Entender técnicas básicas para um bom atendimento ao paciente pode parecer uma atitude simples, mas é extremamente poderosa na fidelização.
Um bom atendimento ao paciente reflete na satisfação, fidelização e em melhores resultados clínicos.
Segundo um estudo de 2021 divulgado por um conteúdo da Universidade Federal de São Paulo, a adesão terapêutica de 57% teve influência direta pela boa relação médico-paciente, relatada por 64% dos participantes.
Nesse sentido, é indispensável conhecer e aplicar algumas técnicas básicas para o atendimento, tornando-o mais personalizado, empático e focado no paciente.
Neste artigo, vamos te ajudar a conhecê-las e a entender como aplicá-las no seu empreendimento para garantir uma experiência de excelência aos seus pacientes.
Vamos começar?
A importância das técnicas básicas para um bom atendimento ao paciente para a fidelização
As técnicas básicas para um bom atendimento ao paciente são fundamentais para garantir a qualidade dos cuidados e para promover a fidelização dos pacientes.
Afinal, quando você domina essas técnicas, consegue estabelecer uma conexão mais profunda com seus pacientes. Essa conexão é que irá contribuir para a construção de um relacionamento de confiança e respeito mútuos.
A escuta ativa, por exemplo, é uma das técnicas mais importantes para o atendimento ao paciente.
Assim, ao ouvir atentamente as preocupações, dúvidas e necessidades do paciente, é possível demonstrar empatia e mostrar que está genuinamente interessado em ajudar.
Uma atitude como essa, além de otimizar a experiência do paciente, também permite a obtenção de informações cruciais para um diagnóstico preciso e um plano de tratamento eficaz.
Além disso, o uso de uma linguagem clara e acessível é essencial para garantir que o paciente compreenda completamente sua condição, o tratamento recomendado e quaisquer instruções de acompanhamento.
Quando os pacientes se sentem capacitados e informados, eles são mais propensos a aderirem ao tratamento e a se envolverem ativamente no processo de cuidados de saúde.
Em suma, as técnicas básicas para um bom atendimento ao paciente desempenham um papel crucial na fidelização dos pacientes e impactam os resultados clínicos.
Desse modo, você constroi relacionamentos sólidos com seus pacientes, promovendo de forma geral uma experiência de cuidados de saúde mais satisfatória.
5 técnicas básicas para um bom atendimento ao paciente
Agora que você já entendeu a importância de conhecer essas técnicas até para melhorar a adesão ao tratamento, separamos a seguir algumas delas. Acompanhe!
1. Escuta Ativa
Embora pareça uma dica simples, a habilidade de ouvir atentamente as preocupações, necessidades e perguntas dos pacientes é indispensável para estabelecer uma relação de confiança.
Nesse sentido, a escuta ativa envolve dar total atenção ao paciente, fazendo perguntas claras para esclarecer suas preocupações e demonstrando empatia durante toda a interação.
Neste ponto, contar com a tecnologia de um bom prontuário eletrônico é de grande ajuda. Com ele, é possível anotar os dados do paciente de forma rápida, prática e segura, focando a atenção nele durante toda a consulta.
Com o prontuário, você elimina processos manuais desnecessários, e consegue se manter mais presente e focado no atendimento.
2. Comunicação Clara e Acessível
Em seguida, é crucial transmitir informações médicas de forma clara e compreensível para os pacientes.
Esta dica é importante pois, no dia a dia, como você está acostumado com termos clínicos, usa alguns deles de forma praticamente imperceptível.
Por isso, sempre cuide da sua comunicação. Evitar jargões médicos complexos, explicar os termos técnicos e utilizar exemplos simples ajudam os pacientes a entender melhor sua condição e o plano de tratamento recomendado.
3. Empatia e Respeito
Em seguida, demonstrar empatia e respeito pelo paciente é essencial para criar um ambiente de cuidado acolhedor.
Mesmo com pacientes mais difíceis, é preciso reconhecer suas emoções, validar suas preocupações e mostrar compaixão. Tudo isso contribui para fortalecer o vínculo entre o médico e o paciente.
4. Comunicação Não Verbal Positiva
Outro ponto fundamental é relacionado à linguagem corporal. Isso porque ela tem um impacto significativo na percepção do paciente.
Imagine que em um atendimento você está tão concentrado coletando os dados do paciente, que não o olha nos olhos ou sorri. Embora para você seja algo corriqueiro, o paciente pode se sentir desencorajado para fazer perguntas e se conectar.
Por outro lado, manter uma postura aberta e relaxada, fazer contato visual e sorrir quando apropriado transmite uma mensagem de confiança, interesse e cuidado.
5. Acompanhamento
Após o atendimento inicial, é importante fazer acompanhamento com o paciente para garantir que ele esteja seguindo o plano de tratamento e para responder a quaisquer dúvidas ou preocupações adicionais.
Uma dica que pode ajudar neste tópico é a utilização do e-mail marketing, por exemplo. Com ele, você consegue enviar comunicações com dicas de saúde e lembretes ou dúvidas sobre o tratamento, além de obter mais um canal de interação.
Essa atitude simples demonstra ao paciente que ele é valorizado e que sua saúde é uma prioridade.
Como a tecnologia colabora com um bom atendimento ao paciente
Ainda que as técnicas básicas sejam fundamentais para um bom atendimento, a tecnologia tem se tornado uma grande aliada ao proporcionar uma abordagem de cuidado mais eficiente e personalizada.
Uma das principais contribuições é o prontuário eletrônico, que centraliza informações médicas importantes, como histórico de saúde, exames e prescrições. Dessa forma, ele facilita o acesso e a tomada de decisões.
Além disso, a telemedicina está mudando a forma como os pacientes acessam os cuidados médicos ao possibilitar consultas remotas por meio de videoconferência e mensagens instantâneas.
Com ela, é possível ampliar o acesso aos serviços de saúde e reduzir as barreiras geográficas, tornando o atendimento mais conveniente e acessível.
Por meio de um bom sistema médico, como o Versatilis System, você conta com essas e outras vantagens, como a prescrição da Memed, que garante alertas de interações medicamentosas e possíveis alergias. Interessante, não acha?!
Em suma, a tecnologia está transformando os cuidados de saúde, tornando-os mais acessíveis, eficientes e centrados no paciente.
Ao aproveitar essas inovações, você oferece um atendimento mais personalizado e de alta qualidade, promovendo melhores resultados clínicos e uma experiência positiva para os pacientes.
Se você precisa contar com um sistema para obter esses e outros benefícios na sua clínica ou consultório, conheça o Versatilis System!
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