Entenda o que é e para que serve o laudo LTCAT

Richard Riviere
23 de setembro de 2024
Seta apontando para baixo.
profissionais de saúde trabalhando em laboratório

Se você possui uma clínica médica com funcionários em regime CLT, precisa entender o que é laudo LTCAT. Saiba tudo neste conteúdo!

O laudo LTCAT é um documento essencial para garantir a segurança dos colaboradores de clínicas, hospitais e outras empresas. 

Nesse sentido, ele serve para avaliar os riscos ocupacionais aos quais os colaboradores estão expostos. Assim, esse laudo ajuda a identificar e documentar situações de insalubridade e periculosidade. 

Na sua clínica, contar com o LTCAT garante a conformidade legal e assegura o bem-estar da equipe. 

Neste artigo, separamos tudo que você precisa saber sobre o assunto, como sua importância e como obter um para o seu empreendimento. 

Acompanhe! 

O que é laudo LTCAT?

O laudo LTCAT significa Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho. Ele é um documento cujo objetivo é avaliar as condições ambientais de uma atividade profissional. 

Ou seja, seu foco é identificar uma possível exposição a agentes nocivos, como produtos químicos, calor, ruído, radiação ou qualquer outra condição capaz de afetar a saúde. 

Para os estabelecimentos de saúde, como clínicas e hospitais, o laudo é indispensável. Isso porque esses estabelecimentos lidam com substâncias biológicas, químicas e situações insalubres, como a exposição à radiação. 

Seu resultado auxilia na concessão de aposentadoria especial, orienta medidas de proteção e prevenção e garante a saúde e segurança no ambiente de trabalho. 

Como funciona o laudo?

O LTCAT visa identificar e documentar todos os riscos aos quais os trabalhadores de sua clínica ou laboratório estão expostos. 

Nesse sentido, esses riscos podem ser físicos, químicos e biológicos capazes de prejudicar a saúde. Confira alguns deles a seguir:

  • Riscos biológicos: bactérias, fungos, parasitas, vírus, protozoários;
  • Riscos físicos: radiação, vibração, temperaturas extremas, pressão anormal;
  • Riscos químicos: poeira, gases, vapores, óleos e outros agentes que o organismo pode absorver pela respiração ou pela pele. 

Assim, segundo a Instrução Normativa PRES/INSS nº 128/2022, os elementos desse laudo técnico são:

  • Se ele é individual ou coletivo;
  • Identificação da empresa, setor e função;
  • Descrição da atividade;
  • Identificação do agente prejudicial à saúde;
  • Localização das possíveis fontes geradoras;
  • Via e periodicidade da exposição ao agente prejudicial;
  • Metodologia de avaliação do agente prejudicial;
  • Descrição das medidas de controle;
  • Conclusão do LTCAT;
  • Assinatura e identificação do médico do trabalho ou engenheiro de segurança do trabalho;
  • Data da avaliação. 

Quando o laudo LTCAT é exigido?

Segundo a Norma Regulamentadora nº 09 do Ministério do Trabalho e a Lei nº 8.213/1991, o LTCAT é obrigatório a todas as empresas com empregados sob o regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). 

Por isso, se você possui uma clínica, hospital ou laboratório, é preciso obter a avaliação e a documentação do LTCAT, pois suas atividades podem envolver insalubridade ou periculosidade

Esse laudo também ajuda a garantir a conformidade com as Normas Regulamentadoras nº 15 e nº 16 que tratam, respectivamente, de atividades insalubres e perigosas. 

A exigência do laudo LTCAT colabora com a adoção de medidas preventivas, ajudando a preservar a saúde dos profissionais e promovendo um ambiente mais seguro. 

Onde conseguir o laudo LTCAT?

Para conseguir esse laudo na sua empresa, é preciso contar com um engenheiro ou médico especializado em segurança do trabalho. 

Assim, o primeiro passo é procurar um profissional responsável e devidamente registrado no conselho de classe competente. 

No caso do engenheiro, ele precisa estar registrado no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), no caso do médico, ele deve estar registrado no CFM (Conselho Federal de Medicina). 

Essa elaboração envolve uma análise do ambiente, com a identificação de todos os riscos físicos, químicos, biológicos e ergonômicos. 

Desse modo, o profissional precisa fazer visitas técnicas, inspeções e medidas para avaliar a exposição dos trabalhadores aos agentes nocivos. 

Quem deve elaborar o laudo LTCAT?

Segundo o artigo 58 da Lei 8.213, apenas um médico do trabalho ou um engenheiro de segurança do trabalho pode expedir o LTCAT.

Esses especialistas devem analisar seu ambiente e documentar qualquer risco ocupacional presente no trabalho, bem como quais são os colaboradores expostos a eles.  

O laudo LTCAT tem validade? 

O laudo LTCAT não possui prazo de validade. No entanto, sua empresa precisará emitir novos laudos a cada mudança no ambiente de trabalho ou na organização, como:

  • Alterações no ambiente;
  • Trocas de máquinas ou equipamentos;
  • Mudanças em EPIs.

Se o LTCAT não acompanhar todas essas mudanças, sua empresa poderá pagar multa. Portanto, é essencial manter-se em conformidade com a legislação. 

A importância da tecnologia para sua clínica

O laudo LTCAT é um documento obrigatório para sua clínica se manter em conformidade com a legislação e colaborar com a saúde dos funcionários. 

Além de implementar essas medidas, contar com a tecnologia também é fundamental a todos os estabelecimentos que desejam se manter atualizados no mercado, oferecendo o melhor a seus pacientes. 

Com um bom sistema para médicos, por exemplo, você centraliza seus processos administrativos, gere os dados dos pacientes com segurança e obtém recursos de gestão financeira que permitem uma avaliação ampla das suas finanças. 

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Richard Riviere

Especialista em Saúde Digital, CEO e Co-Fundador da Versatilis System, o sistema de gestão DEFINITIVO das clínicas do Brasil.

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