A negligência no atendimento hospitalar é uma questão que, além de impactar a vida do paciente, gera consequências graves à instituição.
A negligência é uma questão séria que pode acontecer tanto nos consultórios como em hospitais e clínicas. Nesse sentido, ela compromete não só a segurança do paciente, mas toda a credibilidade da instituição.
Quando cresce a demanda e a complexidade dos tratamentos, evitar a negligência é um desafio ainda maior.
Por isso, estar atento às práticas seguras e atualizado em relação aos protocolos clínicos, bem como com a comunicação efetiva com a equipe é essencial.
Neste artigo, você irá conferir o que é a negligência no ambiente hospitalar, como ela acontece e como é possível prevenir esse tipo de situação, garantindo um cuidado seguro e ético no seu estabelecimento.
Vamos começar!
O que é e como acontece a negligência no atendimento hospitalar?
A negligência no atendimento hospitalar acontece quando um profissional não age de acordo com o padrão esperado para o atendimento médico, causando um dano ao paciente.
Desse modo, ela pode se manifestar de muitas maneiras, desde a falha na realização de exames importantes à omissão no caso da necessidade de procedimentos urgentes.
É preciso ressaltar que, diferentemente do que acontece em um erro médico inevitável, a negligência envolve a ausência de um cuidado básico e necessário em situações que poderiam ser evitadas.
Por exemplo, imagine que um paciente não seja acompanhado de forma adequada após uma cirurgia, e por isso se lesione? Ou que recebe a administração incorreta de algum medicamento? Tudo isso causa danos sérios ao paciente.
Nesse sentido, a falha na comunicação entre a equipe também pode configurar uma negligência. Do mesmo modo, as falhas na documentação do prontuário e a ausência de monitoramento constante têm grandes chances de levar a erros médicos.
É importante também lembrar que a negligência nem sempre resulta de uma ação isolada, mas de diversos problemas que, em conjunto, acabam por criar situações assim.
A falta de treinamento adequado, sobrecarga de trabalho e uma estrutura tecnológica deficiente no hospital são exemplos que colaboram com a má qualidade do atendimento e o aumento da chance de negligência.
5 passos para evitar a negligência no atendimento hospitalar
Você e todos os outros profissionais da área da saúde precisam ficar atentos e cientes das práticas recomendadas, de modo a sempre manter os padrões éticos e clínicos exigidos pela profissão.
Confira a seguir 5 passos fundamentais para alcançar esse objetivo e diminuir as chances de negligência no seu estabelecimento:
Passo 1: esteja sempre atualizado em relação aos protocolos médicos
Em primeiro lugar, precisamos dizer que a medicina é uma área em constante evolução. Ou seja, é preciso estar sempre atento a novos protocolos e avanços tecnológicos para evitar a negligência e manter um bom atendimento.
Por isso, participe de cursos de educação continuada, workshops e conferência para se manter informado sobre as novas práticas e descobertas e evitar antigos padrões de atendimento que possam afetar a segurança do paciente.
Passo 2: documente todo o histórico do paciente de forma detalhada
Em seguida, manter uma documentação adequada e bem organizada é indispensável para levar ao paciente uma boa experiência.
Neste ponto, o prontuário eletrônico é o seu melhor aliado. Com ele, você consegue centralizar de forma segura todos os dados clínicos, desde o histórico médico às intervenções realizadas, e tudo isso fica acessível em poucos cliques!
O prontuário eletrônico também facilita a comunicação entre os outros profissionais envolvidos no cuidado, pois permite um compartilhamento de dados fácil e seguro.
Por isso, contar com esse tipo de ferramenta e mantê-lo sempre atualizado é um passo obrigatório para evitar a negligência.
Passo 3: mantenha uma boa comunicação com a sua equipe
Você sabia que as falhas na comunicação também são grandes responsáveis pelos erros no ambiente hospitalar?
Para evitar esse tipo de coisa, é indispensável manter uma comunicação clara e direta entre todos os colaboradores, especialmente durante trocas de plantão, cirurgias ou casos de paciente crítico.
Como mencionado acima, o uso do prontuário eletrônico e de um bom sistema de gestão é uma excelente opção e ajuda a manter uma comunicação fluida tanto entre os profissionais como entre profissionais e pacientes.
Passo 4: cuidado com a carga de trabalho e o bem-estar dos colaboradores
Jornadas cansativas e a falta de descanso dos colaboradores também é um sinal de alerta. Afinal, essa pressão constante compromete o discernimento e a execução de tarefas rotineiras.
Assim, procure garantir que a sua equipe esteja trabalhando em condições saudáveis, sempre respeitando os limites pessoais de cada um e cuidando da saúde mental do grupo.
Passo 5: monitore seus processos de forma constante
Monitorar os processos do hospital ou clínica ajuda a identificar áreas de risco antes mesmo da ocorrência de uma negligência.
Dessa forma, faça auditorias internas regulares, acompanhe indicadores de qualidade e reuniões de feedback. Afinal, essas ferramentas são essenciais para manter as melhores práticas e minimizar a chance de negligência.
Como a tecnologia te ajuda a evitar a negligência hospitalar
A tecnologia é uma grande aliada quando o assunto é evitar a negligência hospitalar.
Com um bom sistema de gestão para clínicas e consultórios, você consegue ter mais eficiência, centralizar os dados clínicos do paciente e facilitar a comunicação entre os colaboradores.
O Versatilis System é um sistema completo, versátil e seguro, que conta com prontuário eletrônico, prescrição, telemedicina, agendamento online, gestão de pacientes e muito mais.
Com ele, você otimiza seus processos, protege seus dados e mantém todo o histórico do paciente organizado em um só lugar e acessível em poucos cliques.
Essa facilidade ajuda no cuidado ao paciente, pois permite que você acesse o histórico completo de cada um de forma fácil, e compartilhe com outros profissionais da saúde, caso seja necessário.
Por isso, se você deseja manter a qualidade do seu atendimento e evitar a negligência e outros erros na sua clínica, conheça o Versatilis System!
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