Biomarcadores digitais: o que são, como funcionam e importância

Richard Riviere
4 de novembro de 2024
Seta apontando para baixo.
paciente usando um biomarcador digital

Os biomarcadores digitais ajudam no acompanhamento e na personalização do cuidado ao paciente, ganhando cada vez mais espaço no cenário da saúde. 

Os biomarcadores são inovações que possibilitam a coleta, análise e interpretação de dados de saúde em tempo real, garantindo uma visão ampla e precisa do estado dos indivíduos. 

Assim, conforme seu uso se amplia, eles permitem a coleta de informações valiosas de forma não-invasiva, o que ajuda você, profissional de saúde, a tomar decisões mais informadas e monitorar a evolução dos tratamentos. 

Por isso, esse tipo de tecnologia vem gerando impactos diretos na qualidade da assistência médica e na satisfação do paciente, pois permite um cuidado mais proativo e personalizado. 

Neste artigo, você irá conferir o que são esses biomarcadores, como eles funcionam na prática e qual é a sua importância no cuidado da saúde atual. 

Acompanhe! 

O que são os biomarcadores digitais?

Os biomarcadores digitais são dispositivos responsáveis por coletar dados diretamente dos pacientes. Assim, eles detêm informações sobre saúde ou doença por meio de tecnologias que explicam, influenciam ou predizem os resultados desses dados. 

Nesse sentido, alguns desses marcadores possibilitam o monitoramento de parâmetros como a frequência cardíaca, padrões de sono, níveis de atividade física e outros sinais vitais. 

Com eles, é possível obter uma visão contínua e detalhada da saúde do paciente, pois eles se destacam pela praticidade e rapidez na obtenção dos resultados. 

Por serem tecnologias não-invasivas, eles facilitam uma análise mais frequente e individualizada, oferecendo um enorme potencial à medicina personalizada

Como funcionam os biomarcadores digitais?

Os biomarcadores digitais funcionam por meio de dispositivos tecnológicos que os pacientes usam e que contêm sensores como batimentos cardíacos, temperatura corporal, padrão de sono e até nível de glicose. 

Esses dispositivos podem ser wearables, sensores e até aplicativos móveis, e a coleta é geralmente automatizada. Seus resultados são enviados para plataformas que processam e armazenam as informações, possibilitando uma análise posterior detalhada.

Esses biomarcadores funcionam por meio da fusão entre sensores avançados e algoritmos de processamento de dados. Assim, os sensores capturam os sinais biológicos, e depois os algoritmos analisam e interpretam as informações. 

Desse modo, as análises visam identificar padrões e possíveis desvios, o que permite uma intervenção rápida e assertiva quando necessário. 

Essa conectividade tem grande impacto na prática médica, pois a torna mais responsiva e focada na saúde preventiva. Tudo isso beneficia a tomada de decisão clínica e o cuidado contínuo com o paciente.  

Qual é a importância dos biomarcadores digitais?

Os biomarcadores constituem um importante recurso para a medicina atual, pois auxiliam em diferentes áreas do cuidado com o paciente. Veja algumas vantagens desta inovação! 

Monitoramento contínuo e remoto

Em primeiro lugar, uma das maiores vantagens é o monitoramento contínuo e remoto da saúde do paciente, o que garante informações em tempo real, mesmo fora do ambiente clínico. 

Com os dados, você consegue realizar esse acompanhamento, valioso especialmente para pacientes idosos, com condições crônicas ou outros riscos. 

Por exemplo, um estudo publicado na medRxiv analisou por 1 ano aproximadamente 10.000 indivíduos que sofriam de dores crônicas. No estudo, eles usaram dispositivos como Apple Watch, Garmins e relógios Android. 

O objetivo era entender o impacto real das dores crônicas na qualidade de vida dos pacientes. Como conclusão, constatou-se que variados fatores estavam associados às dores crônicas, como: 

  • Aumento da ansiedade e depressão;
  • Menores níveis de atividade física;
  • Maior frequência cardíaca em repouso;
  • Pior qualidade do sono.

Agora, com os resultados dessa pesquisa, os médicos podem concentrar seus esforços em trazer alívio a inúmeras pessoas que sofrem com essa condição. Interessante, não acha?

Detecção precoce de alterações

Em seguida, a coleta contínua dos dados permite a identificação de mudanças sutis nos sinais vitais, o que pode ser o indício de um problema de saúde. 

Um exemplo de uso nesse sentido é o biomarcador vocal. Com ele, é possível diagnosticar a presença de determinadas condições com base nos padrões respiratórios ou na tosse de um paciente, por exemplo. 

Dentre as alterações, o dispositivo pôde detectar a COVID, a doença de Alzheimer e outras doenças pulmonares obstrutivas crônicas. 

Medicina preventiva

A medicina preventiva é outra grande beneficiária do uso dos biomarcadores. Engenheiros da Universidade de Califórnia desenvolveram um protótipo capaz de detectar:

  • Níveis de glicose;
  • Álcool;
  • Lactato. 

Isso de forma simultânea e em tempo real. 

Dessa forma, pode-se antecipar cuidados e prevenir complicações, oferecendo uma abordagem bem mais proativa na gestão de saúde do paciente. Com essa tecnologia, é possível prevenir o agravamento de várias condições. 

Melhorias na qualidade de vida do paciente

Todo esse monitoramento e personalização proporcionados pelos biomarcadores favorecem bastante a qualidade de vida dos pacientes. 

Isso porque, com eles, os profissionais conseguem atender às necessidades de forma específica e em tempo hábil. 

Assim, os pacientes se sentem mais seguros e cuidados, o que favorece a adesão ao tratamento e a satisfação com o atendimento médico.

Conte com a tecnologia na sua rotina médica

Além do uso no acompanhamento de condições de saúde, atualmente, a tecnologia é indispensável na gestão da sua clínica ou consultório. 

Com ela, você consegue centralizar todos os dados do prontuário, incluindo prescrição, resultados de exames, histórico médico, entre outros, de forma segura e prática. 

Você também pode gerenciar a parte administrativa da sua clínica, contando com gestão de pacientes, agenda online e até com um sistema financeiro completo! 

Com um bom sistema para médicos, é possível ter todas essas inovações em um só lugar, e obter bem mais agilidade e segurança na sua rotina. 

O Versatilis System é um sistema para clínicas completo, seguro e versátil, que conta com esses e outros recursos para facilitar o seu dia a dia, e permitir que você foque no cuidado com os pacientes! 

Com o Versatilis System, você agiliza a sua gestão médica e posiciona sua clínica à frente da concorrência, contando com o melhor da tecnologia!

Quer saber mais? Agende agora uma demonstração gratuita sem compromisso! Esperamos por você.

sistema médico Versatilis system demonstração
Richard Riviere

Especialista em Saúde Digital, CEO e Co-Fundador da Versatilis System, o sistema de gestão DEFINITIVO das clínicas do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fácil, prático, versátil

A gestão da sua clínica não precisa ser complicada

Simplifique todos os processos com a solução mais moderna e eficiente do mercado.

WhatsApp