A tecnologia no atendimento pediátrico otimiza o tempo e melhora a interação com os pacientes. Veja todas as suas vantagens neste artigo!
Em um atendimento pediátrico, obter a confiança dos pais e fornecer conforto às crianças são atitudes fundamentais para o sucesso da relação médico-paciente.
Nesse sentido, todas as experiências das famílias na sua clínica e consultório refletem diretamente a satisfação e a fidelização.
Com o uso da tecnologia nessa área, você consegue aprimorar seus cuidados, facilitar a comunicação interna e melhorar a eficiência dos processos.
Neste artigo, exploraremos os 5 maiores benefícios de contar com a tecnologia na pediatria, colaborando para um ambiente melhor para você e seus pacientes.
Vamos começar?
Como funciona o atendimento pediátrico?
O atendimento pediátrico é uma área voltada para o cuidado de crianças e adolescentes, abrangendo desde consultas de rotina até tratamento de condições mais sérias.
Assim, diferentemente do atendimento voltado para os adultos, é preciso uma abordagem mais especializada, levando em conta tanto as particularidades do desenvolvimento infantil como a relação com as famílias.
O pediatra em seu consultório deve acompanhar o crescimento da criança, monitorar seu desenvolvimento físico e mental e conscientizar os pais sobre medidas preventivas.
Por isso, esse atendimento deve ser tanto eficiente quanto humanizado, pois é necessário garantir a confiança e a tranquilidade dos pais ou responsáveis.
Com tecnologias como prontuário eletrônico e plataformas de agendamento, você consegue otimizar todas as etapas da jornada do paciente.
Do agendamento das consultas até cuidados posteriores, é possível facilitar o acesso à informações e melhorar a interação entre a equipe, os pais e os pacientes. Dessa forma, seu atendimento se torna mais eficaz sem perder a sensibilidade necessária à função.
5 motivos para usar a tecnologia no atendimento pediátrico
Adotar a tecnologia no atendimento pediátrico já é parte da rotina de milhares de clínicas e consultórios. Com ela, o gerenciamento dos processos fica mais simples e a interação com os pacientes, melhor. Veja a seguir mais benefícios!
1. Atendimento mais eficiente
Em primeiro lugar, o uso de um bom sistema para médicos com uma plataforma de agendamento online reduz o tempo de espera e otimiza a organização das consultas.
Assim, obtém-se uma maior eficiência na gestão do fluxo de pacientes e os profissionais da recepção podem focar em atividades mais importantes, como recepcionar quem chega à clínica.
Se a plataforma contar com o envio de lembretes automáticos de consulta é ainda melhor, pois essa ferramenta reduz o esquecimento e as faltas podem cair em até 50%. Interessante, não acha?
2. Informações seguras e acessíveis
Já imaginou ter todos os dados dos seus pacientes seguros e acessíveis em poucos cliques? Com o prontuário eletrônico, você centraliza todo o histórico clínico em um só lugar, garantindo o acesso rápido e seguro a ele.
Essa ferramenta é ainda mais valiosa na pediatria, pois com ela é muito mais fácil acompanhar de perto o desenvolvimento das crianças.
Com um sistema clínico armazenado na nuvem, você tem acesso aos dados do prontuário de qualquer lugar, basta um dispositivo conectado à internet.
Dessa maneira, caso precise consultar ou solucionar alguma dúvida, basta acessar o prontuário de forma online e todo o histórico estará em suas mãos com poucos cliques.
3. Melhorias na comunicação com os pais
As ferramentas digitais como aplicativos ou portais do paciente são ótimas para possibilitar o acompanhamento da saúde dos filhos de forma mais próxima e ativa.
Nelas, as famílias conseguem acessar resultados de exames, atualizações de vacina e conferir quando serão as próximas consultas.
Ao melhorar a comunicação com as famílias, você contribui para o aumento da confiança, um ponto-chave para o bom atendimento pediátrico.
4. Cuidado ágil e mais acessível
A telemedicina é uma excelente maneira de expandir seus cuidados médicos e torná-los mais acessíveis para aqueles que moram afastados dos grandes centros, por exemplo.
Com ela, você garante um cuidado ágil e seguro por meio de uma plataforma digital integrada ao prontuário e à prescrição online.
Assim, é possível solucionar dúvidas, conferir o resultado de exames e aliviar bastante a angústia de pais que talvez necessitem desse cuidado mais próximo.
5. Monitoramento de condições crônicas em tempo real
Atualmente, existem dispositivos e aplicativos de monitoramento em tempo real que você pode usar para acompanhar de perto seus pacientes. Essas tecnologias são ainda mais valiosas no caso de doenças crônicas, como asma e diabetes.
Através de ferramentas específicas, você tem acesso a esses dados em tempo real e fornece um acompanhamento mais preciso, melhorando a qualidade do cuidado.
Conte com a tecnologia do Versatilis System no seu atendimento pediátrico
Já imaginou contar com um sistema para médicos completo, que disponibiliza prontuário, prescrição, telemedicina, gestão de pacientes e gestão financeira, tudo em um só lugar?
O Versatilis System é um sistema completo versátil e seguro. Além de suas ferramentas internas, ele conta com excelentes integrações para você alavancar ainda mais sua gestão.
Com ele, você tem uma agenda que conta com agendamento online, envio de lembretes e confirmação de consultas, e ainda sincroniza com seu Google Calendar.
Além disso, o prontuário eletrônico Versatilis é 100% personalizável, e você pode deixá-lo ainda melhor para sua prática adicionando fotos, vídeos, curvas de crescimento e muito mais.
O sistema ainda conta com a telemedicina integrada, possibilitando a realização de atendimentos médicos a distância com segurança e eficiência.
Com o Versatilis, seu atendimento pediátrico fica otimizado e humanizado, contando com o melhor da tecnologia clínica para a gestão e armazenamento de dados médicos.
É a sua chance de ter mais eficiência com segurança, pois o sistema oferece recursos como criptografia de dados, controle de acessos e armazenamento na nuvem em servidores seguros.
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