A receita digital é a versão eletrônica da receita física. Ela pode ser feita e enviada de forma remota aos pacientes e farmácias.
Com a tecnologia, a cada dia surgem ferramentas para tornar o atendimento aos pacientes mais ágil e aumentar a segurança das informações.
Nesse sentido, embora a receita digital não seja uma novidade na área médica, ela é uma evolução no atendimento aos pacientes.
Segundo um artigo do Research Society and Development:
Com a implantação informatizada de um modelo assistencial à saúde, a prescrição eletrônica apresenta a possibilidade de prevenir e evitar a ocorrência de danos e erros, sendo uma medida com foco na segurança do paciente e no uso racional do medicamento.
Mas como fazer uma receita digital na clínica e aproveitar seus benefícios para profissionais e pacientes? Confira a seguir!
O que é receita digital?
A receita digital é uma evolução da receita no formato tradicional, ou seja, ela é uma prescrição online que se tornou bastante comum nos últimos anos, especialmente com a telemedicina.
Por esse motivo, é preciso gerá-la conforme as normas do CFM e os requisitos de preenchimento definidos pela legislação sanitária.
No Brasil, para validar a receita digital, o profissional de saúde deve possuir um certificado digital credenciado pela ICP- Brasil nos modelos A3, token ou cartão.
Desse modo, pode-se criar o documento por meio do computador e o paciente consegue acessá-lo via internet, sem precisar ter o receituário impresso para comprar os medicamentos.
Vale lembrar que ela é diferente da receita digitalizada. Isso porque, enquanto a receita digital é um documento validado com a assinatura digital do médico, a receita digitalizada é apenas uma foto da receita impressa.
Portanto, a receita digitalizada não pode ser usada para comprar medicamentos.
Como funciona a receita digital?
A receita digital é emitida em formato PDF e é a solução para a prescrição de medicamentos de forma prática, online e segura.
Para os médicos, é preciso ter um certificado digital válido emitido no padrão ICP-Brasil. Dessa forma, os profissionais podem assinar o documento de forma digital comprovando sua autenticidade.
Após a emissão, é possível enviá-la para os pacientes via e-mail ou SMS, gerando mais praticidade no dia a dia.
Para os pacientes, a prescrição ficará disponível em seu dispositivo móvel, como celular, e eles poderão acessá-la sempre que necessário. Com ela, eles podem ir até uma farmácia física sem precisar imprimir o documento.
A farmácia escolhida deve, do mesmo modo, possuir um certificado digital válido para receber a receita e dispensá-la para não poder ser usada para uma nova compra.
O farmacêutico, então, deve acessar o portal de dispensação e inserir o código de acesso do paciente juntamente com o token da receita digital.
Qual a importância da receita digital?
A receita digital é um método de prescrição prático e ágil que colabora com a comodidade e a segurança dos pacientes.
Além disso, ela complementa a teleconsulta, pois permite que a assistência médica seja completa e eficiente. Assim, o paciente consegue obter sua prescrição sem sair de casa via e-mail ou SMS.
Mais do que isso, a receita digital é fundamental para eliminar os erros de legibilidade, tanto dos nomes dos medicamentos, quanto das posologias.
Ao realizá-la por meio de um sistema médico na nuvem, ainda é possível integrar os dados do histórico de saúde do paciente no prontuário eletrônico, o que colabora com o diagnóstico e a tomada de decisão.
Como fazer receita digital na clínica
Uma receita digital precisa seguir as mesmas regras que uma receita de papel. Por esse motivo, existem algumas informações obrigatórias, como dados da prescrição, ausência de rasuras, assinatura e identificação do profissional.
Confira a seguir o passo a passo para emitir uma receita digital na sua clínica:
- Faça o CRM digital. Para ser válido, ele deve conter o padrão ICP-Brasil e possuir sistema antifraude, assim como criptografia para que apenas pessoas autorizadas tenham acesso aos dados;
- Crie seu certificado digital por meio de uma autoridade certificadora vinculada ao ICP-Brasil. Alguns exemplos são Valid, Certisign, Safeweb e Soluti;
- Associe seu certificado ao prontuário eletrônico do paciente. No Versatilis System, por exemplo, é possível fazer isso de forma prática e ágil. Além disso, o Versatilis tem parceria com a certificadora Soluti, sendo possível obter descontos por meio dela;
- Após associar seu certificado, basta fazer a prescrição eletrônica normalmente e utilizar seu token para validar a assinatura.
Veja como funciona a assinatura digital no Versatilis System:
Que medicamentos podem ser prescritos via receita digital?
Segundo a Anvisa, os profissionais de saúde podem receitar medicamentos como antimicrobianos e alguns controlados específicos, como antidepressivos, anticonvulsivantes, antipsicóticos, ansiolíticos e controladores de hormônios.
Porém, fármacos como retinoides e talidomida só podem ser prescritos em receitas físicas.
A importância de um software médico para fazer receita digital na clínica
Todas as receitas médicas devem preencher os requisitos da legislação sanitária. Isso inclui a assinatura digital do médico com um certificado do ICP-Brasil.
O uso dessas chaves do ICP-Brasil é válido para a autenticação de documentos digitais, e é importante para garantir a autenticidade deles.
Porém, não há como falar no processo de digitalização, armazenamento e manuseio das informações médicas via digital, sem mencionar o prontuário eletrônico.
Com um bom software médico, você obtém um prontuário seguro e prático para substituir seus documentos físicos pelos digitais e garantir mais segurança aos dados dos pacientes.
No Versatilis System, você tem um prontuário seguro, e pode utilizá-lo na nuvem ou instalado em seu computador, e oferece a integração da prescrição eletrônica com a Memed, a maior plataforma de medicamentos do país.
Veja no vídeo a seguir como funciona a prescrição Versatilis com a Memed:
Por isso, se você deseja emitir suas receitas digitais com segurança e praticidade, conheça o Versatilis System!
Agende uma demonstração gratuita agora mesmo para conferir esses e outros benefícios na prática!