Qual é a importância de um sistema de cadastro de pacientes

Richard Riviere
5 de agosto de 2023
Seta apontando para baixo.
sistema de cadastro de pacientes

Um sistema de cadastro de pacientes entrega grande praticidade a sua clínica ao colaborar com a gestão e a organização.

O cadastro de pacientes é um passo de grande importância na gestão de qualquer estabelecimento na área da saúde. 

Com ele, você mantém um contato sempre atualizado com os pacientes, e consegue acompanhar melhor os tratamentos, assim como utilizar as informações para estratégias de fidelização. 

Nesse sentido, a tecnologia cumpre uma ótima função, pois, com um bom sistema, é possível manter tudo organizado e atualizado. 

Neste artigo, você vai conferir o que é, qual a importância e como escolher o melhor sistema de cadastro de pacientes para seu empreendimento. 

Acompanhe! 

O que é e para que serve um sistema de cadastro de pacientes?

Um sistema de cadastro de pacientes é um sistema médico de gestão que facilita e organiza todos os dados da sua clínica ou consultório. 

Com ele, você consegue registrar e atualizar rapidamente tanto informações mais básicas, como nome, endereço, telefone e data de nascimento, até informações mais detalhadas, a depender de seu objetivo. 

Assim, com um sistema, você automatiza o processo manual de cadastro, e consegue inserir os dados de forma muito mais rápida e prática. 

Esse tipo de tecnologia também colabora com a acessibilidade das informações, de forma que você consegue localizá-las e visualizá-las com poucos cliques

Qual é a importância de um sistema de cadastro de pacientes?

Com a tecnologia de um bom sistema de cadastro, fica muito mais fácil manter um histórico sólido dos pacientes.

Além disso, os profissionais conquistam mais ferramentas para realizarem uma boa gestão durante consultas e treinamentos. 

Manter um cadastro atualizado e prático ainda colabora com a redução da burocracia, uma vez que o paciente não precisa ficar repetindo informações cada vez que chega à clínica. 

Outro ponto importante é que, com essa tecnologia, você conta com uma segurança de dados maior. 

Um sistema médico na nuvem, por exemplo, mantém seus dados em servidores seguros e, desse modo, eles ficam protegidos mesmo em caso de danos ao seu computador. 

O sistema de cadastro de pacientes também pode oferecer outras funcionalidades integradas, como o e-mail marketing. Assim, a clínica conquista um importante canal de comunicação com os pacientes. 

5 dicas para escolher o melhor sistema de cadastro de pacientes

Existem centenas de sistemas de cadastros disponíveis no mercado de forma que, muitas vezes, o profissional se vê com diversas dúvidas na hora de escolher o seu. 

Para te ajudar a optar pelo melhor sistema para a sua clínica, separamos algumas dicas que te ajudam a organizar as informações e tomar uma decisão mais assertiva. Confira a seguir! 

1. Entenda o funcionamento do sistema

O primeiro passo para escolher um bom sistema de cadastro de pacientes é entender como ele funciona, ou seja, se será instalado em sua máquina, ou se será totalmente na nuvem. 

Com um sistema na nuvem, você utiliza a internet para fazer seu login com o uso de uma senha, assim como você faz com o Facebook, por exemplo. 

Desse modo, suas informações ficam acessíveis a qualquer hora e de qualquer momento, basta apenas um dispositivo móvel e uma conexão com a internet. 

Nesse tipo de sistema, tudo fica salvo em um servidor seguro, como o AWS, da Amazon, um dos melhores do mundo. Por isso, caso aconteça qualquer coisa com o seu dispositivo, suas informações de cadastro de pacientes e as outras ficam protegidas. 

Já o sistema instalado fica na sua máquina. Ou seja, se você instalá-lo no computador da clínica, terá acesso a ele apenas por lá. 

A vantagem de um sistema como esse é que ele não depende da internet para funcionar e, dessa forma, você pode usá-lo normalmente de forma offline. 

Ainda existe outro tipo de sistema, o híbrido. O Versatilis System é o único sistema do mercado com esse modo de funcionamento. 

Com ele, você decide se quer o sistema instalado, ou na nuvem, mas a grande vantagem é que, mesmo ao optar pelo instalado, o sistema realiza salvamentos diários na nuvem assim que é conectado à internet. 

Consequentemente, você mantém suas informações protegidas mesmo ao optar pelo software instalado

2. Veja suas principais funcionalidades

Um sistema de cadastro de pacientes gera inúmeros benefícios à gestão e organização da sua clínica. No entanto, é possível ir além do cadastro e obter mais vantagens. 

Isso porque um software de gestão de cadastros também pode incluir outras funcionalidades, como prontuário eletrônico, agenda online e gestão financeira. 

Com essas funcionalidades, você torna a gestão da sua clínica muito mais completa, pois centraliza todas as informações em um único local, obtendo praticidade e segurança. 

Por isso, antes de escolher o seu sistema, verifique se essas ferramentas existem e, se existirem, quais são elas. 

3. Confira quais são as integrações

Outro ponto fundamental para avaliar em um sistema de cadastro de pacientes são as integrações. Com as integrações, você consegue obter mais vantagens e facilitar mais a comunicação com as pessoas. 

Por exemplo, com a integração com o e-mail marketing, é possível enviar comunicações, como avisos sobre a clínica e até e-mails relacionais, como felicitações de aniversário. 

Além disso, outras integrações possibilitam o uso das confirmações e lembretes de consulta. Com essas integrações, sua clínica pode reduzir as faltas em até 50% e facilitar bastante o encaixe de horários. Bem legal, não concorda?

4. Verifique se o sistema é simples de usar

A boa usabilidade do sistema de cadastro de pacientes também precisa ser levada em conta. Afinal, de nada adianta um sistema robusto, com várias funcionalidades e integrações, mas que seja difícil de usar. 

O Versatilis System, por exemplo, é um sistema prático, fácil de usar e versátil para se encaixar nas necessidades do seu estabelecimento. 

Um fator que possibilita essa facilidade é a opção de personalização, pois, com ela, você retira o que não utiliza e torna o preenchimento dos dados bem mais prático. 

5. Saiba como é o suporte

O suporte é fundamental para garantir que qualquer dúvida ou questão durante o uso do sistema será solucionada. 

Isso porque, por mais simples que o software seja, é comum situações de dúvida vez ou outra e, nessa hora, certifique-se de que o suporte do sistema em questão ofereça um atendimento ágil e humanizado

Assim, você não precisará falar com robôs ou abrir chamados que demoram a ser atendidos. 

No Versatilis, você tem uma equipe humanizada e disponível para solucionar suas dúvidas via e-mail, WhatsApp e telefone. 

Por isso, se você deseja conhecer um sistema de cadastro de pacientes completo, agende uma demonstração gratuita e confira na prática esses e outros benefícios do Versatilis System! 

Richard Riviere

Especialista em Saúde Digital, CEO e Co-Fundador da Versatilis System, o sistema de gestão DEFINITIVO das clínicas do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fácil, prático, versátil

A gestão da sua clínica não precisa ser complicada

Simplifique todos os processos com a solução mais moderna e eficiente do mercado.