimplência. 

Com isso, você poderá identificar o desempenho financeiro do seu empreendimento de forma mais clara e assertiva. Por meio deles, poderá tomar decisões bem mais informadas. 

Passo 5: Automatize seu fluxo de caixa

Você ainda controla seu fluxo de caixa em planilhas espalhadas no computador? Se sim, saiba que esse tipo de prática pode estar prejudicando a sua gestão. 

Com um sistema, além de centralizar seus dados e torná-los mais acessíveis e organizados, você facilita o envio de contas para os convênios e emite boletos. 

Além disso, ainda consegue gerar relatórios financeiros detalhados que possibilitam uma visão completa e atualizada da sua gestão. Tudo isso reflete na qualidade do atendimento e na experiência do paciente. 

Conte com o melhor da tecnologia na sua clínica

A tecnologia é uma grande aliada da gestão médica. Com ela, você automatiza processos, fortalece a estrutura financeira da sua prática e garante mais segurança e eficiência. 

O Versatilis System é um sistema de gestão de clínicas completo e seguro, que conta com funcionalidades como:

  • Conciliação bancária;
  • Controle de estoque;
  • Repasses médicos;
  • Painéis de indicadores;
  • Emissão de guias de consulta. 

Além do módulo completo de gestão financeira, você ainda conta com outras ferramentas que colaboram com a clínica. O Versatilis tem prontuário, prescrição, telemedicina e gestão de pacientes. Tudo isso de forma integrada e personalizável para o seu negócio! 

Com o Versatilis, você tem a chance de otimizar seus processos financeiros e obter uma gestão eficaz. Assim, posiciona a sua clínica à frente da concorrência. 

Venha para o sistema que já beneficiou mais de 15 mil usuários em todo o país: venha para o Versatilis System!

Agende uma demonstração gratuita sem compromisso hoje mesmo. 

Richard Riviere

Especialista em Saúde Digital, CEO e Co-Fundador da Versatilis System, o sistema de gestão DEFINITIVO das clínicas do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fácil, prático, versátil

A gestão da sua clínica não precisa ser complicada

Simplifique todos os processos com a solução mais moderna e eficiente do mercado.

WhatsApp