O LinkedIn para médicos é uma rede social focada no âmbito profissional, utilizada como forma de divulgar seu currículo, certificados e experiências, bem como encontrar profissionais na sua área, ser encontrado, fazer networking e achar emprego.
Como você já deve ter notado, existem diversas funções que o LinkedIn pode cumprir para sua carreira e para sua instituição de saúde, porém, cabe a você avaliar quais fazem sentido para a sua realidade.
Um fato é inegável: o LinkedIn se torna mais popular a cada ano e os profissionais de saúde já começaram a participar desse movimento.
Segundo uma publicação da Kinsta, o interesse pela pesquisa do termo “LinkedIn” aumentou mais de 212% nos últimos 12 anos. Inclusive, se você encontrou este artigo, deve ter pesquisado LinkedIn no Google ou outro mecanismo de busca: acertei?
Atualmente a rede social possui 830 milhões de membros e mais de 58 milhões de empresas registradas. São muitos usuários em busca de desenvolvimento profissional e conexões, não concorda?
Neste artigo você vai aprender mais sobre o LinkedIn, se ele realmente vale a pena e como criar sua conta. Continue a leitura!
Qual a importância do LinkedIn para médicos? Vale a pena?
O LinkedIn é uma rede social importante e podemos averiguar essa constatação por meio das estatísticas da própria plataforma.
De acordo com a publicação citada anteriormente no artigo, dos usuários do LinkedIn que acessam a plataforma todo mês, 40% acessam diariamente. A plataforma é popular entre estudantes universitários e pessoas que já atuam no mercado de trabalho.
Nos Estados Unidos, por exemplo, 50% dos adultos com bacharelado ou grau avançado são usuários do LinkedIn. Apenas 10% das pessoas na rede social não possuem certificação além do ensino médio.
Ainda segundo os dados dos Estados Unidos, 44% dos usuários do LinkedIn têm uma renda anual maior que $75.000, valor acima da média salarial nacional do país.
70% dos usuários do LinkedIn estão fora dos Estados Unidos, entretanto, o país tem o maior número de usuários (133 milhões).
57% dos usuários do LinkedIn são homens e as pessoas da geração millennials (ou geração Y) representam 59%, sendo 11 milhões com cargos influentes em tomadas de decisão.
Apesar desses números impressionantes, ainda resta a reflexão: é uma rede social válida para médicos? Os profissionais de saúde podem se beneficiar ao investir tempo, energia e talvez dinheiro na plataforma?
Ao realizar benchmarks (pesquisas de concorrência) no mercado, você vai notar que são pouquíssimos os casos de instituições de saúde que usam a rede social para atrair pacientes.
Diferente do Instagram, por exemplo, que visa o engajamento com o público-alvo da sua instituição e divulgação dos seus serviços médicos, ou seja, a atração de novos pacientes, o LinkedIn possui outro foco.
O LinkedIn pode não atrair pacientes, mas ele atrai profissionais. Ele facilita o recrutamento de funcionários, trabalha o branding (marketing institucional) da sua empresa e facilita seu reconhecimento como referência em sua área.
Médicos que possuem um bom perfil no LinkedIn e são influentes (também conhecidos como Top Voices na plataforma), realmente influenciam o mercado e a rede social, são escutados e conseguem mais oportunidades profissionais.
Ou seja, se você tem interesse em ser encontrado para fins profissionais ou deseja ter uma presença forte no LinkedIn para divulgar a marca da sua instituição e divulgar vagas de emprego, sim, vale a pena investir na plataforma.
LinkedIn para médicos: como usar e criar sua conta
Para entender como usar o LinkedIn, antes, é preciso conhecer mais sobre seu valor e seus planos.
Em 2016 a Microsoft adquiriu o LinkedIn pelo valor de US$ 26,2 bilhões. Enquanto outras redes sociais dependem de anúncios, a maior receita do LinkedIn vem pelos pagamentos dos seus usuários.
A receita anual do Linkedin é de US$ 8,05 bilhões. 39% dos usuários pagam pelo LinkedIn Premium que possui quatro níveis de preço:
- Career: $39,99 por mês
- Business: $55,99 por mês (no pacote anual)
- Núcleo do Navegador de Vendas (Sales Navigator Core): $79,99 por mês (no pacote anual)
- Contratação (Recruiter Lite): $169.95 por mês (no pacote anual)
O plano mais barato, Career, é o melhor pacote para quem está no LinkedIn apenas a procura de emprego. Você consegue ver quem viu seu perfil, em quantas buscas você apareceu, informações adicionais em vagas (como o salário), entre outras vantagens.
O plano Business, como o próprio nome diz, é mais voltado para empresas e possui benefícios como a visualização ilimitada dos perfis que acessaram seu perfil nos últimos 90 dias.
O Sales Navigator Core ou plano Núcleo do Navegador de Vendas é o plano para quem está no LinkedIn com o objetivo de gerar vendas e leads (captar informações de potenciais pacientes).
O plano de Contratação ou Recruiter Lite é utilizado por profissionais de RH (gestão de pessoas) com a função de contratar colaboradores, eles conseguem realizar anúncios de vagas, ter alerta de pesquisas de candidaturas, recomendações, entre outros recursos.
Mas não se preocupe, não é necessário assinar um plano para fazer bom uso da plataforma. Você pode usar – e muito – o LinkedIn na sua versão gratuita.
Veja nosso passo a passo de como criar sua conta:
- Acesse a página de cadastro do LinkedIn (https://linkedin.com/reg/join);
- Registre seu nome, sobrenome, endereço de e-mail e uma senha. Ah, de acordo com o Contrato de Usuário da plataforma (https://www.linkedin.com/legal/user-agreement), é proibido usar nomes falsos/fictícios;
- Clique em “Cadastre-se agora” após terminar de preencher seus dados pessoais;
- Finalize as etapas adicionais necessárias.
Para criar uma conta para a sua empresa é necessário ter sua conta pessoal criada. Siga este guia:
- Clique na opção “Soluções” no canto direito superior da tela inicial;
- Selecione a opção “Crie uma Company Page” no final da aba;
- Adicione o nome da sua empresa e a URL da sua página corporativa, como seu site médico;
- Aceite o termo de compromisso de responsabilidade para falar pela empresa;
- Clique em “Criar Página”;
- Adicione uma foto de perfil como a logo da empresa, uma capa e uma descrição para ter um perfil mais completo;
- Complemente os outros campos, como localidade e especialidades.
Após criar seu perfil empresarial, você pode utilizá-lo para publicar o dia a dia da clínica, divulgar vagas, encontrar profissionais, gerar networking, entre outras atividades. Ótimas vantagens, não acha?
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