5 técnicas de marketing para médicos que você precisa conhecer

Richard Riviere
10 de novembro de 2024
Seta apontando para baixo.
médicos entendendo melhor sobre algumas técnicas de marketing

As técnicas de marketing para médicos te ajudam a atrair mais pacientes e fidelizar os que você já possui. Descubra como neste post! 

O mercado de saúde está cada vez mais competitivo. Segundo um levantamento da USP, 45 mil médicos irão se formar todos os anos, e em 2025, o Brasil terá mais médicos por habitantes que os Estados Unidos. 

Por esse motivo, atrair e fidelizar pacientes é um dos grandes desafios do mercado atual. Afinal, hoje o diferencial não está apenas no atendimento clínico, mas em como você comunica o valor do seu trabalho à comunidade.

O marketing para médicos, quando feito de forma correta e estratégica, é uma ótima ferramenta de conexão que fortalece a sua marca e favorece o relacionamento com seus pacientes. 

Neste artigo, você irá conferir 5 técnicas direcionadas ao seu mercado, e aprenderá como utilizá-las de forma ética para atrair cada vez mais pessoas para sua clínica. 

Vamos começar! 

Qual é a importância do marketing para médicos?

O marketing para médicos é uma estratégia que te ajuda a construir uma reputação sólida e a transmitir o valor dos seus serviços médicos com clareza e transparência.

Assim, especialmente na área da saúde, onde a confiança e a credibilidade são fundamentais, o marketing possibilita a educação dos pacientes, informação sobre condições de saúde e uma relação de proximidade de maneira ética. 

Com estratégias bem planejadas, você consegue consolidar uma excelente imagem profissional e ser encontrado por pacientes que buscam a resolução de seus problemas. 

Por tudo isso, essa estratégia é muito mais do que apenas a divulgação. Ela é um caminho sólido para você se comunicar melhor com seus pacientes, e construir uma marca na saúde sólida, que inspira confiança e excelência. 

5 técnicas de marketing para médicos que você precisa conhecer

Um marketing médico relevante e atrativo segue diretrizes éticas e todas as regulamentações da área, segundo o Manual de Publicidade Médica

Agora, você irá conferir 5 técnicas que não podem faltar na sua estratégia para fortalecer a conexão com seus pacientes, aumentar a visibilidade da sua clínica e consolidar sua autoridade profissional. 

Acompanhe! 

1. Marketing de conteúdo

Em primeiro lugar, os conteúdos educativos são uma das melhores maneiras de atrair e engajar pacientes. 

Ao postar artigos de blog, vídeos ou posts nas redes sociais explicando condições, tratamentos e prevenções, você oferece um grande valor não só a seus pacientes, mas a toda a comunidade. 

Afinal, em tempos de fake news, quanto mais informações corretas e seguras estiverem disponíveis online, melhor para a comunidade médica e toda a população. 

Para começar, elabore uma lista de temas que os pacientes sempre trazem como dúvidas nas consultas. Depois, escolha o melhor formato (vídeo, post nas redes sociais ou blogpost) e comece o desenvolvimento! 

2. SEO para médicos

Sendo complementar à primeira estratégia, no SEO para médicos você otimiza seu site médico e conteúdo para os mecanismos de busca, como o Google. 

Ou seja, você faz otimizações que permitem que o seu conteúdo seja encontrado por novos pacientes e outras pessoas da internet. Isso acontece pois, com um bom SEO, o seu site aparece nas primeiras páginas da pesquisa do Google! 

Para isso, o primeiro passo é investir em SEO local, colocando a sua clínica no Google Meu Negócio com informações atualizadas de endereço, telefone e horários de funcionamento. Disponibilizar o link para o agendamento online também é fundamental. 

Em seguida, conte com profissionais de marketing e desenvolvimento para ter um site otimizado aos mecanismos de busca. Isso é fundamental para te ajudar nas pesquisas. 

3. Gestão de redes sociais

As redes sociais são excelentes canais para se comunicar de forma próxima e acessível com os pacientes. Nesse sentido, ter um conteúdo voltado para a educação e interação te ajuda a criar uma comunidade fiel e engajada. 

Como médico, sua presença nas redes precisa ser ética, sempre pautada no respeito, e transmitindo conhecimentos valiosos, mas sem promover tratamentos milagrosos ou induzir o autodiagnóstico. 

Para começar suas estratégias, você pode ler o Manual de Publicidade Médica do CFM e conferir nosso artigo sobre o que não pode no marketing médico

4. Parcerias estratégicas 

Fazer parcerias estratégicas com outros profissionais de saúde também são valiosas para sua credibilidade. 

Por esse motivo, pesquise e conheça especialistas e clínicas que complementam o seu trabalho. Assim, você amplia sua rede de cuidados para os pacientes enquanto fortalece uma imagem de confiança e responsabilidade.  

5. Campanhas de e-mail marketing

O e-mail marketing ainda não é uma estratégia muito usada nas clínicas. Porém, ela é extremamente valiosa! 

Quando bem segmentado, os e-mails auxiliam no envio de conteúdos relevantes, lembretes de consulta, retorno e exames. Tudo isso ajuda a manter o paciente engajado e bem informado. 

Para começar, é preciso contar com um bom sistema de e-mail marketing, como o RD Station, e integrá-lo ao seu sistema médico. 

Conte com a tecnologia para revolucionar o marketing da sua clínica! 

A tecnologia é a sua maior aliada no marketing da clínica e na gestão do seu estabelecimento. 

Com um bom sistema para médicos, você obtém um software completo, que conta não só com a integração com e-mail marketing, mas com ferramentas indispensáveis para o seu dia a dia, como:

  • Prontuário eletrônico;
  • Prescrição eletrônica;
  • Agendamento online;
  • Gestão de pacientes;
  • Gestão financeira. 

Além disso, com um bom sistema você consegue oferecer a telemedicina, e expandir o alcance dos seus atendimentos para qualquer lugar do Brasil e do mundo. 

O Versatilis System é um sistema completo, seguro e versátil, que conta com essas e outras ferramentas que agilizam e entregam muito mais praticidade à sua rotina! 

O Versatilis já beneficiou mais de 15 mil usuários em todo o país, e a sua clínica pode se beneficiar também! 

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Richard Riviere

Especialista em Saúde Digital, CEO e Co-Fundador da Versatilis System, o sistema de gestão DEFINITIVO das clínicas do Brasil.

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