O marketing digital para consultórios médicos refere-se a qualquer ação que visa construir sua marca na internet e agregar valor para pacientes, permitindo que você atraia novos pacientes e fidelize aqueles que já conhecem seu serviço.
Alguns dados e estatísticas sobre o marketing digital mostram a importância de adotar essa estratégia no seu marketing médico:
“92,1% das empresas estão nas mídias sociais e 99,5% das agências usam pelo menos uma ferramenta de marketing digital. 71% das empresas adotam o marketing de conteúdo e mais de ⅓ dos gestores acreditam que, nos próximos 5 anos, o digital será responsável por 75% dos investimentos da empresa no setor.”
Você já deve ter ouvido que, hoje em dia, quem não está na internet, não é encontrado, certo? Algumas pessoas vão até um pouco mais longe e afirmam: quem não está online, não existe.
Sem querermos ser tão categóricos, mas reforçando a importância de uma presença digital, hoje nós reunimos aqui o passo a passo básico para você se posicionar na internet.
O que é marketing digital?
O marketing digital é a principal área responsável por definir as estratégias de divulgação, comunicação e presença na internet.
Por meio de diversos processos e técnicas, já se consolidou como a vertente de conhecimento capaz de usar a publicidade e a tecnologia de modo estratégico para potencializar a ação das marcas.
Devido ao boom digital que vivemos nos últimos anos, com a expansão e legitimação das redes sociais como meios comerciais, nunca houveram tantas ferramentas disponíveis e profissionais especializados nisso para criar estratégias digitais robustas, baseadas em dados e que, com certeza, exponenciarão a abrangência do seu negócio.
Para iniciar seus estudos sobre marketing digital, é importante conhecer alguns conceitos que vão guiar suas estratégias. Veja quais são eles:
- Inbound Marketing: diferente do marketing tradicional, que vendia serviços a todo custo para os clientes por meio de spams, telemarketing e anúncios na TV, o inbound marketing busca atrair clientes de forma natural, sem forçar vendas. O inbound marketing entende qual é a dor do seu público e como seu serviço pode solucioná-lo, por meio de conceitos como marketing de conteúdo e e-mail marketing, que veremos mais detalhadamente a seguir;
- Marketing de Conteúdo: estratégias que se baseiam na construção de conteúdos úteis para seus pacientes, que criarão um relacionamento duradouro com os mesmos e permitirão que eles se sintam mais confiantes em marcar uma consulta em seu consultório, pois já terão conhecido seus serviços por meio de posts nas redes sociais, artigos no blog, entre outros formatos de conteúdo, como vídeos, podcasts e infográficos;
- SEO: também conhecido como Searching Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Buscas, o SEO é responsável pelas ações que você realiza em seu site ou blog, por exemplo, para aparecer nos primeiros resultados de busca feitos pelos pacientes. O Google, um dos mecanismos de buscas mais utilizados no mundo, usa diversos algoritmos que levam em consideração a qualidade do conteúdo da página, velocidade de carregamento, experiência do usuário, palavras-chaves utilizadas, autoridade do domínio e da página, entre outros;
- E-mail marketing: comunicação com seu público por meio de e-mails personalizados e automáticos, ou seja, ao ter os endereços de e-mails dos seus pacientes registrados e com a autorização deles, você pode manter um relacionamento a distância com envio de mensagens como feliz aniversário, felicitações em datas comemorativas, conteúdos educativos sobre saúde e divulgação dos serviços prestados na clínica;
- Experiência do usuário: um dos conceitos mais falados no marketing e não é à toa, pois hoje toda estratégia de marketing deve ser centrada na experiência do usuário. Isso significa que seu site deve ter uma boa navegabilidade, ou seja, deve ser fácil de navegar e ter um bom design (layout), além de um tempo de carregamento curto e entregar um conteúdo útil e relevante para seu público;
- Web metrics ou métricas da internet: uma das maiores vantagens de investir no marketing digital é ter métricas fáceis de serem mensuradas, ou seja, você consegue avaliar se seus investimentos realmente estão trazendo o retorno necessário para sua clínica, como aumento no número de consultas ou construção de uma marca forte no mercado. Algumas das métricas mais acompanhadas no marketing digital são as taxas de cliques, tráfego, compartilhamento e conversão. Elas podem ser acompanhadas por plataformas como o Google Analytics, Facebook Insights, RD Station, Moz, HootSuite, entre outras.
Como implementar o marketing digital em seu consultório médico
Conheça o código de ética da sua profissão
Assim como os médicos devem seguir o Juramento de Hipócrates para exercer sua profissão, a internet também tem suas próprias regras.
Especialmente devido ao crescimento acelerado do mundo digital, vários Conselhos que guiam os profissionais das mais diversas áreas, já criam um código de ética que deve ser seguido por aqui.
Psicólogos, por exemplo, não podem divulgar o valor de suas sessões como forma de fazer propaganda. O atendimento via Telemedicina não pode ser oferecido fora dos meios autorizados pelo CFM.
Algumas áreas também não autorizam a divulgação de depoimentos pessoais, ou a divulgação de produtos relacionados ao nicho da saúde.
Para não ter nenhum problema legal é preciso estudar tudo aquilo que está ou não autorizado a ser realizado no meio digital.
Veja as principais regras que um consultório médico deve seguir em seu marketing digital:
- É proibido o uso de fotos de pacientes como imagens de “antes” e “depois”, mesmo com autorização
- É vedado a divulgação de mais de duas especialidades médicas, mesmo que o médico possa mais de duas
- É proibido expressões como “o melhor médico”, “o melhor tratamento”, “resultados garantidos”, “tecnologia única”, assim por diante, pois nenhuma divulgação deve garantir resultados ou trazer falas sensacionalistas
- Médicos não podem participar de anúncios de produtos, marcas, métodos ou técnicas que não foram aceitos pela comunidade científica, bem como divulgação de técnicas exclusivas
- É proibido divulgar em anúncios preços de atendimentos, procedimentos e/ou formas de pagamento e parcelamento, sendo uma comunicação restrita ao atendimento do paciente
- É vedado o uso de descontos ou promoções nos serviços prestados pelo consultório como forma de se diferenciar dos concorrentes
Crie seu branding
Por definição, o branding refere-se à gestão da marca. Essa área engloba todas as estratégias utilizadas para tornar o seu negócio mais conhecido pelo seu público-alvo e pelo mercado.
O nome pode parecer um pouco desconhecido, mas a prática já é bem recorrente. O branding vai muito além de definir uma logo, um slogan e as cores da marca.
Ele se preocupa com os pontos de contato com o cliente, a jornada do usuário, a experiência do seu paciente e muito mais. Se dedica a entender quais sensações você quer causar, qual tipo de relação quer construir com o seu público, e qual personalidade sua marca deseja ter.
Cadastre-se no Google Business/Google Meu Negócio
Esse é um serviço gratuito e fácil de usar, desenvolvido e disponibilizado pela Google, com o intuito de ajudar o posicionamento do seu negócio nas outras ferramentas dessa empresa como, por exemplo, o Google Maps e nas próprias pesquisas.
Por meio dele, você consegue adicionar todas as informações sobre o seu negócio, editá-las, receber feedbacks públicos dos seus serviços e também ranquear nas principais pesquisas, através do uso do SEO.
Abra seus perfis nas redes sociais
Outra forma gratuita de estabelecer sua presença digital é através da criação de perfis nas redes sociais. As principais, hoje em dia, são o Instagram e o Facebook, mas também já existem estratégias de posicionamento para Pinterest, Twitter, LinkedIn, entre outros.
O Facebook tem uma página especial para negócios, na qual você coloca os dados de funcionamento da sua clínica, informações de contato, e também divulga serviços e interage com clientes.
O Instagram tem apresentado cada vez mais ferramentas focadas para a área comercial. Também oferece um perfil específico e, recentemente, incluiu a possibilidade de abrir uma “loja” no próprio perfil, onde você apresenta sua cartela de serviços e preços, e o cliente realiza a compra via app.
Dependendo do negócio, o Instagram consegue gerar mais engajamento e um retorno mais rápido, devido a sua dinamicidade, através dos Stories, Reels e IGTV. É tudo uma questão de saber usar as possibilidades das redes sociais de modo estratégico.
Estude os Social Ads
O cadastro na maioria das redes sociais é gratuito. Por isso que esses meios abrangem uma concentração tão grande de pessoas e interações.
Contudo, para que essas empresas tenham faturamento, o meio mais comum acaba sendo através da cobrança pela divulgação, ou Ads, para a venda de produtos e serviços dentro das redes.
Cada uma delas tem seu próprio meio de gerir anúncios, com suas particularidades. O mais interessante é a possibilidade de nichar suas divulgações, de um modo nunca antes alcançado.
Hoje, você pode definir o gênero, a posição social, o estado civil, dentre várias outras características das pessoas a quem você gostaria que o seu anúncio fosse entregue. É essencial conhecer sobre os Ads, para utilizá-los de forma certeira.
Desenvolva seu site ou landing page
Foi-se o tempo em que criar um site era algo complicado e que demandava muito tempo. Hoje em dia, já existem muitas plataformas que oferecem site “pré-moldados” e fáceis de criar.
Nelas, você constrói seu próprio site como se fosse um Lego, juntando blocos e pedaços prontos e personalizados com a cara da sua marca.
Outra possibilidade também é a construção de uma landing page, um formato mais simples de site.
Normalmente constituído de apenas uma página, a LP tem o objetivo de apresentar sua clínica, os serviços que dispõe, e finalizar com um botão com uma chamada para a ação (uma compra ou o agendamento de algum serviço, por exemplo).
Apesar de ambos poderem ser feitos de modo autônomo, caso você possa investir um pouco mais, o ideal é contratar uma empresa especializada, para a confecção de um site mais profissional.
Integre-se ao RD Station
Apesar de ser pago, o RD Station é um investimento que vale a pena. Considerada a melhor plataforma de gestão e automação de marketing digital da América Latina, eles oferecem um serviço que une, em um lugar só, a administração de todas as ferramentas que você precisará usar na sua aventura online.
Nele, é possível agendar postagens em todas as redes sociais, responder aos contatos que chegam por esse meios, mandar emails e muito mais. Mas, mais importante que tudo isso, é poder conferir as estatísticas e os dados gerados através dele.
Isso permite que ajustes sejam feitos e decisões sejam tomadas com mais embasamento.
Conte com um software de gestão que te apoie no marketing médico
A tecnologia se desenvolveu e, de modo imperativo, estabeleceu sua importância na nossa sociedade. Como pudemos ver, são vários os fatores necessários para ter uma presença digital de respeito e eficiente.
Porém, também conferimos que são diversas as opções de ferramentas que nos auxiliam nessa missão.
Você não precisa gerir sua clínica sem ajuda. Pelo contrário, hoje já existem sistemas específicos para isso, como o Versatilis, uma plataforma de gestão de clínicas e consultórios, desenvolvida por quem tem experiência no assunto.
Além de auxiliar na gestão financeira, de estoque, agenda, atendimento e muito mais, ele também já possui integração com o RD Station. Dessa forma, em um mesmo ambiente digital, você pode ter uma visão holística do seu negócio e administrá-lo de modo que todas as áreas se auxiliem e se complementam.
Comece a cuidar do gerenciamento inteligente da sua clínica o quanto antes. Ter a tecnologia como aliada só potenciará seus resultados. Marque agora mesmo uma demonstração com um dos consultores do Versatilis, e entenda como esse sistema personalizável pode se adaptar ao seu negócio.
Como se especializar em marketing digital para consultórios
Como você viu ao longo do artigo, o marketing digital possui muitos conceitos, estratégias e ações que você pode utilizar. Agora que você iniciou seus estudos, não deixe de se aprofundar com outros materiais.
Veja a seguir nossa coletânea dos melhores locais para se especializar.
- Blog da RD Station e RD University: a RD Station é uma das maiores referências em marketing digital do país, com diversas soluções completas para o marketing de qualquer empresa, como já citamos no artigo. Em seu blog e plataforma de cursos, você pode aprender mais sobre as estratégias que você viu no artigo de forma gratuita;
- Blog da Rock Content e Rock University: a Rock Content, assim como a RD Station, é uma das empresas referência em marketing digital e marketing de conteúdo no Brasil. A empresa presta serviços voltados para marketing de conteúdo e marketing digital, oferecendo artigos educativos sobre assunto e ótimos cursos gratuitos;
- Blog da Hubspot e Hubspot Academy: a Hubspot é uma das maiores plataformas de CRM do mundo (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente), e seus conteúdos gratuitos como blog posts e cursos também são referência quando falamos de qualidade!
Não se esqueça que você também pode contar com o apoio de uma agência de marketing especializada na área da saúde. Ao terceirizar seu marketing digital, você pode contar com especialistas na área e uma equipe à disposição do seu consultório.
Porém, mesmo que você contrate uma agência, é importante estudar sobre as estratégias para conseguir opinar em como a agência deve divulgar seus serviços, sempre levando em consideração o Código de Ética do Conselho Federal de Medicina.
Você também pode optar por contratar um profissional de marketing para seu consultório, tornando-o parte da sua equipe médica e garantindo estratégias ainda mais personalizadas, já que o profissional fará parte do seu consultório e conhecerá a fundo seus serviços.
Neste artigo você aprendeu sobre o que é marketing digital, principais conceitos e como começar na área. Não deixe de ver mais sobre a Versatilis System em nossa página e acompanhar os artigos do blog!