Gestão de pessoas na saúde: o que é e como colocar em prática

Richard Riviere
12 de abril de 2023
Seta apontando para baixo.

A gestão de pessoas na saúde é um conjunto de processos e pilares que visa atrair, manter e desenvolver os colaboradores de uma instituição, logo, é uma área responsável por garantir o bem-estar das pessoas no trabalho.

Investir recursos, tempo e energia na equipe de uma clínica, consultório, centro médico e demais instituições é algo essencial, pois nada acontece em uma companhia sem uma boa equipe, ou seja, boas pessoas.

Quando seus funcionários estão satisfeitos, comprometidos e engajados com a missão da instituição, os resultados podem ser mais do que alcançados: eles podem superar as expectativas.

Porém, a gestão de pessoas não é algo simples de ser feito. Não é somente sobre happy hour, sala de descanso e salário. É preciso trabalhar verdadeiramente com cada uma das pessoas e se importar.

Neste artigo você vai aprender o que é gestão de pessoas, qual a sua importância e como colocá-la em prática. Continue a leitura!

O que é gestão de pessoas na saúde?

A gestão de pessoas na saúde é uma área ou um conjunto de processos responsável por atrair, reter e desenvolver as pessoas que fazem parte da equipe de uma instituição, como um hospital, clínica ou consultório.

Também conhecido como “capital humano”, termo mais tradicional da área, seus colaboradores são os clientes da área de gestão de pessoas

O ideal é que sua empresa tenha uma equipe de gestão de pessoas que pode ser composta por diversos times, como recrutamento e seleção, departamento pessoal, reconhecimento e desenvolvimento, entre outros.

Entre os principais processos envolvidos na área de gestão de pessoas na saúde, é possível destacar:

  • Criar e desenvolver a cultura da instituição, bem como seus valores;
  • Recrutar novos colaboradores alinhados com as necessidades do negócio e com a cultura;
  • Reter colaboradores que já fazem parte da equipe por meio de reconhecimento e desenvolvimento;
  • Desenvolver pessoas com objetivo de sêniorizar cada vez mais a equipe médica;
  • Resolver conflitos e casos envolvidos com a ética do trabalho.

Como colocar a gestão de pessoas na saúde em prática?

Para conseguir implementar essa área em sua instituição, caso ela ainda não exista, é preciso conhecer os principais pilares da gestão de pessoas.

Eles podem ser separados com o objetivo de identificar as necessidades de uma organização de saúde e as expectativas dos colaboradores, ou seja, eles alinham as demandas do negócio e da equipe médica.

Veja a seguir quais são os principais pilares dessa área e como você pode trabalhá-los na prática.

Motivação dos colaboradores

Por que você faz o que faz? O que te motiva a sair da cama todo dia? Todos nós temos motivadores internos e externos, e a gestão de pessoas deve buscar ajudar ao máximo a manter a motivação dos colaboradores em alta. 

Pessoas que estão motivadas são mais produtivas, proativas e abertas a feedbacks, ou seja, são uma equipe de alta performance. A alta performance significa não apenas fazer atividades com agilidade, mas com alta qualidade. 

Para manter a motivação da sua equipe é preciso definir qual é o propósito da instituição (por que sua organização existe), evitar posturas inflexíveis e punição de erros, além de investir em reconhecimento, seja ele uma promoção ou um reconhecimento público.

Também é preciso levar em consideração que um colaborador desengajado pode “infectar” toda uma equipe. Talvez esse funcionário esteja desengajado porque um conflito grave está acontecendo em seu time, por exemplo, o que afeta o clima da organização como um todo.

Infelizmente, muitos talentos são perdidos devido a uma relação ruim com os chefes ou porque as pessoas não veem propósito no que fazem e não se sentem importantes para a organização.

Além disso, é preciso lembrar que cada pessoa tem sua personalidade, logo, são motivadas por coisas diferentes. Como comentei anteriormente, temos motivadores internos (que apenas nós controlamos) e os externos, influenciados diretamente pela empresa.

Para que você possa motivar sua equipe, aqui vão algumas dicas:

  • Faça reuniões semanais ou quinzenais com sua equipe: seus liderados diretos, ou seja, as pessoas que trabalham diretamente com você todos os dias (assumindo que você está em um cargo de liderança), devem ter reuniões semanais ou quinzenais individuais com você, também conhecidos no mercado como 1:1s. Essa reunião é um espaço para o colaborador falar como se sente, como anda o trabalho, o que pode ser melhorado, entre outros tópicos. É também um momento para se conectar e entender melhor o que motiva essa pessoa no trabalho;
  • Conheça os motivadores internos: os motivadores internos são aqueles relacionados ao propósito que cada pessoa tem para sua vida ou deseja ter. Alguns querem ter estabilidade financeira, outros preferem ter mais tempo com a família, enquanto alguns são motivados por desafios. Saber o que cada um deles busca para a carreira vai te ajudar a entender como motivar;
  • Considere os motivadores externos: entre os principais motivadores externos posso citar a remuneração, bônus, promoção, trabalho home office, viagens ou cursos pagos pela empresa, reconhecimento público, benefícios, entre outros. Ou seja, é todo investimento que sua instituição de saúde realiza para a equipe.

Liderança

Como comentei anteriormente, a liderança faz total diferença quando falamos sobre gestão de pessoas na saúde. Na verdade, os líderes influenciam diretamente na satisfação dos funcionários em qualquer segmento do mercado.

O primeiro conceito que deve ser entendido sobre esse tópico é: prefira ser um líder ao invés de um chefe. Pense no chefe como aquele personagem que vemos com o Michael Scott no The Office ou no chefe do Homer Simpson em The Simpsons.

São aqueles chefes que não te ajudam em nada, estão apenas acima de você na hierarquia da organização – por algum motivo que ninguém entende. 

O líder é aquela pessoa que não seguimos porque somos mandados, nós seguimos porque é uma autoridade no assunto, porque se importa conosco e é claramente alguém qualificado para estar onde está

A área de gestão de pessoas é responsável por desenvolver as lideranças de uma organização, dar feedbacks e até mesmo treinar sobre comunicação, desenvolvimento de pessoas, relacionamento interpessoal, entre outras soft skills.

Neste artigo você aprendeu um pouco mais sobre gestão de pessoas na saúde, o que é exatamente essa área e como colocar em prática. Para ver mais conteúdos como este, não deixe de acompanhar nosso blog.

Richard Riviere

Especialista em Saúde Digital, CEO e Co-Fundador da Versatilis System, o sistema de gestão DEFINITIVO das clínicas do Brasil.

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