O que é e como funciona o atendimento ambulatorial?

Richard Riviere
24 de setembro de 2024
Seta apontando para baixo.
profissional de saúde oferecendo o atendimento ambulatorial

Prestar um atendimento ambulatorial eficiente é garantir um cuidado ágil e seguro para seus pacientes em todas as suas consultas e procedimentos. 

O atendimento ambulatorial tem foco em prevenção, diagnóstico precoce e atendimento clínico. Por isso, a forma como você o conduz influencia a percepção dos pacientes sobre a qualidade dos serviços. 

Se você deseja que a sua clínica conquiste uma boa posição no mercado de saúde, oferecer um atendimento organizado, acessível e humano é fundamental. 

Segundo um artigo da Revista Cadernos de Saúde Pública:

“O atendimento médico permite realizar intervenções preventivas relacionadas com mudança de hábitos de vida, realização de atividades saudáveis e rastreamento de doenças em períodos assintomáticos.”

Neste artigo, você irá conferir tudo que precisa saber para oferecer um atendimento ambulatorial com eficácia, incluindo como ele funciona e seus pontos essenciais para aprimorá-lo em sua prática. 

Vamos começar?

O que é atendimento ambulatorial?

O atendimento médico ambulatorial é todo atendimento médico que não precisa de internação hospitalar. Por isso, ele inclui:

  • Exames;
  • Consultas;
  • Procedimentos e tratamentos realizados numa clínica. 

Nesses procedimentos, o paciente então não precisa ficar internado: o profissional realiza o atendimento e logo libera o paciente para retornar às suas atividades rotineiras. 

Dessa forma, esse tipo de atendimento visa acompanhar condições crônicas, realizar diagnósticos, prevenir doenças e tratar casos menos complexos. Tudo isso visando garantir eficiência e qualidade ao paciente. 

Como funciona o atendimento ambulatorial?

O atendimento ambulatorial precisa ser eficiente enquanto proporciona ao paciente consultas, exames e tratamentos sem a necessidade de internação. Normalmente, o processo funciona da seguinte forma:

  • Agendamento da consulta: em primeiro lugar, o paciente agenda uma consulta ou procedimento para ser atendido na clínica.
  • Realização da consulta: em seguida, acontece o momento da consulta, no qual o profissional irá realizar uma avaliação clínica, solicitar exames, prescrever tratamentos ou encaminhar para outros especialistas. Após o atendimento, o paciente é liberado para voltar a sua rotina com orientações de cuidado ou acompanhamentos futuros.
  • Consulta de retorno, se necessário: caso o paciente precise mostrar algum exame, ele retorna ao médico levando os resultados e o profissional consegue adaptar o tratamento atual ou prescrever algum, caso ainda não tenha feito. 

Esse modelo precisa funcionar de modo a levar ao paciente uma experiência otimizada e humanizada, contando com todos os recursos necessários para prevenir e tratar condições menos complexas. 

5 vantagens da tecnologia para o atendimento ambulatorial

Agora que você já sabe o que é e como funciona esse tipo de atendimento, é preciso entender como a tecnologia beneficia esses processos e leva mais qualidade ao paciente. 

Confira agora 5 vantagens de contar com um bom sistema para médicos nos seus atendimentos ambulatoriais: 

1. Maior agilidade no agendamento e na gestão de consultas

Em primeiro lugar, um bom sistema possibilita a organização e gestão de horários de forma muito mais eficiente.

Com o agendamento online, por exemplo, o paciente consegue agendar uma consulta ou procedimento em poucos minutos, a qualquer hora e a qualquer lugar. Basta apenas um celular com acesso à internet. 

Esse processo ainda gera vantagens aos profissionais da recepção. Com mais tempo disponível, eles poderão organizar quem chega à clínica, reduzindo o tempo de espera e facilitando o acompanhamento das consultas. 

2. Segurança e praticidade com o prontuário eletrônico

Em seguida, o prontuário eletrônico é outro grande aliado à segurança de dados e a um acesso rápido e seguro às informações dos pacientes. 

Com ele, você consegue acessar todo o histórico clínico em poucos cliques, o que agiliza a consulta e fornece a você mais tempo para focar na escuta ativa e atendimento humanizado. 

O histórico completo colabora também com a diminuição de erros médicos, evitando a duplicidade de exames, erros de prescrição e fornecendo um atendimento mais personalizado. 

3. Consultas a distância na telemedicina

Já imaginou levar seus atendimentos a qualquer lugar do Brasil? 

Com a telemedicina, é possível expandir seu atendimento ambulatorial e obter mais praticidade em consultas remotas seguras. 

Muitos profissionais utilizam a teleconsulta para solucionar dúvidas mais simples dos pacientes ou até mesmo para uma consulta de retorno. 

Esse tipo de tecnologia colabora tanto com o paciente quanto com você, profissional, pois permite uma comunicação ágil de qualquer lugar do país via internet. 

Com a prescrição eletrônica como aliada, você ainda consegue receitar medicamentos e levar ao paciente uma assistência completa. 

4. Monitoramento em tempo real

Os dispositivos wearables, como relógios e outros, permitem o monitoramento em tempo real dos pacientes. Por meio deles, é possível coletar dados importantes como pressão arterial, glicemia e frequência cardíaca. 

Esses dados te ajudam a cuidar com mais precisão, melhorando os resultados clínicos e proporcionando um acompanhamento mais eficiente. 

5. Otimização da gestão e do armazenamento de dados

Ao manter os prontuários dos pacientes em um sistema seguro, você facilita a gestão e o armazenamento deles mas, além disso, aumenta a segurança. 

Os sistemas médicos são desenvolvidos especialmente para a área e contam com recursos como criptografias, controle de acesso e armazenamento na nuvem. 

Esses recursos evitam acessos não autorizados e garantem a integridade das informações, conforme as recomendações da LGPD. 

Por isso, se você deseja otimizar seus atendimentos ambulatoriais, contar com um bom sistema para médicos é indispensável. 

Com o Versatilis System, você tem um sistema completo, seguro e versátil que oferece prontuário eletrônico, prescrição digital, telemedicina, gestão financeira, agendamento online e muito mais. 

Assim, você centraliza os dados da sua clínica ou consultório, obtendo fácil acesso a eles sempre que precisar. 

O Versatilis também é o único sistema híbrido do mercado. Ou seja, você pode usá-lo de forma online, com o armazenamento na nuvem, mas pode ainda contar com uma versão instalada no computador para não depender da conexão com a internet. 

Desse modo, você conta com a segurança e a praticidade do sistema na nuvem e também com a estabilidade do sistema instalado, que não depende da internet para funcionar. Interessante não acha? 

Saiba mais sobre esses e outros benefícios, conheça o Versatilis System

Agende uma demonstração gratuita sem compromisso e confira tudo isso na prática! Esperamos por você.

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Richard Riviere

Especialista em Saúde Digital, CEO e Co-Fundador da Versatilis System, o sistema de gestão DEFINITIVO das clínicas do Brasil.

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