Atendimento Particular: como oferecer e quais são as vantagens?

Richard Riviere
2 de setembro de 2024
Seta apontando para baixo.
profissional de saúde oferecendo atendimento particular

Se você deseja se destacar na sua clínica, entender como funciona o atendimento particular e quais são suas vantagens é o primeiro passo. 

O atendimento particular valoriza o cuidado personalizado, a flexibilidade e a autonomia, especialmente em um mundo onde a procura por serviços de qualidade cresce a cada dia. 

Nesse sentido, qualquer experiência que o paciente tenha com seu atendimento particular irá moldar a percepção sobre seus serviços. 

Assim, é essencial oferecer um atendimento que supere as expectativas e seja personalizado e acessível para obter um importante diferencial competitivo. 

Segundo a Demografia Médica de 2023, 74,5% dos entrevistados trabalham no setor privado, desse total, 58,4% atuam em consultórios próprios particulares. 

Para te ajudá-lo a oferecer essa modalidade de atendimento na sua prática, confira agora as principais vantagens e como entregá-la com eficiência. 

Acompanhe! 

O que é atendimento particular?

O atendimento particular é um tipo de atendimento em que o paciente paga de forma direta pela consulta ou procedimento. Isto é, sem a intervenção de um plano ou seguro de saúde. 

Desse modo, com esse modelo você consegue estabelecer seus próprios valores, levando ao paciente um cuidado mais personalizado e ágil. 

Com o atendimento particular, é possível ter mais flexibilidade, pois negocia-se, por meio dele, todos os valores e condições. 

Da mesma maneira, o profissional conquista uma maior autonomia, porque não fica sujeito a regras dos planos. Quanto ao paciente, ele terá mais possibilidades de escolha e um relacionamento mais próximo com seu médico. 

Essa é uma modalidade altamente valorizada por aqueles que buscam maior atenção e menos burocracias. Ou seja, quem procura por ela espera um serviço de alta qualidade. 

Como começar a oferecer o atendimento particular na clínica? 

Começar a oferecer o atendimento particular na clínica exige planejamento e organização. Afinal, cada etapa precisa garantir uma boa experiência com seus serviços. 

Avalie o mercado e o público-alvo

Em primeiro lugar, antes de implementar esse tipo de atendimento, você precisa conhecer o mercado e entender quem é o seu público-alvo. 

Para isso, pesquise primeiro se há demanda para seus serviços na região, e se os pacientes que você já atende estariam dispostos a pagar pelas consultas diretamente. 

Mapear o perfil dos seus pacientes também te ajudará a definir estratégias mais eficazes para atrair os pacientes certos. 

Defina seus preços e serviços

Em seguida, é hora de determinar quais serão seus preços e serviços. Para tanto, procure ter uma tabela justa, que considere o valor dos serviços, os custos operacionais e a competitividade. 

Você ainda pode dispor de diferentes opções para atrair diferentes perfis de pacientes, basta manter a transparência nos valores cobrados. 

Conte com a tecnologia

Depois, é indispensável contar com a tecnologia de um bom sistema para médicos. Isso porque, atualmente, todos os consultórios modernos contam com, no mínimo, um prontuário eletrônico e agenda online.

Um bom sistema ainda te ajuda a ir além e otimizar a experiência do paciente com o agendamento online, por exemplo. 

Com ele, seus pacientes conseguem agendar consultas de forma muito mais rápida e prática, a qualquer hora e de qualquer lugar.  

Faça um bom marketing

O marketing será seu grande aliado na hora de atrair novos pacientes. Assim, utilize diferentes canais, como e-mail marketing, redes sociais e avisos no consultório para contar aos pacientes todas as vantagens do atendimento particular. 

Ainda, procure criar materiais explicativos e até treinar sua equipe para que eles respondam às dúvidas e orientem os pacientes. 

Conquiste parcerias estratégicas

Uma boa parceria com outro profissional ou clínica de saúde pode te ajudar a atrair mais pessoas e a levar ao paciente um atendimento de ponta a ponta. 

Ou seja, considere parcerias com laboratórios, clínicas de imagem e outros especialistas que complementam a sua prática. Esta é mais forma criativa de obter um grande diferencial competitivo. 

5 vantagens do atendimento particular

Entregar consultas particulares na sua clínica gera benefícios a você e seus pacientes. Veja a seguir por que essa é uma escolha atrativa! 

1. Mais autonomia e flexibilidade

O primeiro motivo é que, no atendimento particular, é você quem controla suas decisões clínicas. Isso acontece porque você não terá que lidar com as restrições dos convênios e seguradoras. 

Por esse motivo, é possível oferecer serviços personalizados a cada paciente, conquistando liberdade para gerenciar seu tempo e agenda. 

2. Atendimento mais personalizado

Uma consequência dessa maior autonomia é um atendimento mais personalizado. Nesse sentido, você não terá mais a pressão de atender um alto número de pacientes em pouco tempo, podendo se dedicar mais a cada consulta. 

Dessa forma, o atendimento será personalizado e humanizado, fazendo com o paciente se sinta mais valorizado e bem assistido. 

3. Relação mais próxima com seu paciente

Além disso, o atendimento particular permite a construção de um relacionamento mais próximo entre você e seus pacientes. 

Isso porque, com uma comunicação sem intermediários, mais direta e transparente, será possível entender melhor as necessidades de cada um e elaborar planos de tratamento mais eficazes. 

4. Melhor remuneração

Outra grande vantagem das consultas particulares é que você terá uma remuneração mais justa pelos seus serviços. Afinal, você é que definirá o valor de cada procedimento, obtendo um resultado condizente com o seu trabalho e expertise. 

Então, será possível ter uma maior estabilidade financeira, bem como ter a possibilidade de investir em melhorias contínuas para sua prática. 

5. Menos burocracias

Atender para planos ou seguradoras exige uma série de burocracias como autorizações e preenchimento de formulários. 

Com os atendimentos particulares, será possível focar mais no cuidado ao paciente do que nas tarefas administrativas. Tudo isso otimizará seu fluxo de trabalho e irá melhorar a eficiência dos seus processos. 

A importância da tecnologia para o atendimento particular

Se você deseja obter todas as vantagens do atendimento particular, contar com a tecnologia é indispensável. 

Afinal, o paciente moderno espera que a sua clínica esteja de acordo com as inovações, contando, por exemplo, com um prontuário eletrônico que irá deixar os dados muito mais seguros. 

Com o Versatilis System, você conquista um sistema completo, seguro e versátil. Por meio dele, você obtém prescrição eletrônica, agenda online com lembretes e agendamento online, telemedicina e muito mais. 

Desse modo, você terá um sistema que irá refletir a sua preocupação em entregar ao paciente sempre o melhor!

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Richard Riviere

Especialista em Saúde Digital, CEO e Co-Fundador da Versatilis System, o sistema de gestão DEFINITIVO das clínicas do Brasil.

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