5 robôs na área da saúde que você precisa conhecer

Richard Riviere
1 de setembro de 2024
Seta apontando para baixo.
mão humana e mão robótica juntas

Os robôs na área da saúde já são grandes aliados de inúmeros profissionais e pacientes, trazendo soluções que transformam as práticas de cuidado. 

A tecnologia é uma grande aliada da medicina moderna, gerando melhores diagnósticos, tratamentos e abordagens que estão redefinindo a atuação dos profissionais. 

Nesse sentido, os robôs se destacam por aprimorar a precisão cirúrgica, otimizar processos e até mesmo auxiliar na interação com os pacientes. 

Por isso, esses avanços são bem mais do que tendências: são ferramentas que transformam a prática médica, gerando resultados mais eficientes. 

Neste artigo, você irá conhecer 5 desses robôs que vêm possibilitando procedimentos menos invasivos, reduzindo o tempo de recuperação e aprimorando o cuidado ao paciente. 

Acompanhe! 

Quais são os principais impactos dos robôs na área da saúde?

Os robôs na medicina vêm impactando a qualidade do atendimento por transformarem a forma de realização de muitos procedimentos médicos. Confira a seguir alguns dos principais impactos de seus usos: 

Maior precisão e menos erros

Com a cirurgia robótica, as cirurgias estão mais precisas, o que reduz a porcentagem de erros humanos. 

Por resultarem em cortes menores, menos perda de sangue e uma maior precisão, eles possibilitam uma recuperação mais rápida, bem como procedimentos mais seguros e eficazes. 

Automação de tarefas

Atualmente, alguns robôs são capazes de realizar tarefas rotineiras como distribuição de medicamentos e gestão de estoque

Assim, os ambientes hospitalares conseguem automatizar tarefas administrativas, liberando os profissionais para se concentrarem em atividades de maior importância, como o atendimento ao paciente. 

Auxílio no diagnóstico

Robôs com Inteligência Artificial vêm sendo treinados para analisar grandes volumes de dados médicos e auxiliar no diagnóstico precoce de várias doenças. 

Como essas ferramentas conseguem detectar padrões que passam despercebidos pelos métodos tradicionais, é possível aumentar a precisão dos diagnósticos e a eficácia dos tratamentos. 

Ajuda na reabilitação

Os robôs também ajudam na reabilitação de pacientes, oferecendo suporte e feedback durante as terapias. 

Isso porque, como esses dispositivos monitoram o progresso do paciente de forma contínua, os profissionais conseguem ajustar os programas em tempo real, melhorando os resultados finais. 

Telepresença e cuidados remotos

A robótica também marca presença nos cuidados remotos, permitindo que médicos realizem e acompanhem os pacientes a distância. 

Dessa maneira, é possível superar barreiras geográficas e levar o acesso a cuidados de saúde especializados mesmo a áreas rurais ou de difícil acesso. 

5 robôs na área da saúde que você precisa conhecer

Os robôs na área da saúde vêm sendo cada vez mais utilizados para conquistar uma maior precisão em procedimentos, automatizar algumas tarefas e até cuidar dos pacientes. 

Afinal, as máquinas são incansáveis, não tremem e seus movimentos precisos ajudam a alcançar melhores resultados em cirurgias, por exemplo. Veja agora 5 robôs que se destacam! 

1. Da Vinci

O robô Da Vinci é um dos mais populares e mais utilizados. Com seus braços robóticos, um cirurgião consegue controlá-lo por meio de um console que se adapta a suas mãos e pulsos e usando uma visão 3D em alta definição.

Com o robô, é possível oferecer um maior controle aos cirurgiões que, por sua vez, proporcionam cirurgias menos invasivas, com um menor tempo de recuperação. 

2. Xenex Germ-Zapping

Além de minimizar erros cirúrgicos, outra grande vantagem dos robôs é diminuir as infecções hospitalares

Nesse sentido, essas infecções costumam acontecer porque é difícil limpar os cômodos com 100% de esterilidade, deixando margem para que pacientes mais suscetíveis sejam infectados. 

Para resolver essa questão, o Xenex Germ-Zapping atua desinfetando ambientes inteiros em poucos minutos utilizando sua luz pulsada de espectro total. 

Com ele, pode-se eliminar infecções estafilocócicas eliminando os microorganismos que a causam para oferecer uma ambiente mais seguro aos pacientes. Interessante, não acha?

3. CyberKnife

O CyberKnife é outro tipo de robô cirúrgico. Seu sistema possibilita radioterapia em tumores com uma precisão submilimétrica. 

Assim, ele permite a radioterapia em tumores benignos e malignos atingindo o tumor de todos os lados sem precisar reposicionar o paciente. 

Seu uso é permitido em áreas onde a cirurgia seria complexa, como próstata, cabeça, pescoço e fígado. Desse modo, sua tecnologia minimiza a exposição de tecidos saudáveis à radiação. 

4. The Tug

O The Tug é um robô que auxilia no transporte de suprimentos, refeições e outros materiais dentro do hospital. Com o uso do Tug, os profissionais conseguem focar mais no cuidado aos pacientes e seu esforço físico no trabalho é minimizado. 

Ele é programado de acordo com a planta do hospital e possui inúmeros sensores que permitem que ele se locomova desviando de qualquer coisa, se for necessário. 

Eles ainda pedem licença às pessoas para passarem em corredores congestionados. Imagine só ter um “assistente” como esse na sua clínica?

5. Paro Therapeutic

A função do robô paro, embora não esteja diretamente ligada a salvar vidas, está em melhorar a qualidade de vida daqueles que se recuperam de cirurgias, depressão ou outras doenças mentais. 

O Paro é um dispositivo interativo que se parece com um bebê foca, e seu design existe para que os pacientes consigam aproveitar os benefícios de um animal sem precisar de um. 

A terapia com animais já é bem comum e ajuda a diminuir o estresse dos pacientes, mas como não existem tantos animais treinados, o Paro consegue dar um excelente suporte. 

Ele responde pelo nome, gosta de ser acariciado e adapta sua personalidade de acordo com as interações anteriores. 

A importância da tecnologia para sua clínica

Tecnologias como a robótica fazem grande diferença na rotina de clínicas, hospitais e no tratamento aos pacientes. 

Porém, se você deseja ter uma clínica que conta com a tecnologia para entregar uma experiência cada vez melhor ao paciente, precisa investir em um bom sistema para médicos

Com um sistema como o Versatilis System, por exemplo, sua clínica terá prontuário eletrônico, prescrição eletrônica, telemedicina, agenda online, gestão de pacientes e muito mais. 

Assim, é possível automatizar tarefas repetitivas, organizar e centralizar seus dados com segurança e focar ainda mais no mais importante: o atendimento. 

Se você deseja conferir na prática todos os benefícios desta tecnologia, agende uma demonstração gratuita sem compromisso do Versatilis System!

Conheça o sistema que já beneficiou mais de 15 mil usuários em todo o Brasil, venha para o Versatilis! 

sistema médico Versatilis system demonstração
Richard Riviere

Especialista em Saúde Digital, CEO e Co-Fundador da Versatilis System, o sistema de gestão DEFINITIVO das clínicas do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fácil, prático, versátil

A gestão da sua clínica não precisa ser complicada

Simplifique todos os processos com a solução mais moderna e eficiente do mercado.