5 tendências para o futuro da medicina de emergência

Richard Riviere
12 de novembro de 2024
Seta apontando para baixo.
médicos realizando atendimento de emergência

O futuro da medicina de emergência será assistido por tecnologias que podem virar o jogo ao garantir aos pacientes um atendimento rápido de qualidade. 

No caso de acidentes como batidas de carro, incêndios e acidentes domésticos, cada segundo conta e, quanto maior a espera, menores são as chances do paciente sobreviver ou se recuperar de forma adequada. 

Nesse sentido, a medicina de emergência é um dos pilares do sistema de saúde, sendo ela a responsável por fornecer atendimento imediato e vital nas situações mais críticas. 

Com o avanço tecnológico e as mudanças nas demandas dos pacientes, a área de emergência está em constante evolução e passa por adaptações com o objetivo de manter a eficácia e a qualidade dos serviços prestados. 

Neste artigo, você irá conferir as principais transformações da área, conhecendo 5 tendências que irão moldar o futuro dessa área e garantir aos pacientes uma abordagem cada vez mais eficaz. 

Vamos começar!  

O que é e qual é a importância da medicina de emergência?

A medicina de emergência é uma especialidade direcionada ao atendimento imediato e complexo a pacientes que sofreram acidentes, estão em condições críticas ou com sintomas agudos. 

Assim, ela é a linha de frente da saúde, atuando onde cada segundo é valioso e vital para salvar as vidas. 

Com essa pequena descrição, já podemos imaginar a importância dessa área tão crítica da saúde. Ela é a porta de entrada para o sistema, garantindo que todo paciente que precise de atenção urgente a receba de forma eficaz. 

Como lida com situações de vida ou morte, a estrutura e o preparo dos serviços de emergência são vitais para cada desfecho clínico. 

Além disso, a medicina de emergência também atua em prol do alívio de unidades de internação, otimização do uso dos recursos hospitalares, e colaboração com programas de saúde pública como prevenção de traumas e primeiros socorros. 

Por isso, ela contribui para a eficiência e resiliência do sistema de saúde, posicionando-se como um dos pilares do bem-estar de toda a sociedade. 

5 tendências para o futuro da medicina de emergência

Algumas inovações tecnológicas têm colaborado a cada dia para o avanço da medicina de emergência, redefinindo todos os atendimento. Confira a seguir algumas das principais! 

1. Inteligência Artificial para logística

A IA já está presente na medicina no descobrimento de remédios, ajudando em diagnósticos para encontrar associações incomuns e agora também está na medicina de emergência. 

Nesse sentido, algumas instituições já estão contando com a IA para logística e atribuição de capacidade em suas operações. 

A companhia de software Hexagon, por exemplo, já desenvolveu sua primeira solução baseada em IA para situações emergenciais. 

Seu sistema HxGN OnCall Dispatch | Smart Advisor consegue analisar dados operacionais em tempo real para detectar padrões e identificar eventos maiores enquanto eles estão ocorrendo. 

Com as anomalias identificadas mais cedo, o time da emergência consegue agir prontamente, aumentando a chance de sucesso do atendimento médico. Interessante, não acha? 

2. Apps que agilizam o atendimento

Você sabia que cerca de 80% dos erros clínicos acontecem devido a falhas de comunicação entre a equipe médica? 

Na medicina de emergência, é possível minimizar esses erros com apps como o Pulsara. Ele é conectado nos celulares e permite que a equipe médica avise o departamento antes de chegar, proporcionando a eles maior tempo de preparo.  

O app ainda permite o compartilhamento da localização via GPS para precisar o tempo de chegada, bem como de exames como ECG e outras imagens de campo. Com isso, já foi possível reduzir o tempo de atendimento em até 30% segundo alguns estudos do app. 

Essa redução faz toda a diferença para o bom atendimento, e aumenta bastante as chances de sucesso nos casos de atendimentos emergenciais. 

3. Drones para levar o cuidado até o paciente

Os drones já vêm sendo utilizados nas entregas de vacinas, suprimentos médicos e medicamentos de modo bem mais ágil do que os modos convencionais. 

Com ele, é possível transportar bolsas com sangue, por exemplo, em questão de minutos. Outro uso potencial é no envio automático de desfibriladores para as pessoas que acabaram de sofrer um ataque cardíaco. 

A empresa Zipline está trabalhando com esse tipo de serviço e atuou durante a pandemia da COVID-19 nos Estados Unidos para levar suprimentos médicos onde fosse necessário, sem contato humano. 

4. Transporte facilitado em ambulâncias sem motoristas

Você sabia que o desenvolvimento de carros sem motoristas também apresenta um grande potencial para a medicina?

Essa tecnologia pode aliviar a sobrecarga dos serviços de emergência ao ajudar no transporte de pacientes de baixo risco para hospitais e clínicas próximas. 

Embora a ideia ainda pareça estranha, essa tecnologia funcionaria como um “táxi médico”, podendo colaborar com a equipe emergencial, que ficaria focada em atendimentos mais graves.

5. Treinamento médico em video game

O treinamento dos médicos já vem sendo impactado pelo uso das tecnologias de realidades virtual e aumentada e alguns apps também estão disponibilizando cenários realistas para médicos e paramédicos se prepararem melhor para os atendimentos. 

O app Level Ex, por exemplo, pontua a velocidade da assistência, o dano causado, perda de sangue e outros monitoramentos vitais para os pacientes em atendimento. Bem legal, não acha?

Conte com o melhor da tecnologia na sua clínica

A tecnologia vem transformando a medicina não só durante os atendimentos, diagnósticos e tratamentos, mas durante toda a gestão de clínicas e consultórios. 

Com um bom software médico, você conquista agilidade, organização e segurança para gerenciar os dados dos seus pacientes. Além disso, ainda conta com outras ferramentas, como agendamento online e telemedicina. 

O Versatilis System é um software para médicos completo, que disponibiliza prontuário eletrônico, prescrição eletrônica, gestão de pacientes, agenda médica online e muito mais. 

Com ele, você garante organização e praticidade e pode focar em levar ao seu paciente a melhor experiência!

Quer saber mais? Agende uma demonstração gratuita sem compromisso! Esperamos por você! 

Richard Riviere

Especialista em Saúde Digital, CEO e Co-Fundador da Versatilis System, o sistema de gestão DEFINITIVO das clínicas do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fácil, prático, versátil

A gestão da sua clínica não precisa ser complicada

Simplifique todos os processos com a solução mais moderna e eficiente do mercado.