Descobrir como atender telemedicina te ajuda a levar sua assistência médica mais longe, garantindo praticidade e segurança aos pacientes.
A telemedicina oferece grande conveniência aos pacientes e profissionais, proporcionando a opção de atender de forma remota com segurança e eficiência.
Por isso, esse tipo de atendimento vem se consolidando cada vez mais na área da saúde, influenciando na experiência de cuidado.
Mas é preciso garantir que a consulta a distância leve ao paciente a mesma qualidade de uma consulta presencial, de modo a assegurar um bom atendimento.
Ao se preparar de forma consciente e contar com algumas boas práticas, você conquista esse objetivo e mantém a confiança e a fidelização de todos que confiam no seu trabalho.
Neste artigo, vamos te mostrar 5 dicas fundamentais para atender telemedicina e assegurar uma experiência positiva, segura e prática.
Vamos começar!
Qual é a importância da telemedicina?
A telemedicina desempenha um importante papel na área da saúde. Sua principal vantagem é a democratização do acesso aos cuidados, pois ela permite que pacientes de áreas remotas ou com dificuldades de locomoção possam receber acompanhamento.
Ela também entra em cena em situações nas quais uma consulta presencial não é indispensável, como em algumas consultas de retorno ou no esclarecimento de alguma dúvida mais simples.
Outra grande vantagem dessa modalidade de atendimento é a flexibilidade na agenda do médico e no atendimento ao paciente. Esse ponto é particularmente valioso em casos que exigem um acompanhamento mais próximo.
Em áreas como a obstetrícia, por exemplo, você consegue acompanhar de perto suas pacientes, solucionar dúvidas e oferecer dicas em um atendimento rápido e eficaz, mesmo se essas pacientes estiverem em outra cidade.
A telemedicina também é benéfica para o sistema de saúde como um todo, pois reduz a sobrecarga dos serviços de emergência e colabora com a continuidade do cuidado em tempos de crise, como em pandemias.
O que é preciso para atender telemedicina?
Como a telemedicina se refere ao cuidado médico prestado a distância por meio do uso de tecnologias, é preciso preparo do profissional em muitos sentidos. Confira agora o que você precisa para começar a atender nessa modalidade em sua clínica.
- Plataforma de telemedicina adequada: em primeiro lugar, você precisa de uma plataforma de telemedicina confiável. Ou seja, é necessário um sistema adequado, que ofereça recursos de segurança avançados, como criptografia e controle de acessos. Escolher um bom software garante a privacidade das informações e proporciona uma experiência estável durante a consulta.
- Bom equipamento e conexão de qualidade: em seguida, é essencial contar com uma boa conexão com a internet e ter os equipamentos adequados, como um bom computador ou tablet, assim como microfone e câmera de boa qualidade.
- Ambiente de atendimento apropriado: tão importante quanto a plataforma e os equipamentos é ter um ambiente tranquilo, bem iluminado e livre de distrações. Com ele, é possível garantir que a consulta aconteça de forma profissional e que a privacidade do paciente seja mantida.
- Conformidade com o CFM: no Brasil, o CFM determinou a regulamentação da telemedicina na Resolução nº 2.314, de 2022. Nela, o órgão estabelece critérios de qualidade, modalidades de atendimento e algumas boas práticas fundamentais para um bom atendimento.
- Familiaridade com a tecnologia: como a telemedicina conta com a tecnologia, é preciso dominar o uso dela. Ou seja, você deve estar confortável com a plataforma e todos os outros processos digitais envolvidos, como o uso da prescrição eletrônica e o envio de pedidos de exame. Por isso, investir em treinamento e capacitação tecnológica é um bom caminho se você não domina a área.
Quem pode atender telemedicina?
Segundo a Resolução nº 2.314 de 2022 do CFM, todos os médicos que possuem uma assinatura digital qualificada, no padrão ICP-Brasil e nos termos da lei no país, podem atuar via telemedicina.
Nesse sentido, o próprio CFM diz que é o médico quem decide se utiliza ou não a telemedicina. Além disso, ele deve indicar o atendimento presencial sempre que necessário.
5 dicas sobre como atender telemedicina
Agora que você já sabe a importância desse tipo de assistência e quais são os requisitos legais para praticá-la, confira 5 dicas sobre como atender telemedicina e levar ao seu paciente uma ótima experiência.
- Cuide da preparação: o primeiro passo para atender bem via telemedicina é cuidar tanto da sua preparação, como da do paciente. Para isso, é preciso revisar o prontuário e os detalhes do seu paciente, e enviar a ele orientações e dicas sobre como utilizar a tecnologia. Você pode, por exemplo, contar com o e-mail marketing.
- Estabeleça uma boa comunicação: em seguida, é preciso manter uma comunicação assertiva e clara, sempre perguntando ao paciente se ele está conseguindo compreender tudo. Procure ainda manter contato visual direto pela câmera e assegurar que o paciente sinta que você compreende suas questões.
- Garanta a segurança de dados: a segurança precisa estar presente tanto na sua plataforma de telemedicina quanto no seu ambiente. Por isso, opte por um local sem interrupções e conte com um sistema seguro, reforçando ao paciente que fará o armazenamento correto de seus dados.
- Use a tecnologia a seu favor: algumas ferramentas digitais também facilitam a comunicação, como o uso do prontuário eletrônico, prescrição eletrônica e o compartilhamento de exames e imagens. Tudo isso melhora a qualidade do atendimento e proporciona ao paciente uma experiência mais completa.
- Forneça orientações claras no pós-consulta: ao final da teleconsulta, diga quais serão os próximos passos e como ele pode usar os medicamentos, realizar exames ou mesmo agendar uma consulta presencial de acompanhamento. Ofereça ainda canais para que ele consiga tirar dúvidas e se sinta acompanhado durante todo o processo.
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