Abrir um consultório médico é um objetivo de muitos profissionais de saúde e médicos que desejam se tornar empreendedores, seja para construir sua marca no mercado, conseguir praticar os atendimentos da forma em que acreditam ou ambos.
Apesar de ter seu próprio consultório apresentar inúmeras vantagens, como se tornar o dono da sua própria agenda, personalizar o espaço de forma especial para os pacientes e atender com todo o tempo necessário, essa jornada apresenta diversos desafios.
Uma coluna sobre como organizar um consultório da Revista Eletrônica da Comissão de Ensino e Treinamento da SBU traz dados importantes sobre o empreendimento na área da saúde.
“Dados do Sebrae mostram que até 35% das empresas fracassam no primeiro ano de operação e 71% não conseguem chegar a cinco anos de vida. Embora esse cenário seja o de um conjunto maior de empresas do que um consultório médico, seja o a dimensão que a falta de planejamento estratégico, a confusão entre finanças pessoais e da empresa e a de busca por aperfeiçoamento pode causar a saúde de uma empresa.”
Saiba como você pode abrir seu consultório com maiores chances de sucesso no mercado neste artigo. Continue a leitura!
Como abrir um consultório médico?
Comece com um plano de negócios
O primeiro passo é começar com seu plano de negócios, ou seja, o projeto do seu consultório. Nada na sua carreira deve começar sem um planejamento. Se você se planejou para estudar e passar na faculdade, por que seria diferente na abertura do seu negócio?
Um plano de negócios bem feito mostra como será seu consultório em operação e engloba pontos como gastos, seja o investimento inicial quanto despesas do dia a dia da empresa, precificação da consulta, ponto de equilíbrio e retorno de investimento.
O ponto de equilíbrio, caso não esteja familiarizado com esse termo, é o cálculo financeiro que mostra o que você deve ganhar para pagar todas as despesas do seu consultório, mas não sobra nada de lucro.
Isso significa que se seu ponto de equilíbrio são 130 consultas por mês, esse é o número mínimo para não ficar com o caixa no vermelho – lembrando que não sobrará lucro!
Para montar seu plano de negócios, é fundamental responder estas perguntas:
- Quais serviços serão ofertados no consultório?
- Quais serão os diferenciais do serviço?
- Quem é o meu público-alvo?
- Quanto de investimento será necessário? Quando vou ter retorno desse investimento?
- Onde será o local do consultório?
- Quem será necessário na equipe?
- Como será a estrutura física do consultório?
- Como será a identidade visual da minha marca?
Ao responder todas essas questões, você conseguirá visualizar quais serão os diferenciais do seu consultório. Por exemplo, se no início você fará mais consultas em um tempo menor por plano de saúde, ou fará menos atendimentos, porém, com maior tempo de consulta e um preço mais alto.
Estude sobre governança corporativa
A governança corporativa é um conjunto de processos e princípios que definem o funcionamento de um consultório, e seus principais princípios envolvem transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa.
Transparência: em qualquer segmento de mercado, os clientes cobram para que as marcas sejam mais transparentes em relação aos seus objetivos. No caso da área da saúde, ser transparente com seus funcionários e pacientes é ainda mais importante, pois estamos cuidando da saúde das pessoas.
Para ter transparência, primeiro é preciso ter uma missão que irá guiar todas as decisões da sua gestão, como “prestar um atendimento humanizado na área X (adicionar sua especialidade) e garantir que os pacientes tenham a melhor experiência possível com meus serviços”.
Essa missão será a reflexão que você e sua equipe devem usar ao tomar qualquer decisão. Será que adotar tal ferramenta irá contribuir para o atendimento humanizado? Essa escolha também beneficia o meu paciente? As regras do consultório estão de acordo com nossa missão?
Equidade: o bom funcionamento de um consultório depende da equidade, ou seja, um tratamento justo para todas as pessoas, sejam funcionários ou pacientes. Uma recepcionista não pode estar sobrecarregada enquanto outra está “de folga” e um paciente não pode receber um tratamento especial em comparação aos outros pacientes.
O conceito de equidade também é importante quando você decide abrir o consultório em sociedade ou aceita um sócio depois da abertura, pois nem sempre dividir os custos igualmente é justo!
Um médico com mais experiência e uma base de pacientes pode arcar com mais custos inicialmente, em comparação a um médico jovem que terminou sua residência e ainda precisa construir sua marca.
O planejamento financeiro deve levar isso em consideração e ir em busca de divisão igualitária de custos a longo prazo, quando o médico jovem tiver condições iguais às do seu colega mais experiente.
Prestação de contas: levar a prestação de contas de forma séria e disciplinada, por meio de ferramentas de gestão eficientes, apesar de parecer óbvio, costuma ser um erro comum na abertura de consultórios.
Muitos médicos optam por começar com anotar os gatos em uma agenda de papel, o que gera riscos fatais para a saúde financeira do empreendimento, uma vez que é fácil se esquecer de registrar uma movimentação financeira e centralizar todos os registros em um único local, o que dificulta as análises de relatórios como o fluxo de caixa.
Responsabilidade corporativa: esse conceito representa o compromisso de uma empresa com a ética da sociedade enquanto mantém seu desenvolvimento econômico. Isso significa que o consultório não visa apenas o lucro, mas busca melhorar a qualidade de vida de sua comunidade.
Pode parecer algo natural para a área médica, mas a responsabilidade corporativa engloba ações como vemos em grandes marcas: empresas que se comprometem a diminuir o impacto ambiental em seus processos e fazem ações voluntárias como atendimento gratuito para populações de baixa renda.
No caso de um consultório, algumas iniciativas que podem ser tomadas são o compromisso de reduzir ao máximo o uso de papel, como a adoção de um software de gestão, e reservar a agenda para serviços feitos pelo SUS.
Regulamentação para abrir um consultório médico
Para abrir seu consultório, é preciso ter estas documentações:
- Cadastro do CNPJ (abertura de Pessoa Jurídica para o consultório)
- Alvará de funcionamento emitido pela prefeitura do seu município
- Autorização da vigilância sanitária
- Autorização do Corpo de Bombeiros
- Cadastro Nacional de Estabelecimentos em Saúde (CNES) pelo portal do Governo Federal
- Cadastro na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) também feito pelo Governo Federal
- Cadastro do consultório em seu conselho regional (em São Paulo, por exemplo, seria o CREMESP)
Dependendo do seu estado, cada órgão regularizador exigirá uma série de documentações diferentes, por isso, buscar esses documentos com antecedência é importante para não atrasar a abertura do seu negócio.
Após ir atrás de toda a regulamentação necessária e estudar sobre como fazer a gestão de um consultório, lembre-se de escolher um bom sistema que ofereça ferramentas como prontuário, agenda, relatórios financeiros, e um ótimo suporte que não te deixe na mão, seja na implementação do sistema no consultório ou no pós-venda.
Leia mais sobre a importância de um sistema para clínicas neste artigo.