Descubra como garantir a segurança da informação na clínica e se manter em conformidade com as recomendações da LGPD e do CFM.
Os dados de saúde coletados em sua clínica ou consultório são considerados dados sensíveis por se referirem ao histórico médico e outras informações pessoais.
Por isso, é preciso tratar essas informações com extremo cuidado para evitar vazamentos e acessos indevidos.
Como a preocupação com esses vazamentos e acessos é cada vez maior, ao assegurar a privacidade do paciente, você fortalece sua confiança e garante a conformidade do estabelecimento.
Neste artigo, você irá conferir um passo a passo prático para proteger esses dados, de modo a anular ameaças e a resolver com rapidez qualquer vulnerabilidade.
Continue com atenção e saiba tudo sobre como garantir a segurança das informações dos seus pacientes. Vamos começar!
O que é a segurança da informação na clínica?
A segurança da informação é o conjunto de práticas, tecnologia e políticas cujo objetivo é proteger os dados coletados durante consultas e procedimentos.
Por esse motivo, esse conceito envolve a proteção contra ameaças de ataques cibernéticos, vazamentos e acessos não autorizados.
No Brasil, é a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) que regulamenta o tratamento dos dados em todas as empresas e instituições. Assim, é fundamental entender como ela funciona para manter a sua clínica em conformidade.
Quais são os pilares da segurança de dados?
Dentro da segurança da informação, existem pilares que visam nortear a proteção dos dados, e cada um deles desempenha um importante papel no alcance desse objetivo. Confira a seguir quais são!
Confidencialidade
Em primeiro lugar, a confidencialidade é o princípio para assegurar que apenas profissionais autorizados acessem as informações sensíveis dos pacientes.
Na sua clínica, isso significa que apenas os profissionais e colaboradores que precisam das informações podem visualizá-las ou utilizá-las.
Uma violação deste princípio resulta em problemas éticos e legais, comprometendo a segurança do paciente e a confiança na sua instituição.
Disponibilidade
Em seguida, a disponibilidade visa garantir que as informações estejam disponíveis sempre quando forem necessárias.
No contexto da saúde, esse pilar ganha ainda mais importância, pois o acesso rápido aos dados é indispensável para a boa tomada de decisões médicas.
Integridade
Para complementar os outros pilares, a integridade se refere ao fato de que todas as informações devem ser precisas e confiáveis.
Ou seja, é preciso proteger os dados de qualquer alteração não autorizada ou acidental, como a exclusão de informações do prontuário ou a modificação de qualquer dado clínico.
Entender esses pilares permite uma visão mais ampla da segurança da informação. Assim, é possível analisar se todos eles estão bem implementados no seu estabelecimento.
Principais riscos da falta de segurança da informação
Agora, vamos conhecer alguns dos principais riscos relacionados à falta de segurança de dados, que podem prejudicar sua clínica legalmente e resultar em outras graves consequências. Acompanhe!
Vazamentos de dados sensíveis
Imagine se o histórico médico, diagnóstico e dados pessoais do seu paciente, como CPF e endereço, caírem nas mãos erradas? O maior risco da falta de segurança é justamente o vazamento de dados!
Esse tipo de violação afeta de forma direta a privacidade do paciente e leva a processos judiciais e multas que podem chegar até R$ 50 milhões com a LGPD.
Interrupção dos serviços
Alguns ataques cibernéticos também podem comprometer as operações da sua clínica. Isso porque, em um ataque desse tipo, o sistema pode ser sequestrado e bloqueado, impossibilitando o acesso a agendas e prontuários, por exemplo.
Agora, imagine o transtorno desse tipo de falha para o seu estabelecimento? Com certeza iria prejudicar a equipe, os pacientes e trazer muitos transtornos financeiros.
Perda de dados clínicos importantes
Sem uma segurança eficiente, os dados dos pacientes podem ser alterados ou perdidos. Um pouco acima, vimos a importância da integridade da informação na área da saúde, pois isso compromete o diagnóstico e o tratamento.
Adicionalmente, a alteração ou perda dos dados pode forçar a reavaliar o paciente e até mesmo fazer novos exames, gerando insatisfação.
Multas e penalidades legais
A LGPD estabeleceu que empresas que não adotarem a segurança da informação em suas clínicas estão sujeitas a multas que podem chegar a 2% do faturamento anual, sendo limitadas a R$ 50 milhões.
Além disso, também existem riscos de sanções administrativas, como a proibição em realizar atividades relacionadas ao tratamento de dados pessoais.
Dados à imagem da clínica
O paciente precisa se sentir seguro quando vai a um profissional da saúde, você não acha?
Com problemas relacionados à segurança de dados, as pessoas podem começar a evitar a clínica, temendo o mau tratamento de suas informações pessoais.
Especialmente nos dias de hoje, quando todos estão nas redes sociais, zelar pela reputação da sua clínica e pela confiança dos pacientes é indispensável.
5 passos para garantir a segurança da informação na clínica
Ao longo deste conteúdo, você viu o que é, quais são os pilares da segurança de dados e conferiu os principais riscos de não ter uma eficiente na clínica. Agora, conheça 5 passos práticos e simples para começar a implementar hoje e não correr riscos desnecessários.
Passo 1: Estude e implemente políticas de segurança
O primeiro passo você até já começou a dar: está neste artigo lendo mais sobre segurança, e isso é muito valioso!
Além de estudar sobre as melhores práticas, é preciso implementá-las na sua clínica, estabelecendo políticas claras e diretrizes para uso, armazenamento e compartilhamento dos dados.
Nesse sentido, essas políticas devem incluir uso de dispositivos, gestão de senhas e controle de acesso aos sistemas. Lembre-se de manter tudo de acordo com o padrão da LGPD para evitar penalidades legais.
Passo 2: Controle o acesso aos dados
Existem muitos colaboradores na sua clínica, mas nem todos precisam ter acesso às informações dos pacientes, certo?
Ou seja, cada funcionário precisa ter acesso apenas aos dados necessários para realizarem seu trabalho. Você pode fazer esse controle com um bom sistema para médicos, que possui diferentes permissões e níveis de acesso.
Recomendamos também a realização de auditorias para revisar quem está acessando as informações e remover permissões desnecessárias. Esse controle é fundamental para evitar violações de privacidade.
Passo 3: Realize o backup regular
Com backups frequentes, você protege os dados de falhas no computador, ataques cibernéticos ou erro humano, principalmente se esse backup for realizado na nuvem.
Não se esqueça de testar o processo de restauração desses dados de forma periódica. Assim você assegura o funcionamento correto quando necessário.
Passo 4: Conte com um bom sistema para médicos
Já imaginou contar com um sistema com criptografias, controle de acesso e backups automáticos na nuvem em servidores seguros?
O Versatilis System é um sistema completo e seguro para a sua clínica. Com ele, você obtém recursos valiosos de segurança de dados, e pode gerir o seu estabelecimento com mais tranquilidade.
Em seguida, a criptografia ajuda a codificar todas as informações inseridas, protegendo os dados mesmo se o sistema for comprometido. Já o controle de acesso limita acessos desnecessários aos dados sensíveis.
O Versatilis ainda conta com o armazenamento no servidor AWS, da Amazon, um dos mais seguros do mundo.
Passo 5: Treine os colaboradores
Mesmo com todas as medidas práticas de segurança da informação na clínica, é preciso treinamento constante para os funcionários. Afinal, às vezes o fator humano é o elo mais fraco da segurança de dados.
Além disso, tente-se a temas como senhas fortes, tentativas de phishing, que é um tipo de ataque cibernético via e-mail e mensagens de texto, e a importância de manter o sistema atualizado.
Simulações de ataque são excelentes formas de ver a equipe agindo na prática. Quanto mais bem treinados forem seus funcionários, menores as chances de descuidos por desconhecimento.
Ao seguir esses 5 passos, sua clínica com certeza estará bem mais preparada para lidar com possíveis ameaças e proteger as informações dos pacientes.
Se você precisa contar com mais segurança e praticidade no dia a dia, conheça o Versatilis System!
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