LinkedIn para médicos: veja se vale a pena e como usar

Richard Riviere
15 de março de 2023
Seta apontando para baixo.

O LinkedIn para médicos é uma rede social focada no âmbito profissional, utilizada como forma de divulgar seu currículo, certificados e experiências, bem como encontrar profissionais na sua área, ser encontrado, fazer networking e achar emprego.

Como você já deve ter notado, existem diversas funções que o LinkedIn pode cumprir para sua carreira e para sua instituição de saúde, porém, cabe a você avaliar quais fazem sentido para a sua realidade. 

Um fato é inegável: o LinkedIn se torna mais popular a cada ano e os profissionais de saúde já começaram a participar desse movimento. 

Segundo uma publicação da Kinsta, o interesse pela pesquisa do termo “LinkedIn” aumentou mais de 212% nos últimos 12 anos. Inclusive, se você encontrou este artigo, deve ter pesquisado LinkedIn no Google ou outro mecanismo de busca: acertei?

Atualmente a rede social possui 830 milhões de membros e mais de 58 milhões de empresas registradas. São muitos usuários em busca de desenvolvimento profissional e conexões, não concorda?

Neste artigo você vai aprender mais sobre o LinkedIn, se ele realmente vale a pena e como criar sua conta. Continue a leitura!

Qual a importância do LinkedIn para médicos? Vale a pena?

O LinkedIn é uma rede social importante e podemos averiguar essa constatação por meio das estatísticas da própria plataforma. 

De acordo com a publicação citada anteriormente no artigo, dos usuários do LinkedIn que acessam a plataforma todo mês, 40% acessam diariamente. A plataforma é popular entre estudantes universitários e pessoas que já atuam no mercado de trabalho.

Nos Estados Unidos, por exemplo, 50% dos adultos com bacharelado ou grau avançado são usuários do LinkedIn. Apenas 10% das pessoas na rede social não possuem certificação além do ensino médio. 

Ainda segundo os dados dos Estados Unidos, 44% dos usuários do LinkedIn têm uma renda anual maior que $75.000, valor acima da média salarial nacional do país. 

70% dos usuários do LinkedIn estão fora dos Estados Unidos, entretanto, o país tem o maior número de usuários (133 milhões). 

57% dos usuários do LinkedIn são homens e as pessoas da geração millennials (ou geração Y) representam 59%, sendo 11 milhões com cargos influentes em tomadas de decisão.

Apesar desses números impressionantes, ainda resta a reflexão: é uma rede social válida para médicos? Os profissionais de saúde podem se beneficiar ao investir tempo, energia e talvez dinheiro na plataforma?

Ao realizar benchmarks (pesquisas de concorrência) no mercado, você vai notar que são pouquíssimos os casos de instituições de saúde que usam a rede social para atrair pacientes

Diferente do Instagram, por exemplo, que visa o engajamento com o público-alvo da sua instituição e divulgação dos seus serviços médicos, ou seja, a atração de novos pacientes, o LinkedIn possui outro foco.

O LinkedIn pode não atrair pacientes, mas ele atrai profissionais. Ele facilita o recrutamento de funcionários, trabalha o branding (marketing institucional) da sua empresa e facilita seu reconhecimento como referência em sua área.

Médicos que possuem um bom perfil no LinkedIn e são influentes (também conhecidos como Top Voices na plataforma), realmente influenciam o mercado e a rede social, são escutados e conseguem mais oportunidades profissionais. 

Ou seja, se você tem interesse em ser encontrado para fins profissionais ou deseja ter uma presença forte no LinkedIn para divulgar a marca da sua instituição e divulgar vagas de emprego, sim, vale a pena investir na plataforma. 

LinkedIn para médicos: como usar e criar sua conta

Para entender como usar o LinkedIn, antes, é preciso conhecer mais sobre seu valor e seus planos.

Em 2016 a Microsoft adquiriu o LinkedIn pelo valor de US$ 26,2 bilhões. Enquanto outras redes sociais dependem de anúncios, a maior receita do LinkedIn vem pelos pagamentos dos seus usuários.

A receita anual do Linkedin é de US$ 8,05 bilhões. 39% dos usuários pagam pelo LinkedIn Premium que possui quatro níveis de preço:

  • Career: $39,99 por mês 
  • Business: $55,99 por mês (no pacote anual) 
  • Núcleo do Navegador de Vendas (Sales Navigator Core): $79,99 por mês (no pacote anual) 
  • Contratação (Recruiter Lite): $169.95 por mês (no pacote anual) 

O plano mais barato, Career, é o melhor pacote para quem está no LinkedIn apenas a procura de emprego. Você consegue ver quem viu seu perfil, em quantas buscas você apareceu, informações adicionais em vagas (como o salário), entre outras vantagens.

O plano Business, como o próprio nome diz, é mais voltado para empresas e possui benefícios como a visualização ilimitada dos perfis que acessaram seu perfil nos últimos 90 dias.

O Sales Navigator Core ou plano Núcleo do Navegador de Vendas é o plano para quem está no LinkedIn com o objetivo de gerar vendas e leads (captar informações de potenciais pacientes).

O plano de Contratação ou Recruiter Lite é utilizado por profissionais de RH (gestão de pessoas) com a função de contratar colaboradores, eles conseguem realizar anúncios de vagas, ter alerta de pesquisas de candidaturas, recomendações, entre outros recursos.

Mas não se preocupe, não é necessário assinar um plano para fazer bom uso da plataforma. Você pode usar – e muito – o LinkedIn na sua versão gratuita. 

Veja nosso passo a passo de como criar sua conta:

  1. Acesse a página de cadastro do LinkedIn (https://linkedin.com/reg/join);
  2. Registre seu nome, sobrenome, endereço de e-mail e uma senha. Ah, de acordo com o Contrato de Usuário da plataforma (https://www.linkedin.com/legal/user-agreement), é proibido usar nomes falsos/fictícios;
  3. Clique em “Cadastre-se agora” após terminar de preencher seus dados pessoais;
  4. Finalize as etapas adicionais necessárias.

Para criar uma conta para a sua empresa é necessário ter sua conta pessoal criada. Siga este guia:

  1. Clique na opção “Soluções” no canto direito superior da tela inicial;
  2. Selecione a opção “Crie uma Company Page” no final da aba;
  3. Adicione o nome da sua empresa e a URL da sua página corporativa, como seu site médico;
  4. Aceite o termo de compromisso de responsabilidade para falar pela empresa;
  5. Clique em “Criar Página”;
  6. Adicione uma foto de perfil como a logo da empresa, uma capa e uma descrição para ter um perfil mais completo;
  7. Complemente os outros campos, como localidade e especialidades.

Após criar seu perfil empresarial, você pode utilizá-lo para publicar o dia a dia da clínica, divulgar vagas, encontrar profissionais, gerar networking, entre outras atividades. Ótimas vantagens, não acha?

Para acompanhar mais artigos como este, acesse nosso blog!

Richard Riviere

Especialista em Saúde Digital, CEO e Co-Fundador da Versatilis System, o sistema de gestão DEFINITIVO das clínicas do Brasil.

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