Com o inbound marketing para médicos, você posiciona a sua clínica ou consultório na internet e conquista mais pacientes.
A popularização da internet fez surgir um novo perfil de paciente: o paciente digital. Muito mais ativo no cuidado com a saúde, esse perfil busca informações no Google, espera facilidades, como o agendamento online, e gosta de se conectar com seus médicos.
Nesse sentido, para se comunicar e atrair o paciente digital, investir em uma boa estratégia de inbound marketing é fundamental.
Assim, você investe em conteúdo de qualidade, posiciona sua clínica ou consultório no Google, e consegue não apenas atrair, mas fidelizar novos pacientes todos os dias.
Neste conteúdo, você vai conferir o que é, qual é a importância, e 5 passos para implementar o inbound marketing para médicos.
Vamos lá?!
O que é e qual a importância do inbound marketing para médicos?
O inbound marketing para médicos é uma estratégia de marketing digital cujo maior objetivo é atrair novos pacientes por meio da produção de conteúdo de qualidade.
A tradução para o termo inbound marketing pode ser marketing de atração. Ou seja, com uma estratégia como essa, você não precisa ir atrás dos pacientes, porque eles chegam até você.
Segundo uma pesquisa divulgada pelo site Olhar Digital, mais de 60% dos entrevistados utilizam o “Dr. Google” para solucionar dúvidas sobre saúde.
Com uma boa estratégia de inbound marketing para médicos, o seu site pode aparecer para esses usuários. Dessa forma, você soluciona as dúvidas deles e conquista mais pacientes.
O inbound marketing está associado às mudanças nos hábitos de consumo das pessoas. Afinal, ele difere bastante das estratégias tradicionais, que visam conquistar clientes a qualquer custo.
Quais são os fundamentos do inbound marketing para médicos?
Enquanto as estratégias de marketing tradicionais são geralmente invasivas, com o inbound a ideia é oferecer um conteúdo de valor, bem como educar e acompanhar o paciente ao longo de uma jornada.
Em seu fundamento, existem 4 etapas fundamentais, que são:
- Atração: na etapa de atração, o principal objetivo é fazer com que as pessoas conheçam seu trabalho por meio do seu site ou das redes sociais;
- Conversão: em seguida, a etapa de conversão busca despertar o interesse dos pacientes em seus serviços, fazendo com que eles se tornem leads, ou contatos. Isso acontece, por exemplo, quando eles entram em contato via e-mail querendo solucionar alguma dúvida;
- Venda: após isso, você continua gerando conteúdo relevante para então chamar à ação aqueles que estão prontos para agendar uma consulta;
- Fidelização: por fim, é hora de superar as expectativas dos pacientes ao gerar uma experiência incrível e garantir a fidelização.
5 dicas de inbound marketing para médicos para posicionar sua clínica à frente da concorrência
Antes de iniciar qualquer estratégia de marketing para médicos, é indispensável conferir o Manual de Publicidade Médica, elaborado pelo CFM.
Por meio dele, você saberá o que é ou não permitido, e poderá divulgar sua clínica ou consultório com ética e responsabilidade.
Após conferir o manual, veja agora nossas dicas de inbound marketing para médicos que irão colaborar com a sua estratégia e colocar o seu empreendimento à frente da concorrência!
Conteúdo de valor
A base de toda a estratégia de inbound marketing para médicos é o conteúdo de valor. Com ele, você irá atrair novos pacientes, solucionar dúvidas, explicar procedimentos e, principalmente, ser conhecido como uma referência em sua área.
Para descobrir como produzir um conteúdo de valor para o seu público, é necessário se colocar no lugar deles para responder às seguintes perguntas:
- Quais são as maiores dúvidas sobre os procedimentos que você realiza?
- Existem mitos na sua área? Se sim, quais são eles?
- Algumas pessoas relutam em procurar pela sua especialidade? Se sim, por que isso acontece?
- O que os pacientes mais te perguntam durante as consultas?
Ao reunir essas informações, você já terá diversos tipos de conteúdo de valor para seus pacientes. Agora, o que você precisa fazer é passar todos esses pontos para o papel e continuar lendo nossas dicas para descobrir como você irá distribuir esse conteúdo.
SEO
Neste ponto, você já sabe quais são os maiores medos e dúvidas de seus pacientes. Após passar tudo para o papel, é necessário então distribuir esse material.
O SEO para médicos é, sem dúvidas, uma das melhores opções. SEO significa Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca.
Essa é a estratégia que irá posicionar seu site na primeira página do Google para que, quando as pessoas pesquisarem suas dúvidas, encontrem o seu conteúdo.
Para isso, o ideal é ter um bom site médico e criar um blog. Nessa etapa, você pode contar com a ajuda de um profissional, como um desenvolvedor, para criar um site que seja rápido, fácil de usar e otimizado para celulares.
Em seu blog, você irá criar artigos sobre as principais dúvidas de seus pacientes, deixando em destaque o nome da sua clínica ou consultório, endereço, telefone, e agendamento online, se disponível.
Redes sociais
Segundo um levantamento da Comscore, os brasileiros passam, em média, 46 horas por mês nas redes sociais.
Nesse sentido, muitos deles acompanham seus médicos nas redes e, por isso, estar presente nelas é essencial.
Porém, é importante entender quais delas seus pacientes mais utilizam. Se for um público mais velho, por exemplo, talvez ele esteja no Facebook. Por outro lado, um público mais jovem, como os pré-adolescentes, provavelmente estarão no TikTok.
Após descobrir isso, é hora de criar seu perfil e começar a produzir conteúdo! Você consegue utilizar vídeos, fotos, enquetes e diferentes outros formatos para se conectar com seus pacientes e criar conexões.
E-mail marketing
O e-mail marketing é outra excelente estratégia. Com ele, você envia conteúdos para seus contatos com informações sobre a clínica, dicas de saúde, lembretes de consulta, e até conteúdos comemorativos, como e-mails de aniversário.
Com o e-mail, é possível estreitar ainda mais seus laços com os pacientes, e fazer com que eles se lembrem de você mesmo sem consulta marcada.
Para elaborar seus e-mails, aposte em um tom amigável e ofereça dicas valiosas. Por exemplo, você pode enviar um conteúdo com dicas pós-procedimento para os pacientes que acabaram de fazer algum procedimento com você.
Dessa maneira, você mostra que o seu cuidado vai além da sala de consulta, e certamente isso será lembrado.
Produção de vídeos
Os vídeos estão em alta. Sejam no TikTok ou no Youtube, milhares de pessoas consomem esse tipo de conteúdo todos os dias.
Ao utilizá-los em sua estratégia de inbound marketing para médicos, você reforça sua autoridade na área, e gera confiança em pacientes que ainda não conhecem seu trabalho.
Em relação aos conteúdos, você pode pegar algum conteúdo do seu blog e transformá-lo em vídeo. Assim, é possível aproveitar o mesmo conteúdo, mas em formatos diferentes para alcançar novas pessoas.
E diferentemente do que muitos pensam, você não precisa de equipamentos caros e uma superprodução. Com apenas um tripé e um celular, você já consegue gravar seus vídeos e subir em plataformas como Youtube, TikTok e Instagram.
Ao seguir todas essas estratégias, você aumentará sua presença digital e irá alcançar inúmeras novas pessoas por meio da internet.
Além disso, irá reforçar sua autoridade e se tornar uma referência não apenas para os pacientes, mas também para seus colegas de trabalho.
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