Apps médicos: como funcionam e 8 melhores

Richard Riviere
26 de janeiro de 2023
Seta apontando para baixo.

Os apps médicos estão crescendo cada vez mais e ocupando espaço nos celulares dos profissionais de saúde, estudantes e pacientes. Com o mundo cada vez mais global e conectado, os aplicativos nunca deixam de se atualizar e novidades nunca param de surgir.

Com tanta informação, é difícil saber quais aplicativos médicos são confiáveis e úteis para seu dia a dia, por isso, reunimos uma curadoria atualizada para você – com informações sobre cada app.

Neste artigo você vai aprender como os apps funcionam, sua importância e os melhores para acompanhar e baixar no seu celular. Boa leitura!

Como os apps médicos funcionam e qual a sua importância?

Um estudo sobre o uso de apps de saúde como fontes de informação e educação em saúde afirma que os aplicativos médicos são idealizados por uma equipe multidisciplinar entre profissionais de saúde e profissionais de tecnologia da informação (TI). 

Normalmente, esses apps são desenvolvidos com o apoio de diversas pesquisas acadêmicas, visando a credibilidade necessária para um app estar inserido dentro do contexto médico.

Porém, como o estudo aponta, a área mobile health (saúde por dispositivos móveis) ainda não possui uma regulamentação completa, principalmente no Brasil, sendo difícil legitimar o uso dessa tecnologia na área da saúde.

Apesar da falta de regulamentação, é válido lembrar que até alguns anos atrás, a Telemedicina também não era completamente regulamentada e, hoje, se tornou indispensável para milhares de médicos e pacientes.

Dessa forma, conhecer os apps médicos e integrar em sua prática aqueles que são confiáveis e úteis, podem ser o diferencial que você precisa para fidelizar pacientes e facilitar seu dia a dia.

Sobre a variedade de apps médicos disponíveis no mercado, o estudo descreve:

“Existem livros  e  atlas  de  anatomia  […]  onde  é  possível  aprender  interativamente  e  de  maneira  agradável.  Há ainda jogos que criam casos clínicos para que alunos e professores testem seus conhecimentos na  área  e  mantenham-se  atualizados  sobre  novos  procedimentos  médicos.  Também  existem em formatos de aplicativos obras de referência, bulários e prescrições médicas que podem ser consultadas a qualquer momento, em qualquer lugar.”

Para conhecer essa diversidade na prática, fizemos uma curadoria dos melhores apps médicos que você precisa conhecer. Acompanhe!

8 melhores apps médicos 

1. Whitebook

O Whitebook é um app de apoio à tomada de decisão clínica e conhecido como maior aplicativo médico brasileiro. 

Ele possui mais de 9.300 conteúdos para mais de 40 especialidades médicas sobre tópicos variados, desde apresentação clínica, diagnóstico, tratamento e acompanhamento. 

Também há mais de 1.600 modelos de prescrição (personalizados por ambiente hospitalar, ambulatorial, doses, ajustes de posologia por comorbidades e faixa etária),  e todos esses conteúdos são atualizados diariamente por médicos parceiros da empresa

2. Medscape

O Medscape é um app de biblioteca médica, oferecendo dados sobre patologias, sintomas, diagnósticos, exames, tratamentos e novidades da área da saúde, como pesquisas, medicamentos e artigos publicados recentemente.

No aplicativo, é possível pesquisar mais de 6.000 medicamentos, 1.000 remédios OTC e 8.000 monografias, além da possibilidade de usar calculadoras personalizadas por especialidades médicas. 

3. Epocrates

O Epocrates é um app conhecido globalmente pelo seu imenso acervo de medicamentos e aplicações. Suas informações são completas e vão desde a aplicação, segurança, interação de medicamentos e até cálculo de dosagens. 

É um dos apps médicos mais conhecidos no mercado e atualizado frequentemente pela sua equipe.

Suas principais ferramentas são:

  • Checagem de interação medicamentosa em até 30 medicamentos (de marca, genéricos, OTC ou alternativos)
  • Monografias Rx e OTC (dados sobre farmacologia, prescrição e segurança, dosagem para adultos e crianças, reações adversas, contra indicações, avisos de caixa preta, cuidados sobre gravidez)
  • Identificador de pílula, organizado por forma, cor, código de impressão, entre outros
  • Mais de 600 calculadoras de dosagem, equações médicas e ferramentas

4. Figure 1

O Figure 1, também conhecido como Instagram para médicos, é um aplicativo que oferece acesso gratuito a milhares de casos clínicos reais ao redor do mundo, tanto de profissionais de saúde quanto de instituições, como BMJ, Doctors Without Borders, American Cancer Society, entre outros.

No Figure 1, você consegue pesquisar por especialidade médica, regiões do corpo, entre outras palavras-chaves. Apenas profissionais de saúde são autorizados a compartilhar conteúdo e comentar, mas o app é aberto para qualquer pessoa. 

5. Genéricos BR

O Genéricos BR é um guia de medicamentos, focado especificamente nos medicamentos genéricos, como o próprio nome diz. O aplicativo pode ser consultado por profissionais de saúde e pacientes, com o objetivo de auxiliar na prescrição de medicamentos.

Suas principais ferramentas são: busca por medicamento de referência ou princípio ativo, consulta off-line a bulas dos 130 genéricos mais populares do Brasil, acesso ao bulário digital da Anvisa, lista de fabricantes e identificação de medicamentos controlados.

6. CliniCalc

O CliniCalc, como é possível supor pelo nome, é voltado para cálculos médicos. Ao invés de perder tempo realizando cálculos complicados, o app facilita por meio de pontuações, escalas, classificações e imagens de alta qualidade. 

Basicamente, o aplicativo é uma calculadora médica que armazena as fórmulas mais utilizadas, quais você usou recentemente e permite pesquisas de cálculos específicos por meio de palavras-chaves e descrições.

É possível achar cálculos como:

  • Déficit hídrico
  • Manejo de infusão
  • Taxa de produção urinária
  • Variação no sódio
  • Escala de coma de Glasgow (desde a clássica até a pediátrica e o cálculo da área corporal)

7. World Health Organization (WHO)

O WHO, World Health Organization, ou em português, Organização Mundial da Saúde (OMS), é um aplicativo médico da instituição que centraliza as principais novidades da área da saúde ao redor do mundo.

Pelo app, você acompanha novidades como novas doenças, medicamentos, pesquisas, estudos, pandemias, descobertas, entre outros. É um aplicativo popular entre médicos, estudantes e profissionais de saúde.

8. CID-10 Pro

O CID-10 Pro é um aplicativo com mais de 12.000 itens do CID, Classificação Internacional de Doenças. O app é atualizado pelo próprio Datasus, departamento de informática do SUS (Sistema Único de Saúde).

Você pode pesquisar pelo código CID e descobrir todas as informações da doença, como descrição, sintomas e propriedades. Você ainda pode salvar os CIDs mais vistos em sua aba de favoritos e montar um histórico. 

Também é possível compartilhar qualquer código pelo seu e-mail, e pesquisar sobre doenças por categorias, subcategorias ou grupos. Bem prática, não concorda?

Espero que tenham gostado da nossa coletânea. Para acompanhar mais artigos como este, não deixe de seguir as novidades do nosso blog ou nosso site.

Richard Riviere

Especialista em Saúde Digital, CEO e Co-Fundador da Versatilis System, o sistema de gestão DEFINITIVO das clínicas do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fácil, prático, versátil

A gestão da sua clínica não precisa ser complicada

Simplifique todos os processos com a solução mais moderna e eficiente do mercado.