Como criar um site médico: tudo que você precisa saber para criar o seu

Richard Riviere
15 de fevereiro de 2023
Seta apontando para baixo.

Criar um site médico pode ter sido algo complicado de fazer no início da internet, que exigia conhecimento de linguagens de programação, como o HTML. Porém, atualmente, você pode criar um em poucos minutos com as boas práticas certas.

Para criar um site, você precisa registrar um nome, selecionar uma plataforma e produzir imagens atrativas para seu público-alvo, além de ter conhecimento básico de otimização para mecanismos de busca, ou ter uma equipe capacitada sobre o assunto.

No começo, talvez pareça muito complexo criar seu site sozinho, mas mesmo que você decida contratar uma agência ou novos colaboradores para fazerem essa tarefa, é importante ter um conhecimento básico para poder opinar sobre as estratégias.

Lembre-se que as redes sociais são importantes para qualquer marketing digital, mas nada irá substituir a importância de ter seu próprio site e blog, no qual você pode se posicionar de maneira mais institucional e educativa. 

Continue neste artigo para aprender como criar um site médico sem cometer os erros mais comuns. Boa leitura!

O que você irá conferir neste conteúdo

O que é um site médico?

Um site médico pode ser um conjunto de páginas ou uma página única disponível por meio de um servidor da internet. Para acessar o site, é necessário saber seu domínio ou ter clicado em um link, seja em uma rede social ou durante uma pesquisa no Google.

Ao acessar sites de clínicas e profissionais de saúde, você notará que a maioria dos sites médicos possuem estas seções:

  • Currículo do profissional
  • Blog (artigos educativos voltados para a área de atuação do profissional)
  • Agendamento online (para agendamento de consultas a distância)
  • Informações sobre os procedimentos realizados na clínica
  • Meios de contato (telefone, endereço, e-mail, formulário)
  • Redes sociais 
  • Informações sobre a clínica (estrutura, espaço)

Quando um paciente ou potencial paciente visita seu site, ele acessa pela URL (seu endereço eletrônico, no caso do nosso blog, esta é a nossa URL: https://www.versatilis.com.br/blog/) e pode navegar pelos conteúdos. 

O ideal é que seu site tenha HTTPS, ou seja, seja um site seguro. Esse fator ajuda muito no ranqueamento (te deixa nas primeiras posições de resultados de buscas feitas no Google e demais mecanismos de busca).

Como criar um site médico?

1. Registre seu domínio

O primeiro passo para criar seu site médico é registrar seu domínio. Muitos cometem o erro de realizar todo um planejamento de conteúdo em cima de um nome que não pode ser utilizado, pois já é o domínio de outra empresa.

Você precisa registrar seu domínio ao contratar uma hospedagem ou diretamente no órgão responsável por gerir os domínios brasileiros, o registro.br. Recomendo que vá até o registro.br, por ser um órgão oficial. 

Existem várias categorias de domínio, as .edu, por exemplo, são de domínios da educação, .gov são para os sites do governo, .com são mais gerais, enquanto o .com.br é a versão brasileira.

Geralmente, os domínios de site médicos utilizam o .com ou .com.br. 

Para ter seu próprio domínio, você precisa pagar uma taxa de cerca de 30 reais por ano. Porém, caso o domínio desejado já esteja registrado, você pode tentar comprá-lo do proprietário ou buscar outro nome para seu domínio. 

Lembre-se que, sem ter um domínio registrado, não é possível criar seu próprio site médico.  

2. Hospede o seu site médico

Assim como todos nós precisamos de um lugar para morar, seu site também precisa de uma hospedagem. Como o nome diz, ele será o “terreno” do seu site médico, no qual ficará todas as páginas, imagens e conteúdo.

Normalmente, você escolherá entre três tipos de hospedagem: compartilhada, dedicada e na nuvem.

A hospedagem compartilhada tem um valor mais acessível, porém, você precisa dividir o espaço do servidor com outros sites, o que reduz o desempenho e pode impactar na velocidade de carregamento do seu site, por exemplo.

A hospedagem dedicada é aquela exclusiva para seu site, geralmente é mais cara do que a compartilhada.

A hospedagem na nuvem não hospeda seu site em uma máquina física, ou seja, não é um armazenamento local. A nuvem fica disponível por meio da internet, em uma rede de máquinas que compartilham os recursos entre as mesmas. 

Nesse caso, seu site fica hospedado na nuvem, em uma parte isolada dessa rede de máquinas. 

A vantagem é que seu site não fica sujeito a defeitos de uma máquina física, é mais fácil aumentar a capacidade para receber mais pacientes, porém, o orçamento pode ser pesado para o bolso. 

3. Escolha um construtor de sites

Um construtor de sites é uma plataforma como o WordPress, um sistema de gestão de conteúdo para a internet. Inclusive, é a plataforma que eu recomendo e é a mais usada no mercado.

Por meio dos temas prontos e personalizáveis do WordPress, você não precisa contratar um design ou um desenvolvedor para ter seu próprio site, ele pode ser facilmente montado em poucos minutos. 

O WordPress.org é um software grátis e você tem controle total do seu site, podendo, inclusive, alterar a estrutura. Existe a versão premium com domínio personalizado, no qual é necessário investir, mas, para quem está iniciando, não é completamente necessário. 

É claro que, com o tempo, para ganhar mais agilidade e qualidade no seu marketing digital, será necessário contratar um designer e profissionais de marketing, ou uma agência especializada na área da saúde.

Para quem está começando, ao adotar esses 3 passos, você com certeza já começará a ver resultados, pois poderá compartilhar seu site com os pacientes, ser encontrado no Google, postar conteúdo e muito mais. 

Dica extra: antes de sair mexendo na estrutura do seu site, pense em quais serão as seções do seu site e faça uma lista. As mais comuns são:

  • Página inicial
  • Quem somos ou Sobre o profissional
  • Serviços (procedimentos realizados na clínica)
  • Depoimentos de pacientes satisfeitos e avaliações
  • Contato via formulário ou agendamento online

Dessa forma, você sabe que seu site terá pelo menos essas 5 seções em uma única página, ou três páginas que englobam todas as seções, por exemplo. Isso ajuda muito na organização e planejamento do seu site médico.

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Richard Riviere

Especialista em Saúde Digital, CEO e Co-Fundador da Versatilis System, o sistema de gestão DEFINITIVO das clínicas do Brasil.

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