E-mail marketing para clínicas e consultórios é toda estratégia de marketing que envolve comunicação via e-mail, como o envio de mensagens de feliz aniversário para pacientes e avisos sobre horários de funcionamento em feriados.
Apesar de cada vez mais as redes sociais estarem tomando tempo das pessoas, o e-mail não é um canal que perde popularidade – pelo contrário, a tendência é que esse canal cresça ainda mais nos próximos anos.
Uma pesquisa do Statista mostrou que em 2020, cerca de 306 bilhões de e-mails foram enviados e recebidos todos os dias no mundo inteiro. A previsão é que em 2025, esse número aumente para 376 bilhões.
Em 2020, a receita de estratégias de marketing por e-mail foi de US$ 7,5 bilhões e, em 2023, esse número deve ultrapassar a receita de US$ 10 bilhões. Até 2027, chegará a US$ 17,9 bilhões.
Neste artigo você vai aprender o que é e-mail marketing e como colocar em prática na sua clínica ou consultório. Continue a leitura!
O que é e-mail marketing para clínicas e consultórios?
O e-mail marketing é uma estratégia de comunicação que ocorre por meio de e-mails. Ela serve para conectar empresas e seus públicos, como clínicas e consultórios com pacientes ou potenciais pacientes.
Você provavelmente tem um e-mail. Eu também! E muitas outras pessoas. A verdade é que precisamos do e-mail para atividades importantes, como nos cadastrar em sites, criar perfis, receber comunicados, trabalhar, enviar currículo, assim por diante.
De acordo com a pesquisa citada no início do artigo, em 2021 o número de usuários de e-mail no mundo foi de 4,14 bilhões, um crescimento de 110 milhões de novos usuários em comparação com 2020. Em 2025, esse número chegará a 4,59 bilhões.
Como o e-mail marketing surgiu?
O e-mail marketing surgiu em 1970 com o gerente de marketing da Digital Equipment Corp, Gary Thuerk. Ele enviou 400 e-mails divulgando os computadores da empresa e gerou 13 milhões de dólares em vendas.
Pense no tempo que ele gastou enviando manualmente 400 e-mails, afinal, naquela época ainda não havia ferramentas de disparos de e-mails. Apesar do trabalho, com certeza valeu a pena.
Em 1990, com a chegada da internet como conhecemos, o e-mail marketing pode ser intensificado e popularizado. Porém, práticas ruins também ganharam espaço, como os famosos spams (comunicações em massa não autorizadas).
O avanço tecnológico como os smartphones e o surgimento das redes sociais (Instagram, Facebook, Youtube, LinkedIn) também impactaram o e-mail marketing, pois agora não é necessário abrir o computador para acessar o e-mail, basta alguns cliques na tela.
Atualmente há diversas empresas que oferecem ferramentas de automação de marketing, como a RD Station, que permite o envio de mensagens personalizadas de forma segmentada e automática.
Inclusive, o e-mail marketing ganha tanto espaço na área da saúde que o RD Station também está integrado ao Versatilis System, sistema de gestão definitivo para clínicas e consultórios.
Os clientes do Versatilis System tem uma interação entre seus softwares médicos e o software da RD, que foca no gerenciamento e controle dos leads (potenciais pacientes que você possui informações como nome, e-mail e telefone).
Como colocar em prática o e-mail marketing para clínicas e consultórios?
Para entender como colocar em prática o e-mail marketing para clínicas e consultórios, é essencial conhecer os principais tipos de e-mail que você pode enviar.
Dê uma olhada:
- Newsletter: uma “carta de notícias” que envia atualizações e novidades relevantes sobre sua empresa ou sobre interesses do seu público. A Nubank, por exemplo, tem uma newsletter que informa notícias financeiras ao redor do mundo e traz conteúdo indicativo sobre temas como o imposto de renda;
- E-mail promocional: a mensagem promocional tem como principal objetivo promover uma oferta ou divulgar um lançamento. Não necessariamente é um produto ou serviço pago, muitas empresas usam o e-mail promocional para lançar um eBook (livro digital) gratuito. No caso da área da saúde, é possível usar esse modelo para divulgar um procedimento médico que é realizado na clínica, explicando como funciona e solucionando principais dúvidas;
- E-mail de datas comemorativas: quem nunca recebeu um “Feliz Natal” ou feliz aniversário por e-mail? Como muitas empresas têm informações como nossas datas de aniversário, é normal recebermos uma mensagem nos parabenizando pelo dia – e precisamos admitir, é ótimo sermos lembrados desse dia especial. Você também pode enviar esses tipos de celebrações para seus pacientes;
- E-mail de boas vindas: é o famoso “obrigada por ter se inscrito/conhecido nosso serviço”. Geralmente recebemos quando acabamos de nos cadastrar em um site ou comprar um produto. No caso de clínicas e consultórios, é o e-mail enviado para os pacientes que fizeram a primeira consulta ou marcaram um agendamento pela primeira vez.
Esses são os principais tipos de e-mail utilizados em clínicas e consultórios. Existem muitos outros, como e-mails para e-commerce, e-mails de desconto, mas eles não se encaixam na realidade de clínicas e consultórios, que tem suas singularidades e regras próprias.
Para colocar seu e-mail marketing em prática, é fundamental contar com uma ferramenta de automação de marketing. Diferente do Gary Thuerk, você não precisa enviar e-mails para dezenas ou centenas de pacientes de forma manual.
A automação de marketing é qualquer estratégia entre empresa e público-alvo que acontece de forma automática, mas sem nunca deixar a personalização e o toque humanizado de lado.
O ideal é contar com uma plataforma como a RD Station ou Nectar CRM, que podem ser integrados a seu sistema médico.
Um bom sistema irá oferecer não apenas essa integração, como outras soluções como agendamento online, prontuário eletrônico, gestão financeira, relatórios gerenciais, telemedicina, entre outros.
Dessa forma, você centraliza todas as informações dos seus pacientes em uma única plataforma, o que facilita a gestão do seu negócio e do seu marketing médico, que terá a estratégia de e-mail marketing como aliada.
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