O agendamento de pacientes é um processo fundamental para o bom andamento da rotina na clínica.
A agenda é, sem dúvidas, um dos instrumentos mais importantes para os profissionais de saúde. Isso porque ela concentra todos os compromissos, e dita como será o dia a dia naquela clínica.
No entanto, para mantê-la organizada e evitar atrasos, cuidar do agendamento de pacientes é essencial. Segundo um artigo da Revista de Saúde Pública:
“Uma forma de agendamento efetiva melhora o ambiente de trabalho, a qualidade do cuidado, a segurança do paciente, a satisfação da equipe de saúde, o acesso oportuno e a experiência do usuário.”
Neste conteúdo, você vai conferir a importância e como otimizar o processo de agendamento na sua clínica.
Vamos lá?
A importância de cuidar do agendamento de pacientes na clínica
Cuidar do agendamento de pacientes é fundamental para manter a organização da clínica e fazer com que a rotina flua de forma tranquila.
Adicionalmente, o paciente digital valoriza muito mais a experiência no serviço de saúde que está contratando, experiência essa que engloba todos os momentos de sua jornada, desde o agendamento até o pós-consulta.
Ou seja, para o novo perfil de paciente, é fundamental manter um agendamento organizado, disponibilizando facilidade, agilidade e pontualidade.
Assim, você cuida da experiência do paciente na sua clínica, aumenta bastante as chances de fidelização e indicação, e mantém o seu dia a dia gerenciado da melhor forma possível.
5 dicas para melhorar o agendamento de pacientes na sua clínica
Agora que você já sabe a importância do agendamento de pacientes na clínica, é hora de conferir 5 dicas infalíveis para melhorar esse processo e otimizar o seu trabalho.
Acompanhe!
Planeje sua rotina
O primeiro passo para melhorar o agendamento de pacientes na clínica é cuidar do planejamento da sua rotina.
Afinal, um bom planejamento irá ditar como serão seus dias e suas semanas. Por isso, alinhe os horários de início e término de seus atendimentos, veja se existem horários em que você precisa se ausentar e programe férias ou dias ausentes.
Se você atende em outros locais, o planejamento é ainda mais importante, pois você precisa considerar o tempo de deslocamento entre um local e outro.
Dessa maneira, você conquista uma rotina mais fluida, alinha seus horários com seus compromissos pessoais e consegue atender seus pacientes com mais tranquilidade.
O bom planejamento também é ótimo para te ajudar a lidar com os imprevistos. Se ele for bem feito, é possível reduzir o impacto dessas situações e seguir atendendo com qualidade.
Um exemplo de atitude que você pode tomar para lidar melhor com os imprevistos é deixar um pequeno intervalo entre uma consulta e outra. Assim, você se prepara melhor e pode tomar uma atitude caso aconteça algum contratempo.
Saiba o tempo médio de duração de suas consultas
Para o seu planejamento funcionar e ser eficaz, é necessário conhecer o tempo médio das suas consultas.
Desse modo, você insere os horários na sua agenda e diminui bastante a chance de ocorrer algum atraso.
Com um sistema para clínicas, por exemplo, você pode cronometrar de forma mais fácil quando seus atendimentos começaram e terminaram.
Nesse sentido, a dica também envolve entender o tipo de atendimento. Isso porque uma primeira consulta costuma ter uma duração bem mais longa do que um retorno, bem como alguns procedimentos demoram mais do que outros.
Utilize um aplicativo de agenda
A tecnologia na clínica proporciona muito mais organização e agilidade. Para a agenda isso não é diferente.
É muito mais difícil manter a organização de uma agenda de papel, pois com as mudanças, ela pode ficar rasurada, de difícil legibilidade.
Outro ponto negativo relacionado ao uso da agenda em papel é que nem todos os profissionais têm acesso a ela ao mesmo tempo, o que prejudica a gestão e a comunicação.
Por outro lado, com um aplicativo de agenda disponível em um sistema médico, por exemplo, você mantém todos os colaboradores alinhados em relação aos horários, elimina problemas com rasuras e aumenta bastante a qualidade da sua gestão.
Disponibilize o agendamento online
Já imaginou poder manter sua clínica aberta à possibilidade de agendamento 24 horas por dia, com os pacientes agendamento consultas de onde estiverem e a qualquer horário?
O agendamento online é um excelente recurso para te ajudar no agendamento de pacientes.
Por meio dele, as pessoas conseguem agendar consultas do conforto de suas casas ou de onde estiverem de forma online, sem precisar entrar em contato com as recepcionistas.
Essa facilidade faz toda a diferença na experiência de agendamento para o paciente, porque ele não precisa esperar ser atendido no telefone ou no WhatsApp.
Com o sistema médico Versatilis System, por exemplo, é possível contar com o Portal do Paciente.
Com o Portal do Paciente, você sincroniza sua agenda médica, sinalizando os horários disponíveis, e seus pacientes conseguem agendar atendimentos de forma online e fácil.
O Portal ainda oferece a anamnese pré-consulta, o quer permite que você entenda as principais queixas do paciente antes da chegada dele, e se prepare melhor para a consulta.
Conte com a confirmação de consulta
Já imaginou contar com um recurso tecnológico que pode diminuir as faltas de seus pacientes em até 50%?
Com a confirmação de consulta, você elimina totalmente o problema das faltas por esquecimento na sua clínica.
Esse é um excelente recurso tanto para colaborar na organização do seu agendamento de pacientes como para gerar uma grande facilidade para eles.
Afinal, sabemos que com a correria do dia a dia, muitos se esquecem da consulta. E essa falta por esquecimento deixa um buraco na sua agenda que poderia ser utilizado por outro paciente.
Ou seja, a confirmação de consulta também colabora com os encaixes de horário.
Ao seguir todas essas dicas, você com certeza irá melhorar o processo de agendamento de pacientes na sua clínica, otimizar a sua gestão e aumentar a fidelização de seus pacientes.
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