Fazer uma boa gestão de clínicas de estética é essencial para garantir a sustentabilidade e fidelizar pacientes no negócio.
Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o Brasil ocupa o 3º lugar no ranking mundial de estética.
Assim, com o mercado aquecido e o aumento da competitividade, gerenciar a clínica com qualidade é uma das tarefas primordiais para os profissionais que atuam na área.
Com uma gestão adequada, é possível conquistar novos pacientes, mantê-los fidelizados, controlar os gastos e fazer bons investimentos para manter a clínica de estética à frente dos concorrentes.
Para te ajudar, separamos neste conteúdo algumas dicas que fazem toda a diferença em sua gestão de clínicas de estética.
Vamos lá?
7 dicas de gestão de clínicas de estética
Gerenciar uma clínica de estética é, certamente, uma tarefa desafiadora. Afinal, não basta apenas cuidar da boa experiência dos pacientes e se manter atualizado para trazer inovações, como novos tratamentos.
Fazer uma boa gestão vai além. É necessário cuidar da área financeira, de marketing, pensar na jornada do paciente, treinar a equipe, gerenciar o estoque com praticidade, e muito mais.
Veja agora algumas dicas que separamos para te ajudar a superar esse desafio e ter uma clínica que conquista e fideliza cada vez mais pessoas!
1. Elabore um planejamento estratégico
Um planejamento estratégico é um processo que te ajuda a definir quais são os melhores caminhos a serem tomados pela sua empresa para conquistar seus objetivos.
Com ele, você elabora metas, analisa cenários e lista ações que te ajudam a aproveitar as oportunidades do mercado.
Por isso, reúna todas as informações fundamentais, como:
- Missão: por que sua clínica existe? Qual é o grande objetivo dela? Que benefícios ela deseja levar às pessoas?
- Visão: onde sua clínica quer chegar nos próximos anos?
- Valores: quais são os princípios que guiam todos os profissionais que atuam com você?
- Metas: o que sua empresa deseja alcançar?
- Planos de ação: o que ela deve fazer para alcançar os objetivos?
Para que esse planejamento seja eficaz, é importante lembrar que olhar para ele deve ser uma tarefa contínua, e de responsabilidade de todos da organização.
Adicionalmente, ao analisar os resultados, procure obter uma análise quantitativa com dados externos, e não apenas resultados internos.
Ao realizar o planejamento estratégico, você terá mais clareza sobre o que precisa fazer e onde deve investir na clínica.
2. Invista em marketing
Investir no marketing para clínica de estética é essencial, especialmente no atual cenário competitivo.
Por meio dele, você atrai novas pessoas, divulga seus procedimentos, especialidades, resultados e qualificações.
O marketing digital é uma excelente opção e não pode faltar. Assim, ter um site, cadastrar suas clínica do Google Meu Negócio e manter um perfil nas redes sociais são atitudes básicas que já fazem a diferença em sua presença digital.
Se você deseja ir além, considere fazer anúncios em rádios ou outdoors na sua cidade. Embora não seja tão fácil metrificar os resultados, eles ainda podem gerar um bom retorno.
3. Organize e automatize seus processos
Como você organiza seus processos internos hoje? Ainda mantém as informações da clínica espalhadas em planilhas em sua máquina?
A otimização de processos internos é outra dica valiosa para te ajudar na gestão de clínicas de estética. Isso porque essa organização afeta diretamente o cuidado com os pacientes.
Neste ponto, a tecnologia é sua grande aliada. Com um sistema de gestão para clínicas, você obtém ferramentas seguras, que agilizam os processos de agendamento, cadastro de pacientes, gestão financeira, entre outros.
Com o Versatilis System, por exemplo, você tem um sistema completo, que vai desde gerenciamento de dados dos pacientes e prontuários à gestão financeira e de marketing.
Ao utilizar a tecnologia para otimizar seus processos internos, você conquista agilidade, segurança, e consegue focar em seus atendimentos com muito mais tranquilidade.
4. Gerencie o estoque
A gestão de estoque é outro ponto importante para o bom gerenciamento da clínica de estética.
Com ela, você mantém a qualidade de seus insumos, evita falta de material e perdas financeiras devido ao vencimento de produtos. Um sistema de gestão te ajuda a tornar esse processo ágil e facilitado.
Assim, você registra os itens que possui, verifica quais estão próximos do vencimento, e quais estão acabando para realizar uma nova compra.
Com um bom gerenciamento de estoque, você planeja melhor suas compras de insumo e pode até mesmo negociar bons descontos ao comprar em quantidade.
5. Otimize a experiência do paciente
Seus pacientes são a chave para o sucesso do seu empreendimento. Por esse motivo, investir em otimizações na experiência deles fazem parte de toda boa gestão de clínicas de estética.
Uma boa maneira de começar isso é oferecendo comodidades, como agendamento online e confirmação de consultas.
Além disso, enviar uma pesquisa de satisfação via e-mail marketing te ajuda a entender como foi a percepção do paciente sobre a clínica, e se existem pontos de melhoria.
6. Cuide da gestão financeira
A gestão financeira é indispensável para manter a sustentabilidade de qualquer empreendimento.
Desse modo, contar com a tecnologia para registrar suas movimentações, cadastrar contas bancárias, entradas, saídas e contas a pagar é uma excelente opção para obter praticidade e precisão nas informações.
Ao utilizar um sistema de gestão, você consegue centralizar todos os seus dados financeiros, garantir a segurança deles e obter acesso a painéis e relatórios que te ajudam a ter uma visão 360 do seu negócio.
7. Treine sua equipe
Para manter uma boa gestão de clínicas de estética e oferecer o melhor aos pacientes, todos os colaboradores precisam estar alinhados e preparados para prestar um serviço de excelência.
Sendo assim, promover treinamentos e incentivar cursos ou especializações é uma boa maneira de manter sua equipe treinada.
Ao seguir todas essas dicas, você irá alavancar a gestão da sua clínica e obter resultados incríveis no seu negócio.
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