Empreendedorismo na medicina: o que fazer para começar?

Richard Riviere
28 de julho de 2023
Seta apontando para baixo.
médicos empreendedores na medicina

O empreendedorismo na medicina possibilita que o profissional atue em mais frentes e expanda sua atuação a favor dos pacientes. 

Após deixar a faculdade, muitos profissionais de saúde ficam na dúvida sobre qual caminho seguir. O empreendedorismo é um deles. 

Por meio dele, é possível investir em inovação, alcançar reconhecimento e também melhores remunerações em sua atuação. 

No entanto, os cursos superiores da área não contam com matérias que ensinam sobre noções básicas de gestão e administração. 

Essa lacuna no currículo acaba se tornando uma dificuldade e impede muitos médicos de tomarem as decisões que levarão suas clínicas e consultórios ao sucesso. 

Neste conteúdo, você vai conferir dicas importantes sobre como começar no empreendedorismo na medicina, e como as atitudes corretas no início fazem toda a diferença para garantir a sustentabilidade do seu negócio. 

Acompanhe! 

Por que investir no empreendedorismo na medicina?

Segundo a Demografia Médica de 2023, o Brasil conta com mais de meio milhão de médicos. Esse aumento foi, e continua sendo, proporcionado pela abertura de escolas e vagas de medicina. 

Diante dessa realidade, é cada dia mais necessário se posicionar à frente da concorrência e garantir boas remunerações. 

O empreendedorismo na medicina colabora com as inovações na área e gera vantagens a toda a população, uma vez que diversifica opções de atendimento e tratamento por meio da criação de novos modelos de negócio, tais como:

  • Policlínicas;
  • Clínicas populares;
  • Franquias;
  • Clínicas de diagnóstico especializado;
  • Startups.

Entre outras. 

Desse modo, ao se tornar um médico empreendedor, você pode ter grande destaque no mercado, construir um relacionamento duradouro com seus pacientes, um bom posicionamento de marca, e tornar seus processos eficientes e menos burocráticos. 

5 dicas para começar no empreendedorismo na medicina

Para começar no empreendedorismo na medicina, estudar sobre o assunto é fundamental para gerir sua clínica com qualidade, administrar suas finanças e realizar uma boa gestão de pessoas. 

Dessa maneira, você conquista grandes vantagens, obtendo um maior controle sobre sua carreira profissional, oportunidades de inovação, ganho de rentabilidade e melhorias no atendimento aos pacientes. 

Para iniciar nesse caminho do jeito correto e aumentar suas chances de sucesso, separamos 5 ótimas dicas para você planejar o seu negócio e concretizar seus planos. 

Continue a leitura! 

Conheça seu mercado

Antes de realizar qualquer plano de negócio para abrir uma clínica ou consultório, conhecer o mercado é indispensável

Afinal, todos os empreendedores precisam realizar essa pesquisa visando avaliar a demanda por seus produtos e serviços na região em que pretendem oferecê-los. 

Para conhecer o seu mercado, o primeiro passo é entender bem sobre sua especialidade, seus diferenciais e seu público-alvo

Por exemplo, imagine que você seja um profissional que trabalha com procedimentos estéticos. Nesse caso, não vale a pena abrir uma clínica em uma região de alto desemprego. 

Do mesmo modo, é necessário reconsiderar a abertura de uma clínica pediátrica em um município baixa natalidade. 

Treinar seu olhar para esses pontos é uma excelente maneira de se tornar um médico empreendedor de sucesso, pois você estará atento ao que o seu público busca no momento. 

Ofereça uma experiência de qualidade que vai além do momento da consulta

Oferecer uma experiência de qualidade aos pacientes é essencial para conquistar a fidelização e indicação deles, o que aumenta as chances de sucesso do seu empreendimento. 

Nesse sentido, manter um atendimento humanizado e centrado no paciente é apenas um dos pontos. O ideal mesmo é disponibilizar uma experiência de excelência que vai muito além do momento da consulta

Para isso, é necessário olhar para todos os pontos da jornada do paciente, que começa bem antes do atendimento. 

Essa jornada se inicia no momento em que o paciente tem um problema e busca por um profissional para solucioná-lo. 

Nessa hora, ter um site médico com informações claras e contar com recursos, como o agendamento online, são pontos que colaboram com esse momento da jornada e já oferecem um diferencial para sua clínica ou consultório. 

Ter uma agenda médica organizada e sem atrasos é outro fator que influencia a fidelização dos pacientes, sendo fundamental para a sustentabilidade do seu negócio a longo prazo. 

Até mesmo no pós-consulta é possível se diferenciar ao manter contato com os pacientes via e-mail marketing, por exemplo. 

Com o e-mail marketing, você se aproxima deles e obtém um ótimo canal para enviar informativos sobre a clínica, dicas de saúde, e outros conteúdos valiosos.

Invista em treinamentos e se especialize

Como profissional de saúde, o estudo e a dedicação já fazem parte da rotina. Para utilizar essa dedicação a favor do seu empreendedorismo na medicina, é preciso procurar, além dos conhecimentos da sua especialidade, conhecimentos específicos sobre gestão. 

Dessa maneira, você lidará melhor com os desafios do dia a dia, entenderá como solucionar problemas burocráticos, como repasses médicos e regularização, e fará uma boa gestão financeira. 

Conquiste parcerias

Os cuidados com a saúde requerem a multidisciplinaridade de atuação. Isso porque essa é uma área dinâmica e complexa, que necessita sempre de atualizações e ferramentas inovadoras. 

Assim, as parcerias no empreendedorismo médico colaboram para que você ofereça ao seu paciente melhores resultados.

Dentre os tipos de parcerias que você pode construir, estão as com médicos de especialidades diferentes, com outras clínicas ou hospitais, laboratórios, centros de saúde, educadores físicos e nutricionistas, entre outros. 

Obtenha o melhor da tecnologia para o seu negócio

Atualmente, é quase impossível falar em empreendedorismo na medicina e não falar em tecnologia. 

Dos tratamentos aos sistemas de gestão, os novos recursos são fundamentais para levar aos pacientes novos e melhores recursos, e otimizar a rotina administrativa do seu negócio. 

Um sistema para clínicas é um desses recursos de gestão. Com ele, é possível ter ferramentas como:

  • Prontuário e prescrição eletrônica;
  • Agenda médica online;
  • Módulo de gestão financeira e controle de estoque;
  • E-mail marketing;
  • Telemedicina
  • Cadastro e gestão de pacientes. 

Entre muitos outros. 

Assim, você facilita seus processos burocráticos, obtém mais agilidade e uma visão 360 para tomar as melhores decisões para o seu empreendimento na área da saúde. 

O Versatilis System, por exemplo, é um sistema completo que disponibiliza esses e outros recursos para a sua clínica ou consultório. 

Ao seguir essas dicas, você poderá se planejar para realizar seu empreendedorismo na medicina e conquistar muito sucesso nesse ramo

Se você gostou deste conteúdo, não se esqueça de compartilhar com seus colegas e continuar acompanhando nosso blog para mais! 

Richard Riviere

Especialista em Saúde Digital, CEO e Co-Fundador da Versatilis System, o sistema de gestão DEFINITIVO das clínicas do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fácil, prático, versátil

A gestão da sua clínica não precisa ser complicada

Simplifique todos os processos com a solução mais moderna e eficiente do mercado.