O marketing de relacionamento na clínica tem o potencial de atrair e fidelizar pacientes, além de favorecer a valorização de seus serviços.
A globalização e o maior acesso às tecnologias de comunicação mudaram o comportamento dos clientes e pacientes.
Somado a isso, a crescente competitividade no mercado da saúde traz a necessidade de se diferenciar da concorrência investindo no relacionamento com os pacientes que a cada dia valorizam mais boas experiências na clínica.
Nesse sentido, o marketing de relacionamento é um excelente aliado para colaborar com essa experiência e gerar mais fidelização.
Por isso, neste artigo separamos para você o que é, qual a importância e ótimas dicas para começar a aplicar essa estratégia no seu empreendimento.
Vamos lá?
O que é e qual a importância do marketing de relacionamento na clínica?
O marketing de relacionamento na clínica corresponde ao conjunto de estratégias de construção e disseminação de uma marca visando o relacionamento com os clientes para alcançar a fidelização.
Esse tipo de estratégia é indispensável, pois o perfil do paciente mudou. Agora, os pacientes valorizam não apenas obter um bom serviço na clínica, mas também ter uma boa experiência com o atendimento na totalidade e ver suas necessidades atendidas.
Por esse motivo, pensar em estratégias inovadoras de marketing e otimizar a jornada do paciente é valorizá-lo da forma como ele deseja.
Vale lembrar que, no caso de um estabelecimento de saúde, o paciente é o seu cliente e, por consequência, seu ativo mais importante. Philip Kotler, considerado o maior especialista em marketing, em seu livro Marketing de A a Z, levanta que:
“O cliente é nosso visitante mais importante. Ele não depende de nós – nós é que dependemos dele. Não é um estranho em nosso negócio – é parte dele. Não prestamos nenhum favor aos clientes quando os servimos. Ao contrário, ele é que nos presta um favor, ao dar-nos a oportunidade de servi-lo.”
Ao aplicar o marketing de relacionamento na clínica, você obtém um bom posicionamento de marca, se aproxima de seus pacientes e foca na estratégia capaz de garantir segurança e crescimento para o seu empreendimento.
5 dicas para usar o marketing de relacionamento na clínica
O marketing de relacionamento na clínica é uma das melhores estratégias para alcançar a fidelização de pacientes. Isso porque ele irá direcionar o seu foco para o relacionamento, o que qualifica a experiência com seus serviços.
Assim, o ideal é aplicá-lo em todos os momentos da jornada do paciente. Desde o pré até o pós-consulta.
O maior benefício dela é não apenas fidelizar, mas fazer com que as pessoas divulguem seus serviços para amigos e familiares, colaborando com o marketing boca a boca, fundamental para aumentar a credibilidade do estabelecimento.
Porém, como começar a aplicar essa poderosa estratégia na clínica? É o que você irá conferir nas dicas que separamos a seguir!
1. Entenda quem é seu público-alvo
O primeiro passo para aplicar o marketing de relacionamento na clínica é entender quem é o seu público-alvo, ou seja, quem são seus pacientes.
Afinal, como o foco dessa estratégia é o relacionamento e comunicação, é necessário entender com quem você estará falando.
Para alcançar esse objetivo, pesquise seu público para responder às seguintes questões:
- Dados demográficos: qual a faixa etária e gênero de seus pacientes?
- Desejos e anseios: o que eles mais desejam com seus serviços? Eles possuem algum medo ou receio em relação ao tratamento? Se sim, quais são eles?
- Comportamento: eles estão presentes nas redes sociais? Em quais?
Ao responder perguntas como essas, você já terá uma excelente ideia de seu público e poderá começar a pensar no planejamento de marketing.
Caso você não saiba como coletar essas informações, uma boa dica é fazer uma pesquisa interna. Para isso, você pode tanto utilizar questionários físicos entregues pelas recepcionistas, quanto digitais, enviados via e-mail marketing.
2. Defina sua estratégia
Agora que você já conhece seu público, é hora de começar a pensar nas estratégias.
Desse modo, é importante utilizar a tecnologia e ações de marketing online. Dentre os canais normalmente usados, estão as redes sociais e o e-mail marketing.
Nesse sentido, enquanto as redes serão usadas para divulgar seus conteúdos de valor a um público cada vez maior, o e-mail marketing será um canal mais próximo.
Para utilizar o e-mail marketing na clínica e para que ele seja efetivo dentro do marketing de relacionamento, é ideal contar com uma boa ferramenta de CRM, ou seja, gestão de relacionamento com o cliente.
Um exemplo é a RD Station, ou Nectar CRM. Com essas ferramentas, você consegue detectar oportunidades por meio da integração das ações dos pacientes em um sistema médico, como o Versatilis System.
Assim, se um paciente ligar para saber o preço de uma consulta ou de um pacote, você consegue utilizar esse contato em sua ferramenta de CRM.
Desse modo, é possível enviar conteúdos solucionando possíveis dúvidas para verificar por que o paciente ligou, mas ainda não agendou uma consulta.
Vale lembrar que o marketing de relacionamento vai além desses pontos e passa, principalmente, por um atendimento de excelência na clínica.
3. Faça um planejamento
O próximo passo para aplicar o marketing de relacionamento na clínica é fazer um planejamento.
Neste ponto, você pode tanto fazer um planejamento de temas de conteúdos para enviar via e-mail marketing ou publicar nas redes sociais, quanto planejar campanhas para a clínica.
Por exemplo, durante o outubro rosa e o novembro azul, você pode promover uma ação mostrando a importância dos exames preventivos. Isso irá trazer audiência para sua clínica e será de grande valia para a sociedade.
Além disso, nesta etapa também é necessário olhar para a jornada do paciente a fim de entender se existem pontos de melhoria. Tudo isso é marketing de relacionamento e, ao otimizar esses pontos, você terá uma ótima estratégia!
Após o planejamento, você já pode começar a colocar a mão na massa e aproveitar todos os benefícios.
4. Conte com a tecnologia
A tecnologia é uma grande aliada do marketing de relacionamento. Isso porque, atualmente, essa estratégia é mais focada no digital, uma vez que permite uma aproximação maior com os pacientes.
Por isso, contar com um bom sistema de gestão que ofereça integração com uma ferramenta de CRM, como o Nectar CRM, é uma excelente aposta.
Com essa ferramenta, seus e-mails serão entregues a toda sua base, e você poderá, inclusive, apostar em estratégias personalizadas, como o envio de felicitações de aniversários.
Tudo isso faz uma grande diferença aos pacientes, que saberão que o seu cuidado vai além do momento da consulta.
5. Mantenha a consistência
Para que o marketing de relacionamento na clínica gere resultados, é essencial pensar no longo prazo e manter a consistência.
Afinal, a construção de uma marca não acontece de um dia para o outro. Por isso, mantenha o foco!
Ao longo deste artigo, você conferiu dicas valiosas sobre o marketing de relacionamento e quais são as vantagens dele para sua clínica.
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